TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento X Meio Ambiente

Dissertações: Desenvolvimento X Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 2

O ser humano em todas as épocas da sua vivência sempre encontrou na natureza os meios para retirar a princípio apenas o alimento para sobrevivência das suas famílias. Como desenvolvimento das civilizações, essa relação homem meio ambiente foi se tornando cada vez mais complexae ilimitada. Contudo, o meio ambiente foi mostrando e o homem observando ao longo de décadas que precisavacuidar e que este tinha limites, e caso não fosse respeitado o homem iria enfrentar grandes problemas.

O pensamento de preservação do meio ambiente e não apenas de exploração, foi desenvolvido de forma lenta nas civilizações e desigual nestas. Atualmente, pode-se falar que os problemas ambientais são vistos de uma forma global,pois todo o mundo está interligado seja em aspectos econômicos, políticos e sociais.

Para o homem se conscientizar que precisava cuidar e explorar de forma sustentável omeio ambiente, percebeu-se iniciativas de reuniões e discussões já na década de 60 e 70, como por exemplo, a formação do Clube de Roma pela qual apresentou relatórios importantes “LimitsofGrowth”, neste momento foi observado também lançamentos de livros “Silent Spring”, movimentos ambientalistas e conferências intergovernamentais, criou-se partidos verdes, organizações ambientalistas. Neste momento a ONU começoua dar maior importância aos temas sócio ambientais, com a primeira conferência que iria analisar a relação homem e meio ambiente. Com estes acontecimentos, as nações começavam a construir o pensamento sustentável e a organizar politicas para defender o meio ambiente, mesmo que de uma forma gradativa.

Com os anos 80 chegaram também legislações específicas de cunho ambiental, emissão de um importante relatório o “Nosso Futuro Comum” pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Comissão Brundtland) e infelizmente graves acidentes ambientais. Na década de 90, pode-se dizer que as pessoas estavam mais conscientes da situação ambiental, neste período criou-se asnormas internacionais de gestão ambiental (1996),“Série ISO 14000” e no Brasil uma importante Conferência a Rio 92, levantou discussões e compromissos ambientais de várias potências mundiais.

Desta forma, conclui-se que apesar do desenvolvimento gradual e lento da consciência sustentável, os anos que passaram foram de fundamental importância para o meio ambiente, contudo ainda tem muito do que ser feito, pois enquanto alguns países enxergarem o desenvolvimento sustentável como um empecilho ao crescimento econômico, este será uma barreira. Além disto, as nações precisam se unir mais e de forma global tomar ações preventivas e cuidadosas para com o meio ambiente, conforme bem coloca Reinaldo Dias em Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade, 1ª ed., 3ª reimpressão,São Paulo: Atlas, 2008: “A busca de uma agenda comum de ataque à pobreza e à destruição ambiental constitui-se num objetivo que une países desenvolvidos e em desenvolvimento nos fóruns internacionais; embora apresentem diferentes proporções no enfrentamento do problema, concordam em que somente coma adoção de estratégias comuns poderão enfrentar o duplo desafio que representa a pobreza e o meio ambiente.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com