TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DINÂMICA SOCIAL

Seminário: DINÂMICA SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  Seminário  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

A DINÂMICA SOCIAL

As sociedades humanas estão em constante movimento, sejam através das relações entre indivíduos e grupos ,grupos entre si ou movimentações de grupos humanos ao longo de determinado espaço geográfico, ou mudanças que ocorrem com relativa frequencia nas sociedades.

Durante o século XX , as mudanças foram significativas em todos os sentidos. Houve grande movimentos migratórios , revoluções sociais numerosas e as guerras sempre estiveram presentes.

Do ponto de vista da sociologia a complexidade da vida social aumentou , geraram-se muitos problemas sociais novos e que necessitam ainda serem explicativos.

A Mudança Social

As sociedades humanas estão em constante mudanças, seja por otivos sociais, politicos , geográficos, culturais ou economicos.

Com a globalização as mudanças estão ocorrendo em maior velocidade e afetam um número mais significativo de pessoas do que qualquer mudança anterior que tenha ocorrido no planeta.

Há inúmeras teorias diferentes de mudanças social , que no entanto não seriam úteis de imediato numa disciplina de introdução á sociologia.

O fato é que quase todas as mudanças importantes que ocorrem nas sociedades humanas envolvem aspectos sociais e culturais.

Causas da mudanças sociais

Há diversos fatores que contribuem para a mudança social , e aqui foram divididos em três modos principais em causas:

Geográficas:Aqui se incluem os cataclismas naturais , particularmente os geológicos e climáticos - inundações , erupções vulcãnicas , terremotos, secas , ciclones e outro - que podem modificar de forma transitória ou permantente a organização ou a estrutura de uma sociedade.

Socioeconômicas: são as mudanças que envolvem os processos sociais e econômicos que afetam a organização social , modificando-a.

Culturais: Dizem a respeito a descoberta cientifica, invenções , transformações nas ideias e valores , o desenvolvimento da filosofia, a difusão de religiões e ideologias. são importantes processos culturais que podem causar profundas mudanças sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com