TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEUS NEGRO: UMA TENTATIVA INTRODUTÓRIA DO PENSAR TEOLÓGICO NUMA PERSPECTIVA AFRICANA

Por:   •  26/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.407 Palavras (14 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 14

Marcelo Santos Silva

O DEUS NEGRO: UMA TENTATIVA INTRODUTÓRIA DO PENSAR TEOLÓGICO NUMA PERSPECTIVA AFRICANA

Artigo Científico, em cumprimento às exigências da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, do curso de Pós-Graduação em Teologia Sistemática da Faculdade Teológica Evangélica de Belo Horizonte.

Belo Horizonte

2008

Marcelo Santos Silva

O DEUS NEGRO: UMA TENTATIVA INTRODUTÓRIA DO PENSAR TEOLÓGICO NUMA PERSPECTIVA AFRICANA 

RESUMO

O Objetivo deste artigo científico foi o de explorar de forma introdutória a teologia africana e seus desdobramentos. Neste, quis considerar apenas os pontos mais importantes da teologia como a Divindade, a Cristologia e a Antropologia. Justificativa-se, principalmente, a tentativa deste artigo de trazer para o cotidiano científico a teologia africana, visto que é de suma importância o conhecimento desta a partir de um diálogo com as teologias desenvolvidas em cada país, a fim de estabelecê-las como Palavra de Deus para o seu próprio povo e, sistematizá-las, dando a cada o povo à sua própria teologia. O artigo trata os conceitos de cosmovisão, Teologia africana e, por fim a contextualização, que é justamente a tentativa de se casar a cosmovisão africana com a  teologia a fim de que a Bíblia e seus ensinamentos sejam coerentes e estejam perto de um ponto de vista da cultura africana, a qual, precisa ser relevante. Este artigo foi feito a partir da consulta de livros que falam do assunto. Introduz-se o assunto com o conceito e a importância de uma cosmovisão do africano. Depois, introduzimos o assunto da teologia africana e, enfim, relacionamos de forma contextual a cosmovisão e cultura africanas com a sua teologia ainda em fase de tecelagem. Descobriu-se que, a África, por ser tão rica em sua diversidade cultural e religiosa, tem dificuldades em se aceitar  Evangelho como chegou, com o pensamento ocidental e, está pronta para começar uma nova teologia numa perspectiva africana, onde o contexto é assumido e, portanto, leva-se em conta a forma de pensar, valores, visão de futuro e as tradições africanas.

SUMARY

The Objective of this scientific article was it of exploring in an introductory way the African theology and your unfoldings. In this, it wanted to just consider the most important points of the theology as the Divinity, Christology and the Anthropology. Justification her, mainly, the attempt of this article of bringing for the daily scientific the African theology, because it is of highest importance the knowledge of this starting from a dialogue with the theologies developed at each country, in order to you establish them as Word of God for your own people and, to systematize them, giving to each the people to your own theology. The article treats the concepts of point of view of world, African Theology and, finally the contextualization, that is exactly the attempt of getting married the African point of view of world with the theology so that the Bible and your teachings are coherent and be close to a point of view of the African culture, the one which, it needs to be important. This article was made starting from the consultation of books that they speak about the subject. The subject is introduced with the concept and the importance of a point of view of world of the African. Then, we introduced the subject of the African theology and, finally, we related of form contextual the point of view of world and African culture with your theology still in weaving phase. It was discovered that, Africa, for being so rich in your cultural and religious diversity, has difficulties in accepting Gospel as it arrived, with the western thought and, it is ready to begin a new theology in an African perspective, where the context is assumed and, therefore, it is taken into account the form of thinking, values, future vision and the African traditions.

Palavras-chave: África, Teologia e Contextualização.

INTRODUÇÃO

A construção da Teologia é sempre como a arte da tecelagem. São vários fios que se entrelaçam sob as mãos de um habilidoso artesão. Quando nos aventuramos na construção de uma ciência que tenta falar sobre Deus e seus desdobramentos, temos, com certeza, um grande desafio pela frente.

A teologia africana é um ramo da sistemática que leva em consideração dentre outras coisas, a questão fundamental do contexto. Contexto fala de lugar, situação, cultura, cosmovisão, povo, estrutura social, dentre outros.

Quando se decide falar sobre a teologia africana, pensa-se na importância dela na compreensão na construção de um povo, de nosso povo e alimenta a busca da identidade religiosa dele.

A nossa tentativa neste artigo foi a de esboçar uma teologia africana e, através dela, pensar na construção de outras teologias parecidas e que leva em consideração a construção de uma teologia nacional que não despreza a história e a cultura de um povo, assim como, suas necessidades, anseios e identidade e, a partir disso, conseguir entender e sistematizar um conhecimento de Deus que seja coerente e fale à alma de cada um.

A escolha de autores da própria teologia fricana como Gabriel Setiloane e Wilbur O`Donovan segue a idéia de defender a construção de uma teologia própria, rica da própria cultura africana, feita por africanos e, pricipalmente, pensada por eless. Além disso, como apoio a eles, trouxe a experiência e autoridade de pensadores missiológicos na área da contextualização como Paul Hiebert.

A Contextualização foi de suma importância neste trabalho. Como ciência da Missiologia, ela estuda os processo da formação de pensamento de um povo, levando em consideração aspectos importantes como os valores, as tradições, os tabus e cultura como um todo.

A partir deste trabalho consegue identificar a riqueza da estrutura e formação de uma teologia nativa que pensa a partir de sua própria cultura. Como artigo, preocupei só com elementos fundantes da teologia evangelical. Em paralelo a isso, entrei com a contextualização trazendo um respaldo para, justamente, isso tipo de construção teológica.

1. Cosmovisão e Tradição Africana

Cosmovisão é a visão do mundo e a interpretação de seu sistema de valores e crenças que envolvem a própria vida na tentativa de entender a si mesmo e aos outros.  Portanto, dando a capacidade de formar e ser orientado dentro de um contexto para aquilo que considera certo e ou errado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (191.8 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com