TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO: ETAPA DE CONTA OBRIGATÓRIO - GESTÃO

Tese: DESENVOLVIMENTO: ETAPA DE CONTA OBRIGATÓRIO - GESTÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  Tese  •  1.817 Palavras (8 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 8

O estágio em questão foi realizado na gestão da Escola Municipal Joana Inês Brito em Pintópolis, estive ao lado dos coordenadores, diretora, conselho escolar, grêmio estudantil, onde acompanhei a rotina de cada um deles, suas funções, apoio aos professores, aos alunos em sala, pais de alunos, nos conteúdos á serem abordados aos educandos seguindo a grade curricular de ensino de forma que auxiliem os alunos em sua aprendizagem dentro do social. A coordenação pedagógica observa, analisa, orienta, buscam meios e formas para facilitar o trabalho do professor em sala no desenvolvimento dos alunos, mediando assim alunos, professores, pais de alunos, instituição de ensino. Com o Estágio de Observação e Intervenção pude conhecer, momentos de reflexão sobre a práxis educativa, as ações realizadas pelo Pedagogo no contexto da Gestão, docência e pesquisa em Espaços Educativos ligados a Educação Formal e Não formal. A Gestão escolar requer planejamento da instituição, refletindo sempre sobre a dinâmica do trabalho a ser desenvolvido, na tomada de decisões da organização e funcionamento da Instituição num todo, a modo de perceber cada problema no contexto social seja no geral da instituição e individual dos educandos. A instituição observada é muito bem organizada, as tarefas bem divididas, de forma que todos trabalhem no mesmo sentido trabalha em grupo, onde escola, família lutam pra seguir na mesma linha de pensamento tendo assim maior rendimento aos principais interessados: os educandos. O Estágio curricular obrigatório em gestão nos leva a refletir sobre nossa formação, em nossas ações futuras, que dependem de nossa formação acadêmica que deve ser pautada por um processo de ação-reflexão entre teoria e prática. Nossa prática educativa tem que ser bem fundamentada em questões relevantes para a formação crítica e construtiva de outros seres humanos.

Sendo de suma importância para o futuro pedagogo, pois se pode entender na prática o que aprendemos na teoria de associando assim e confirmando o que foi visto.

2 DESENVOLVIMENTO: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO - GESTÃO

2.1 CARACTERIZAÇÕES DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

A Escola Municipal Joana Inês Brito de Souza é um órgão municipal que foi fundada no ano 2000, esta localizada no bairro Santa Luzia na cidade de Pintópolis. Oferta aulas no turno matutino e vespetino: Sendo o pré escolar e o ensino fundamental do 1º ao 5º ano, tendo 183 alunos distribuídos nos dois turnos.Possui 06 salas de aulas ,uma secretaria,um pátio interno que não é coberto, um refeitório, sanitários femeninos e masculinos em boas condições,uma biblioteca, um sanitário para os funcionários.

A escola atende uma população de classe baixa onde grande parte dos seus alunos são crianças carentes. Promover através da gestão democrática a socialização, reflexão, pesquisa e construção do conhecimento visando á formação de todos os segmentos que compõem a comunidade escolar.

2.2 CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO – ANÁLISE DA REALIDADE

O desejo da Escola Municipal Joana Inês é o de transformar a prática educativa. O meio, o qual utiliza nesse momento é o Projeto Político Pedagógico, pois este é um plano global da Instituição. “É uma sistematização, nunca definitiva de um processo de planejamento participativo, que se define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar, e um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade”. É um elemento de organização e integração da atividade prática da Instituição neste processo de transformação.

O PPP está de acordo com as normas da LDB, seguindo assim as suas diretrizes e bases para educação, garantindo assim, a todos os educandos o direito de usufruir do conjunto de conhecimentos reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania. Não possuem caráter de obrigatoriedade, sendo adaptada a realidade e peculiaridades locais. O PPP é um documento muito importante, pois norteia todo o trabalho da escola e leva em consideração a realidade da demanda em que atende. O Projeto Político Pedagógico é a articulação da prática de memória do significado da ação, de elemento de referência para a caminhada, envolve também uma construção coletiva de conhecimentos. É uma tentativa, no âmbito de educação de resgatar o sentido humano, científico e libertador do planejamento. O PPP é um documento de planificação escolar que é concretizado integralmente quanto a sua amplitude, na medida em que abrange todos os aspectos da realidade escolar, flexível e aberto; democrático porque elaborado de forma participativa e aprovada a consensos.

Segundo a Constituição Brasileira, a Educação é direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O ensino é ministrado com base nos seguintes princípios:

▪ Igualdade de condições para o acesso e permanência na Escola;

▪ Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;

▪ Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;

▪ Respeito à liberdade e apreço à tolerância;

▪ Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

▪ Garantia de padrão de qualidade;

▪ Valorização da experiência extraclasse;

▪ Vinculação entre educação escolar, o trabalho e as práticas escolares;

▪ Gestão democrática do ensino público.

É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

Compete ao poder público, instituir e manter, em nível do município, o recenseamento de todas as crianças em idade escolar, fazendo-lhes chamadas e promover em articulação com os pais ou responsáveis o encaminhamento e frequência à escola pela continuidade até a conclusão, o que se constituirá em objetivo básico da nossa comunidade municipal.

A participação dos pais na escola, na busca de soluções adequadas para os problemas relacionados ao ensino e à educação no contexto local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com