TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL: ELECTRONIC

Por:   •  27/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.280 Palavras (26 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 26

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL: ELETROUNI

Angelita Borges Martins

Carla Antunes Guzatti

Francieli Locatelli Tomaz

 Franciele Marques Viel                                                                                                                      Kássia da Silva Pacheco

Professor- Antônio da Silva Torres

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Processos Gerenciais (EMD 0470) – Prática do Módulo IV

06/06/16

1 INTRODUÇÃO

    A empresa Eletrouni Comércio de Materiais Elétricos Residenciais e Indústriais LTDA, localiza-se na Rua José Anastácio Teixeira, n°70 – Alvorada – Capivari de baixo. Atualmente conta com um total de 12 colaboradores sendo a gerência  composta por um gerente da loja e por um vendedor, os colaboradores são quatros balconistas,um motorista, um ajudante de motorista, um auxiliar de serviços gerais e um cobrador.  A empresa tem como missão comercializar materiais elétricos de forma ágil, com qualidade e preço justo, gerando rentabilidade, satisfazendo as necessidades e expectativas dos seus clientes. A visão da empresa é antigir um alto nível de desenvolvimento, competitividade, buscando excelência e qualidade. Os valores são: qualidade; respeito mútuo; serenidade, honrando o compromisso com todos os públicos; satisfação plena do cliente e melhoria contínua.

2 ÁREA DE RECURSOS HUMANOS

          Recursos Humanos é o departamento que tem a responsabilidade da seleção, contratação, treinamento, remuneração, formação sobre higiene e segurança no trabalho, e estabelecimento de toda a comunicação relativa aos funcionários da empresa. Na empresa Eletrouni o processo de recrutamento é feito pelo gerente, para os cargos de colaboradores.

       

        O  mesmo acontece dentro da organização e através de processo seletivos e entrevistas . São oferecidos oportunidades de crescimentos visando sempre o aproveitamento interno para preenchimentos de vagas existentes. Todas admissões acontecem de acordo com a CLT, possui uma contabilidade terceirizada onde nos auxilia para que tudo seja feito conforme a lei.

     

     A empresa faz parte do sindicato dos trabalhadores comerciários, onde acata todos os acordos e convenções. Os salários são de acordos com a convenção coletiva com atualização anualmente, procurando sempre manter o equilíbrio entre os salários pagos, a empresa não trabalha com remuneração por competência.

       

    Os salários são sempre pagos conforme o dissídio da categoria. Em relação aos treinamentos são internos de acordo com a função que o recrutado irá exerce. A empresa Eletrouni trabalhamos com um estilo de liderança democrático, onde procuramos debater metas, soluções e ações juntos. No contexto organização, o relacionamento interpessoal é muito importante, pois quando positivo contribui para um ambiente dentro da empresa, o que resulta em um aumento de produtividade.

          A relação entre colaboradores e gestão é muito próxima, grande parte da equipe trabalha juntas desde o início da empresa e aprendeu a se relacionar da melhor forma possível, pois cada um empresa. Temos uma avaliação de desempenho, que é feita pelo gerente mensalmente.

         O feedback geralmente é mensal ou anual. Concluímos que a empresa esta em constante crescimento, ela é uma Microempresa ME apresenta características típicas de empresas familiares, hoje conta com uma estrutura nova, possui estrutura climatizada, a empresa oferece premiações mediante a meta alcançadas mais 1% sobre as vendas. A Eletrouni não possui planejamento de RH, ele é feito conforme a necessidade.

  • Pontos Fortes: A relações entre colaboradores e gestão são muitos próximas (11); Treinamento efetivo (9);

  • Pontos Fracos: Não possui departamento próprio de RH (4); Não possui planejamento de RH (4);

3 ÁREA DE MARKETING

    A empresa não possui um departamento de marketing próprio, temos uma empresa que nos auxilia na divulgação de promoção da nossa loja para nosso publico alvo seja eles pessoas físicas e jurídicas. O departamento comercial trabalha firme com ações comerciais que vão desde da cidade até regional, temos uma  parceria com uma empresa que instala nossos produtos elétricos desde do inicio da construção elétrica até o acabamento.

    A competitividade do mercado atual faz com as empresas melhoram cada vez mais sua qualidade na prestação de serviço, diante de tamanha concorrência a empresa precisa sempre a necessidade do cliente, e só é  possível atender bem o cliente dando a ele uma melhor prestação de serviço. Se a empresa possui um atendimento eficiente satisfatório, logo ela conquista clientela e ainda se diferencia da concorrência, o que é muito importante no mercado atual.

    Atualmente o marketing de serviço é considerado pelas empresas uma forma de se relacionar com todas as suas áreas, obtendo assim benefícios tanto nas áreas financeiras, quanto na sua imagem perante seus clientes. Perguntado ao nosso gerente sobre a forma de marketing, ele disse: “A forma de marketing esta relacionada á comunicação e ao atendimento das necessidades do cliente. Desta forma o marketing, é de extrema importância para o sucesso do empreendimento”. Quanto os recursos financeiros são disponibilizados em valores o suficiente para a divulgação dos produtos e promoções da empresa. Em relação aos clientes já existentes, é mais fácil manter os clientes, pois já são um público fiel, pensado nisso sempre realizemos promoções  estratégicas como: ofertas de preço ( descontos, “pague 2 e leve 3). Assim, a Eletrouni estará atraindo o seu cliente.

      Um diferencial que a empresa apresenta em sua estratégia de marketing são os 4Ps do marketing: produto, preço, praça e promoção. Em relação ao produto, a Eletrouni executa vendas de materiais elétricos residenciais, tais como fios, eletrodutos etc.. Preço são definidos com base no mercado, a política de preços estão baseados no lucro, mas com preços competitivos até por uma questão  de concorrência. Praça refere-se à forma que será utilizada para que o produto ou serviço chegue ao consumidor e lhe proporciona satisfação. A forma de distribuição que a Eletrouni utiliza são as vendas diretas,ou seja, a venda realizada diretamente ao consumidor que a procura para a compra de produtos. Promoção, empresa trabalha com diversas formas de divulgação como: radio jornal, mídias sociais, telemarketing, sempre divulgando nossos produtos. A empresa trabalha também forte com mídias sociais, facebook, whatssap , entre outros. Concluindo a analise na área do marketing, a empresa tem planejamento estratégico na área do marketing, esse planejamento é feito mensalmente e dividido semanalmente, a cada semana buscamos atingir o planejado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.5 Kb)   pdf (202.9 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com