TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO ECONOMICO LOCAL

Trabalho Escolar: DESENVOLVIMENTO ECONOMICO LOCAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  1.756 Palavras (8 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

DESENVOLVIMENTO 4

CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo aprofundar o conhecimento e aperfeiçoar o aprendizado em relação às disciplinas estudadas no 1° Semestre, diz respeito: Teorias de Administração I, Comunicação e Linguagem, Sociologia e Filosofia.

O presente trabalho apresenta uma análise do desenvolvimento econômico do município de Patos-PB, sua implementação prática, barreira quanto ao seu plano de governo, entre outros. O artigo apresenta dois claros focos de análise: um primeiro que explicita os fundamentos históricos e teóricos da reestruturação capitalista e a crise dos estados nacionais, em segundo lugar, e na continuidade, busca-se apresentar as mudanças de fundo no modo de produção capitalista, ao contrário, verifica-se uma reatualização. .

Com o passar do tempo, o capitalismo tornou-se o ponto fundamental das desigualdades sociais, porque existe a classe trabalhadora explorada pelos patrões, a burguesia dominante.

Podemos mudar esta ideologia, desde que ninguém seja obrigado a sempre seguir regras, costumes impostos pela sociedade, a cultura que vem dos mais velhos para os mais jovens, mas que podem ser críticos, reflexivos contribuindo para a transformação da sociedade, tornando-a mais justa e igualitária e passaram a ter função primordial no desenvolvimento de estratégicas econômicas.

1 DESENVOLVIMENTO

A reestruturação capitalista é uma transformação nos processos de democratização, responsabilidades econômicas e sociais, também pode se entender por análise das relações concretas, socialmente construídas e territorialmente localizadas, ou seja, uma transição democrática com o final das ditaduras. A crise dos Estados nacionais se originou pela falta de conhecimento e de estudos locais e municipais, os estados por si só não tinham informações e detalhes de importância para a administração. A gestão de desenvolvimento era exercida de forma ampla, global, sem noção alguma de particularidades regionais ou de estratégias neste espaço.

A década de 1970 foi um período de muitas mudanças, onde a tomada de decisões era realizada pelos políticos. Iniciada em um conturbado processo de reestruturação e ajuste econômico, social e político, principalmente no âmbito dos Estados que passaram a romper medidas elaboradas e consolidadas no pós-guerra, sabendo dos riscos que existiam ao modificar os direitos que foram conquistados pela classe trabalhadora dentro do pacto de desenvolvimento em que se vigorou. A partir dessa crise, a necessidade de uma intensa reestruturação capitalista implicou em novas formas de relações entre capital e trabalho, e entre os estados e as capitais. Flexibilidade seria a porta de saída para a crise.

Natural de Patos, Nabor Wanderley da Nóbrega Filho tem 45 anos. É filho do casal Nabor Wanderley da Nóbrega e Cremilde Bezerra Wanderley. É formado em Bacharelado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tendo sua conclusão realizada no ano de 1992, momento em que já assumia a coordenação geral do Sistema Itatiunga de Comunicação. Em março de 1993, foi empossado como Diretor da Junta de Conciliação e Julgamento da cidade de Itaporanga, permanecendo até setembro de 1996.

O atual prefeito de Patos começou na carreira política em 2000, disputando a Prefeitura, quando obteve 15.121 votos. Em 2002, aceitou o convite para concorrer a uma cadeira de deputado federal, momento no qual obteve mais de 20 mil votos. No entanto, Nabor Wanderley não obteve êxito, mas foi, aos poucos, consolidando a sua liderança

A Associação Comercial e Industrial de Patos-PB tem por objetivo possibilitar um crescimento regional, proporcionando uma mudança na maneira de pensar e planejar. A CDL, como entidade de desenvolvimento econômico local e representante da classe empresarial, juntamente com a prefeitura municipal tem o intuito de promover e incentivar o fomento da indústria, comércio, agropecuária, artesanato, e agricultura familiar regional. Além destas entidades o município buscou estabelecer parcerias como o SEBRAE, SENAI, e Junta Comercial. Contudo diversas ações foram planejadas visando atender e beneficiar a todos levando novos produtos e serviços.

A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) são as maiores entidades que visam o desenvolvimento econômico local. A entidade sempre contou com empresários experientes que não mediram esforços para o desenvolvimento do comércio, indústria e prestação de serviço.

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Paraíba – FCDL-PB é uma entidade de classe, sem fins lucrativos, do setor varejista. Ela coordena e congrega as Câmaras de Dirigentes Lojistas em todo o estado, representando pequenas e médias empresas no Estado da Paraíba.

Foi fundada no dia 17/10/1972 estando filiada à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL, como instituição supra-regional, para defender e amparar os trabalhos das CDLs paraibanas e de seus associados, mediante ao Serviço de Proteção de Crédito – SPC Brasil e aos poderes públicos.

Dentre suas atribuições básicas estão à colaboração com entidades similares, na defesa dos direitos e deveres do comércio; prestar assistência aos SPCs, como a outros serviços relacionados a interesses empresariais e varejistas; auxiliar e divulgar, por meio das Assessorias Técnica, as CDLs com seus serviços, produtos e ações institucionais.

A FCDL-PB também se preocupa em estimular as iniciativas e projetos de Lei elaborados para incrementar o desenvolvimento do comércio lojista, visando, as aspirações do país e do estado paraibano.

De modo geral, a economia paraibana se baseia no setor de serviços, na agricultura (principalmente de cana-de-açúcar, abacaxi, algodão, milho e feijão), na indústria (alimentícia, têxtil, sucroalcooleira), na pecuária (de modo mais relevante, a criação de bovinos, na microrregião de Sousa e Borborema, e caprinos, na região do Cariri) no turismo e é reconhecida como Capital nordestina do calçado de couro.

Com o passar do tempo várias micros e médias empresas foram sendo fortalecidas e até mesmo outras surgindo no meio do caminho, mas fazendo uma análise ou até mesmo pesquisa observa-se a necessidade novos edifícios, construção civil esta crescendo muito em Patos.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com