TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITO TRIBUTÁRIO II - EXERCÍCIOS

Exames: DIREITO TRIBUTÁRIO II - EXERCÍCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 3

DIREITO TRIBUTÁRIO II

PERGUNTAS DOS EXERCÍCIOS - TEXTOS DAS AULAS 1 a 9:

1º BIMESTRE – 2013.2

AULA 03

1. É possível cobrar IR sobre importes recebidos a título de indenização? Explique.

RESPOSTA: As verbas indenizatórias não são consideradas renda, pois tem o condão de reparar um dano. Ex: Pagamento de férias não usufruídas por ocasião da rescisão do contrato de trabalho; adesão ao programa de incentivo a demissão voluntária; aviso prévio.

2. Qual o conceito de renda utilizado pela Constituição e pela legislação do IR?

RESPOSTA: Na CF a renda tem sentido econômico e deverá representar um ganho, ou uma riqueza nova, pois assim atende o princípio da capacidade contributiva. Imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza, art. 153, III, CF/88.

3. É possível incluir outras verbas diferentes da renda na base de cálculo do IR? Por quê? Explique.

RESPOSTA: Sim. Pelo critério material, a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica de renda (decorrente do capital, do trabalho ou da conjugação de ambos) e de proventos de qualquer natureza, assim entendidos todos os acréscimos não compreendidos no conceito de renda (art. 43, CTN).

4. Por que a limitação de compensação de prejuízo fere o conceito de renda?

RESPOSTA: Em se considerando que a compensação em tela possui a faceta de empréstimo compulsório disfarçado, bem como que foi instituída por meio de lei ordinária (Lei nº 8.981/95), é possível afirmar que, nesse aspecto, ofende o art. 148 da Constituição Federal, segundo o qual ”A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimos compulsórios: I – para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência; II – no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, observado o disposto no art. 150, III, b”.

AULA 04

5. Os Municípios podem instituir o ITR? Explique. Podem modificar suas alíquotas? Explique.

RESPOSTA: a) A competência para instituir o imposto territorial rural é da União (Art.153, VI, CF), contudo o município pode fiscalizar e cobrar o ITR em seu território, desde que celebrado convênio e desde que isso não acarrete redução do imposto ou qualquer outra forma de renúncia fiscal (de acordo com a Lei nº 11.250/2005). Dispõe o Art. 153 da CF/88. b) Não. Porque quem institui é a união (competência) e os municípios não tem competência para modificar as alíquotas pode cobrar e fiscalizar mas não modificar.

AULA 05

6. A alíquota zero caracteriza uma espécie de isenção. Esta afirmativa é correta? Explique.

RESPOSTA: Não. Segundo Ricardo Lobo Torres, “corresponde à inexistência de tributação por falta de um dos elementos quantitativos. Aproxima-se da isenção em seus efeitos, mas dela se afasta porque na isenção suspende-se a eficácia de todos os aspectos do fato gerador, enquanto na alíquota zero só há suspensão desse elemento do aspecto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com