TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINAS NORTEADORAS: PSICOLOGIADA EDUCAÇÃO E FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Trabalho Escolar: DISCIPLINAS NORTEADORAS: PSICOLOGIADA EDUCAÇÃO E FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 5

São Paulo-SP Campus Marte

CURSO: PEDAGOGIA 2ª SÉRIE

DISCIPLINAS NORTEADORAS: PSICOLOGIADA EDUCAÇÃO E FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Andreia Pinheiro Vieira - RA: 9368301556

Heloiza Cintra da Silveira Batista - RA: 8377849820

RosineideRobainaLuiz Martinho - RA: 8525936125

Rosimeire Rodrigues de Almeida e Almeida - RA: 8363884451

Telma Aparecida Feliciano - RA: 8742147860

Tutora Marcia Marques

São Paulo 2014.

Introdução

Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um projeto para auxiliar a escola de educação infantil “Pequenos Brilhantes”, abordando como tema a Terapia assistida por animais na educação, em uma análise para melhoria deproblemas como comportamento e aprendizagem.

Mapeamento do perfil da turma

Nome da escola:Escola Pequenos Brilhantes

Ano ou serie: 4 a 5 anos

Numero de alunos:13 Meninos: 5 Meninas: 8

Descrição do perfil da turma: Na maioria dos alunos identifica-se crianças comportadas, carinhosas e obedientes , alguns com problemas de Timidez, dificuldade de concentração, agitação e desobediência. Entre eles identificamos 3 alunos que precisam de intervenção pedagógica com a terapia assistida por animais.

Mapeamento dos principais problemas comportamentais individuais

Lucas4 anos

É um menino muito ativo e inteligente, mas tem dificuldades em seguir regras impostas a ele. Não gosta de ser contrariado de forma alguma e reage na hora.

Exemplo: Na sala de aula, Lucas não parava sentado e falava muito, tumultuando a aula. A professora, então, disse que ele não iria descer para o parque porque não fez sua lição e atrapalhou a aula. Ele imediatamente começou a tirar “toda” a roupa e saiu correndo por toda a escola, chamando atenção de todos.

Cauê5 anos

Cauê éum aluno incivilizado,ou seja, comportamentos desafiantes que rompem regras, não obedeceao professor e só faz o que ele acha que esta certo. É rude com a professora e os colegas, mal-educado e quer estar à frente de tudo, chamando atenção com sua falta de educação e pra ele só o que tem importância é a palavra dele.

Exemplo: Cauê não trouxe o seu material e pegou sem pedir as canetinhas do colega que senta ao lado dele. A menina começou a chorar e disse á professora o que aconteceu, assim, foi pedido que ele devolvesse o material da colega. Cauê disse que não iria devolver e jogava todas as canetinhas no chão e pisava em cima.

Mapeamento dos problemas de aprendizagem individuais

Rafaela5 anos

É uma aluna que tem dificuldade de aprendizagem e concentração, não tem acompanhamento familiar, tem suaalto-estima baixa, não participa das aulas. Por ser obesa sofre bullying.

Exemplo: Rafaela nunca participa das aulas. A professora fez perguntas sobre o final de semana para alguns alunos, e quando ela foi chamada os colegas já começaram a rir dela. Por isso não responde as perguntas em sala e não se relaciona com nenhum colega.

Implementação do Projeto

Escargot foi escolhido por apresentar propriedades comportamentais que não afetam a segurança dos alunos.

O Escargot por ser um animal diferente, possibilita que os professores em sala de aula discutam sobre os temas: inclusão, preconceito e diferenças.

A proposta é levar pequenos animais no ambiente escolar dos alunos com ou sem necessidades especiais, para que se possa trabalhar o afeto, o relacionamento, a diferença e a socialização. São estimulados a ter ideias, imaginação, conhecimento próprio e compreender as outras formas de vida e ainda respeitar a natureza e meio ambiente. Com essa compreensão e respeito ao animal é possívelver a mudança que apresentam com seus próprios animais e com amigos da escola e do bairro, portanto , é necessário ensiná-los a respeitar, amar e conhecer todas as formas de vida.

