TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIDATICA E PRATICAS DE ENSINO

Tese: DIDATICA E PRATICAS DE ENSINO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Tese  •  1.626 Palavras (7 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 7

CURSO DE PEDAGOGIA

DIDÁTICA E PRATICAS DE ENSINO

PROJETO: DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e Prática de Ensino”, -3º semestre-, sob orientação da professora- distância Ausdy Castro.

Introdução:

A disciplina de Didática de Ensino contribui de maneira significativa para formação do professor, mediante a compreensão das especificidades do trabalho docente, na situação institucional formativa e curricular do ensino. Supõe compreender o trabalho docente, tanto na perspectiva da construção de saberes sociais, pedagógicos e docentes subentendidos, construídos nas diversas relações pedagógicas no contexto da sociedade, bem como no sentido da sua formalização, através da Didática. Isso nos permitiu, a elaboração de um projeto na escola, onde colocamos em prática tudo que a disciplina nos ensinou, o projeto Família na Escola mobilizou a participação de todos os pais na escola tendo como objetivo conscientiza-los de sua participação no dia-a-dia escolar de seus filhos.

PROJETO:

DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA

Nome da escola: Escola Municipal 7 de Abril.

Período: Matutino Dia: 25/04/2014(sexta-feira).

Público alvo: Pais, alunos e professores do Pré 1 ao 5 ano na escola.

Apresentação: A escola precisa educar para a vida, iniciando o seu trabalho com a valorização de seus alunos e de sua família. Tem como objetivo educar para vida e conscientizar os pais para a participação na vida escolar de seus filhos.

Justificativa: Esse projeto é fundamental para que haja um bom relacionamento entre a escola e a família dos alunos e que a família vivencie o dia-a-dia escolar, tire suas duvidas quanto a forma de educação que é dada a seus filhos e conheça o ambiente escolar.

Objetivo gerais:

Mostrar o desenvolvimento dos alunos para os pais, para que eles possa ver o interesse de seus filhos para com a escola, e fazer com que os pais se interaja com os professores.

Objetivo especifico:

• Proporcionar aos educadores e aos pais momentos de reflexão acerca de questões relacionadas ao andamento da educação dos filhos e alunos;

• Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão corporal e oral a coordenação motora, a percepção visual e auditiva do aluno;

• Desenvolver atividades que trabalhem os valores familiares para que possam dentro do ambiente escolar e familiar perceber a importância do diálogo para a construção de valores e a resolução de conflitos.

Cronograma:

apresentação: Direção, coordenador(a), professores Pais Pré1 Pré 2 1°ano 2°ano 3°ano 4°ano 5°ano

Palestras X

musica X X x

leitura x x x

homenagem X

dança x

dinâmica X X x x x x x x

teatro x x

sorteio X

Desenvolvimento/Ações:

As apresentações terão inicio as 7:30hs, com intervalo as 9:00hs para um lanche com retorno as 9:30hs para apresentação e dinâmica e as 10:30hs sorteio de brindes.

Esse projeto é viável porque vai estimular os alunos o interesse na sala de aula, pois eles sempre quer mostrar suas qualidades principalmente para seus pais.

RELATÓRIO DA VISITA NA ESCOLA

Eu acadêmica Neyleja martins dos Santos visitei a escola Municipal 1° de Maio, na sala com 25 alunos do pré1, no dia 24/03/2014 segunda-feira no período vespertino.

E observei que a escola é bem organizada; a professora me recebeu muito bem, ela complementa os alunos com atenção e carinho, a mesma ensinou para os alunos e tem como regra que quando chegam atrasado tem que da boa tarde e pedi licença.

A sala tem mesinhas adequada ao tamanho dos alunos, formando dois círculos e cada aluno que chega vai para seu lugar, possui também varias decorações educativas como o alfabeto, as vogais os desenhos geométrico os numerais, trava línguas e outros.

No início da aula a professora se interagi com os alunos perguntado o nome da escola, os dias semana e etc; após fizeram uma fila e foram para o saguão, porque toda segunda-feira e sexta-feira todos se reúnem. Ali as coordenadoras conversam com os alunos e adverte os mesmo dizendo o que não pode ser feito, leem fazeres, e fazem a oração Pai Nosso, cantam musicas e depois contam uma historinha e os alunos retornam para sala.

Chegando na sala a professora leu o alfabeto, as vogais, os numerais os trava língua usando a decoração da sala, ela passou uma atividade de recorte e colagem e todos alunos participaram.

A professora já possuía um plano de aula escrito em um caderno, e a mesma possui também um caderno para fazer observações, a sua postura é de uma pessoa paciente, atenciosa, e de era firme em suas falas, a mesma me falou que todos os dias à uma rotina diferente.

Os alunos tem a faixa etária de 4 anos e gostam de participar das atividades estabelecidas pela professora, eles compreende e obedece a mesma.

Eu Karoline Lorenne Lima estudante do curso de Pedagogia, visitei

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com