TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DE ESTUDOS DE EXEMPLO - FOCO EM DILEMAS ÉTICAS NA REGIÃO DA INFORMAÇÃO

Seminário: DESENVOLVIMENTO DE ESTUDOS DE EXEMPLO - FOCO EM DILEMAS ÉTICAS NA REGIÃO DA INFORMAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  Seminário  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 3

ELABORAÇÃO DE CASE DE ESTUDO – FOCO EM DILEMAS ÉTICOS NA ÁREA DE INFORMAÇÃO

**Atenção para o fato de que a criação de um case (método de caso) não é sinônimo de "estudo de caso" (enquanto técnica de pesquisa qualitativa em distintas áreas), ainda que a proposta de observação, elaboração, e aprendizagem por terceiros apresente similaridades e que estudos de caso tendem a ser condensados na estrutura de um case de estudo.**

obs:

Considerar a audiência do case (quem é o público-alvo do case): outros profissionais da informação e gerentes de nível superior que supervisionam/coordenam o trabalho dos profissionais de informação.

>> ESTRUTURA PARA ELABORAÇÃO <<

IDENTIFICAÇÃO – 10 pts

a) problema - que situação necessita ser resolvida? qual o dilema/conflito. Por que é importante discutir o problema/conflito. Quem está envolvido no dilema e na tomada de decisão?

>> nem sempre é possível identificar os atores por motivos de confidencialidade (crie nomes fantasia)

b) organização que apresenta o problema/dilema - O que esta organização faz/no que está envolvida? Ramo de atuação, número de colaboradores. Segmento social que a organização se insere?

>> nem sempre é possível identificar a organização por motivos de confidencialidade (crie um nome fantasia)

c) em tendo base em material retirado da literatura, indicar a origem (referências, incluindo links de internet)

ANÁLISE E AVALIAÇÃO - 20 pts

a) contextualização da organização - A quais regulamentos ou normas superiores está submetida? Valores éticos já assumidos/explicitados pela organização? Quais os desafios dentro e fora da organização para resolver o problema/conflito.

b) fatos - que contexto (interno/externo) levou ao problema que é objeto da análise. Detalhamento da situação. Ano em que ocorreu o problema/conflito. Informações necessárias para a análise do caso. Outros aspectos que circundam o objeto de análise: preconceitos, opiniões, resistências.

CONSIDERAÇÃO/DISCUSSÃO DE ALTERNATIVAS E APRESENTAÇÃO DAS RECOMENDAÇÕES - 20 pts

a) solução/soluções possível(eis) para o problema :: encaminhamento do problema/conflito- colocar-se no lugar do responsável pela tomada de decisão (o que faria? apoiado em que fatos/legislação/melhor prática). Quem são/foram os profissionais envolvidos no encaminhamento do tema (comissão de análise "ad hoc"? formação acadêmica dos profissionais que encaminharam a análise/solução). Houve alguma ferramenta/documento derivado? tais como workshops de sensibilização, elaboração de diretrizes/normas de conduta? outros?

Há mais de uma solução possível? Detalhar as possibilidades.

a.1) lições aprendidas: o que *não* fazer? Desdobramentos da decisão? Onde houve a intervenção, quem se responsabilizou pela intervenção, Quem foi afetado? Prós e contras da decisão.

ASPECTOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com