As professoras e auxiliares juntamente com a equipe de Zootecnia que cria e desenvolve o Escargotpara essa finalidade (de contato com as crianças), são levados a sala de aula, onde cada uma das crianças tem a oportunidade de interagir, e também observá-los em seu habitat (caixa onde são criados), pois ao olha-los e senti-los de perto, as crianças tem a oportunidade de perceber os detalhes e a fragilidade do animalzinho, e é nesse momento que a equipe de professoras e psicopedagogas atuam.

Já especificamente para as crianças Lucas, Cauê e Rafaela, permitir que eles fiquem mais tempo com o Escargot nas mãos e pedir que ajude a equipe a alimentá-los e lavá-los para que percebam toda essa fragilidade e cuidado que necessitam, que não poderão ser rudes e que precisam ter muito cuidado no seu manuseio.

Com o tempo toda a classe deve ter respeito e cuidado com todos os animais, entre si e com seus familiares.

Levando este molusco ao ambiente escolar estamos trabalhando a socialização, o afeto, o relacionamento e uma educação baseada na autoconstrução de conhecimentos e valores.

Segundo Jerome Bruner:´´captar as relações entre os fatos, adquirindo novas informações, transformando-as e transferindo-as para novas situações´´ ou seja, tudo o que o aluno aprender quando criança vai levar para sua vida adulta. A criança nasce com uma única pontencialidade, a de aprender, desenvolver sua inteligência que se constitui em linguagem oral, atenção,memória, pensamento, controle da própria conduta e personalidade, auto estima,valores morais e éticos e afetividade.

Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se da por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio.

Para o aluno Lucas, através desse projeto esperamos que a responsabilidade de cuidar e transportar um animalzinho tão frágil e pequeno, o deixe mais responsável e calmo.

O resultado foi positivo, Lucas demonstrou grande interesse nos moluscos e ajudou-o a respeitar ordens e a participar das brincadeiras e tarefas em grupo mais concentrado e calmo, evitando ficar isolado, procurando sempre estar perto dos amigos.

Para o Aluno Cauê, esperamos que o trabalho em conjunto com a classe, melhore seu relacionamento com os amigos, professores e pessoas em geral que o rodeiam.

O resultado foi positivo ao Cauê,houve socialização melhor com os amigos e professores, passou a perceber que todos são diferentes, mas que todos merecem respeito, cuidado e educação. O Cauê ficou muito empolgado com o projeto e durante o período em que estava com os animaizinhos se candidatava para ajudar esperando sua vez.

Para a aluna Rafaela, esperamos que o projeto com o molusco possa despertar nela, segurança e confiança em si mesma, que promova a autoestima e melhore seu relacionamento com os amigos de classe.

O resultado foi positivo também para Rafaela que juntamente com outras crianças, trouxe uma melhora significante. Ela percebeu que os pequenos escargot trouxeram tanta alegria e animação a classe, que começou a se soltar mais e falar mais com os amigos e professores, demonstrando um verdadeiro interesse sobre os moluscos e ficando menos isolada.

A equipe pedagógica da Escola Pequenos Brilhantes, através desse projeto, de conhecimento e aprendizagem sobre o molusco Escargot, contribuiucom o desenvolvimento e relacionamento das crianças, tanto dentro da sala de aula, como em toda a escola e o meio social onde elas vivem.

http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/teoria-socio-construtivista-um-olhar-sobperspectiva-htm> acesso em 10 de setembro de 2014.

http://www.usp.br/jorusp/arquivo/2002/jusp598/pag09.htm> acesso em 26 de agosto de 2014.

http://www.istoe.com.br/reportagens/3247_DR+ESCARGOT+TARTARUGA+COELHO+PAPAGAIO> acesso em 26 de agosto de 2014.

http://www.infoescola.com/pedagogia/teoria-de-aprendizagem-de-vygotsky/> acesso em 01 de setembro de 2014.

http://www.janehaddad.com.br/new/indisciplina-escolar/145-indisciplina-incivilidade-e-violencia/> acesso em 01 de setembro de 2014.

...

Baixar como  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »