TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNOSTICO DE MERCADO

Ensaios: DIAGNOSTICO DE MERCADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  4.133 Palavras (17 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 17

1. INTRODUÇÃO.

Esse trabalho teve como objetivo diagnosticar, analisar e sugerir melhorias a curto, médio e longo prazo de cada área por meio de consultoria na empresa Capal - Cooperativa Agropecuária de Araxá Ltda. Por meio de ferramentas apropriadas, a presente pesquisa teve como propósito identificar os principais pontos fortes e fracos da organização por meio de entrevistas com o proprietário e um funcionário da Cooperativa. As informações foram separadas por meio do diagnóstico administrativo, operacional e mercadológico.

Com base neste diagnóstico, serão apresentadas sugestões de melhoria buscando um aumento nos lucros e competitividade perante aos concorrentes.

1.2 JUSTIFICATIVAS.

O projeto integrador visa auxiliar essa organização a alcançar suas metas, utilizando-se de estudos administrativos e gerenciais, visando programar planos estratégicos para melhorias futuras dentro do contexto da organização, com base em artigos científicos sobre os temas propostos.

1.3 OBJETIVOS GERAIS

O seguinte trabalho tem por objetivo elaborar um diagnóstico empresarial da instituição Capal - Cooperativa Agropecuária de Araxá Ltda.

1.4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O diagnóstico administrativo tende a fazer um levantamento coletando as seguintes informações: negócio da empresa, missão, visão de futuro, objetivos organizacionais, organograma e definições das funções e a política de recursos humanos. Por meio do diagnóstico operacional, serão caracterizados as instalações físicas do ambiente, equipamentos utilizados e programas de gerenciamento.

O diagnóstico mercadológico tende a traçar informações do público-alvo da organização, serviços propostos e produtos, política de preços, enumerar o local de distribuição da empresa e examinar o marketing da organização.

1.5 METODOLOGIA

O diagnóstico empresarial utilizado teve como base entrevistas semi-estruturadas e três encontros feitos na própria cooperativa com 01(um) gestor e 01(um) funcionário da organização, no sentido de analisar os aspectos que compõem os segmentos administrativos, operacional e mercadológico da cooperativa. O grupo composto por seis integrantes dividiu-se em trios e entrevistou cada um dos funcionários, utilizando entrevista semi-estruturada, buscando sempre manter um clima amigável com os entrevistados.

Através dos resultados obtidos, por meio de análise de conteúdo e documentais, foram feitas recomendações de acordo com as necessidades observadas.

2. CARACTERIZAÇÃO GERAL DA EMPRESA

2.1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

A Cooperativa Agropecuária de Araxá Ltda, com a sigla de CAPAL, rege – se pelo presente estatuto e pelas disposições legais vigentes, tendo;

a) Sede e administração na cidade de Araxá, Foro Jurídico na Comarca de Araxá, no Estado de Minas Gerais.

b) Área de ação, para efeito de admissão de associados, abrangendo os municípios de Araxá, Tapira, Perdizes, Santa Juliana, Pedrinópolis, Ibiá, Pratinha e Sacramento.

c) Prazo de duração indeterminado e ano social coincidente com o ano civil.

2.2 CARACTERÍSTICAS E HISTÓRICO DA EMPRESA

A Capal é uma cooperativa que foi fundada em 1958. Iniciou suas atividades em uma pequena loja alugada e com apenas dois funcionários. Hoje dispõem de uma grande loja própria com cinco funcionários, vários fornecedores, diversos clientes e dois sócios.

Desde o início a empresa tem como foco seu crescimento e excelência na qualidade de seus produtos e serviços. Todo esse aparato faz da Capal uma referência no ramo de produtos agropecuários no setor norte de Minas Gerais.

3. DIAGNÓSTICO ADMINISTRATIVO ORGANIZACIONAL

3.1 NEGÓCIO

O negócio da empresa é trabalhar com produtos agropecuários em geral;

3.2 MISSÕES DA EMPRESA

A empresa tem como missão Promover o desenvolvimento econômico, social e tecnológico dos cooperados, através de sua união e participação, valorizando os princípios cooperativistas.

3.3 VISÕES DE FUTURO

Tem como visão de futuro abrir outras filiais dentro do Distrito Federal e Entorno nos próximos dois anos;

3.4 OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS

Dentro do contexto dos objetivos organizacionais, o da Capal é servir ao cliente: o objetivo primordial é atender uma necessidade específica do mercado, ou seja, do cliente.

3.5 ORGANOGRAMA E DEFINIÇÕES DAS FUNÇÕES

A Cooperativa não possui um organograma definido, ela conta com três Diretores Executivos e cinco funcionários.

De acordo com Chiavenato (2000), organograma é um gráfico que mostra os órgãos e/ou setores e as hierarquias existentes na organização.

3.6 POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS

A Cooperativa estudada não possui políticas especificas para orientar seus funcionários na busca do objetivo da organização. Todas as decisões são tomadas pelos diretores da organização e as funções são determinadas de acordo com as necessidades de cada setor, sem prévia formulação ou estudo dos aspectos afetados.

De acordo com Chiavenato (2006), política é um conjunto de regras que são estabelecidas para os funcionários desempenharem as funções de acordo com os objetivos desejados da organização. Constitui na orientação para impedir que os funcionários desempenharem funções indesejáveis ou coloque em risco o sucesso de suas funções especificas.

3.6.1 NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS

Atualmente a empresa é composta por cinco funcionários.

3.6.2 PROCEDIMENTOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

A Cooperativa Capal recruta seus candidatos por meio de currículos, referencias e entrevistas, após esses procedimentos ela seleciona o candidato que mais se identifica com o cargo vago. Os funcionários são pré-selecionados em um recrutamento visando suas experiências profissionais às necessidades da Cooperativa, sendo que a Capal não contrata funcionários do sexo feminino, devido a algumas funções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com