TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica Do Ensino

Ensaios: Didatica Do Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  5.220 Palavras (21 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 21

-

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PÓLO DE APOIO PRESENCIAL- CAMPO VERDE/MT 22456

3º SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA TURMA -20101- 30

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM-

EUNICE MENZES NOVAIS RA- 364023

GEYSE MARA RODRIGUES PINHORA-350388

JANETE NUNES PACHECO RA-379814

LEIDY LAURA APARECIDA PONTES RA-377895

VIVIANE BUENO FONSECA RA -377908

Atividades de práticas supervisionadas (ATPS) postada para avaliação da disciplina: psicologia da aprendizagem sob a orientação da, Profª – Tutora à Distância: Elisangela Siqueira, e, Tutora Presencial: Nildete moro, do Curso de Pedagogia Pólo – Campo verde-MT

CAMPO VERDE – MT

2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Curso de pedagogia

Psicologia da aprendizagem

EUNICE MENZES NOVAIS RA- 364023

GEYSE MARA RODRIGUES PINHORA-350388

JANETE NUNES PACHECO RA-379814

LEIDY LAURA APARECIDA PONTES RA-377895

VIVIANE BUENO FONSECA RA -377908

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO TERCEIRO SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA POSTADO NO PORTAL DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP, COMO PARTE DOS REQUISITOS PRA FECHAMENTO DA NOTA BIMESTRAL

CAMPO VERDE – MT

2013

SUMARIO

INTRODUÇÃO.................................................................04

1- A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA PARA A PSICOLOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO...........05

2- QUADRO DAS TEORIAS.....................................06

3- O NAO APRENDER NO AMBIENTE ESCOLAR.09

4- JOGOS PEDAGÓGICOS.......................................10

5- CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................12

6- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................13

INTRODUÇAÕ

Nesse trabalho será discutida a importância e as contribuições da Psicologia para a Educação e as diversas teorias de aprendizagem. Serão apresentados alguns fatores que interferem no desenvolvimento humano. E veremos a importância dos jogos pedagógicos. Para assim compreendermos melhor como efetuar o papel fundamental do professor, podendo colocar o que se aprende em prática focando que a Psicologia, tenta conhecer o comportamento humano, através dos tempos a uma atividade natural do ser humano, praticada informal e assistematicamente no cotidiano das pessoas, estou falando da chamada Psicologia do Senso Comum.

Já a Psicologia, enquanto ciência que busca compreender o processo evolutivo e o comportamento do ser humano, tem sua origem na pesquisa racional, sistemática e profundamente influenciada pela visão de mundo do investigador.Caracteriza e delineia-se a Psicologia da Educação, como uma área para onde convergem interesses e questionamentos sobre a aprendizagem e tudo quanto correlacionado, direta ou indiretamente, à problemática educativa e escolar.

1- A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA PARA A PSICOLOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO

De acordo com a proposta da disciplina, percebemos que a psicologia na educação possibilita que a criança a apreenda, planeje, direcione e avalie suas ações. Onde a mesma comete alguns erros, reflete sobre eles e tem a possibilidade de corrigi-los. Experimentam alegrias, tristezas, períodos de ansiedade e de calma. Podendo buscar consolo em seus semelhantes, como sendo uma condição necessária para que essas práticas se façam de um modo mais ético, eficaz e eficiente, cumprindo assim a função de socialização.

Podemos dizer que a importância da Psicologia no processo ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam definidos como âmbitos educativos.

Assim a psicologia da aprendizagem, aplicada à educação e ao ensino, busca mostrar como, através da interação professor/alunos e entre os alunos, é possível a aquisição do saber.

Portanto, essa visão de aprendizagem reconhece tanto a natureza social da aquisição do conhecimento como o papel preponderante que nela tem o adulto. Estas considerações, em conjunto, têm sérias implicações para a educação: procede-se, na aprendizagem, do social para o individual, através de sucessivos estágios de internalização, com o auxilio de adultos ou de companheiros mais experientes.

O outro pressuposto é que a psicologia da aprendizagem é o processo através do qual a criança se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana, daquilo que o seu grupo social conhece. Partindo da visão da personalidade como constituída com base em um processo relacional, que portanto se forma também nas relações dentro da escola.

Percebe-se então que, dessa maneira a aliança entre Educação e Psicologia é incontestável e bastante antiga, não tendo sido preciso esperar o momento recente da constituição da Psicologia como ciência independente da grande mãe, a Filosofia, para buscar respostas sobre como se aprende, quem é o sujeito da aprendizagem, como se deve ensinar, levando em conta as características psicológicas dos alunos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com