TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplinas Norteadoras: Psicologia da Educação E Fundamentos Filosóficos da Educação

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.148 Palavras (5 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

        Universidade Anhanguera-UNIDERP

Centro de Educação à Distância

Polo de Apoio Presencial de Araguaína

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras: Psicologia da Educação E Fundamentos Filosóficos da Educação

Tutora presencial: Marzonete Duarte

Anacléia Nunes de Araújo – RA - 9653527139

Ana Mourão Muniz – RA - 9612488617

Jocicléia da Silva Moura – RA - 9678464333

Odete Dias Medrado – RA -9648493881

Kamylla Souza Pereira – RA - 9678464520

ARAGUAÍNA

17/09/2014

INTRODUÇÃO

O convívio de animais domésticos e o homem contribuem positivamente para o bem estar e para a autoestima do ser humano. A relação homem-animal traz inúmeros benefícios, tanto social quanto psicológico, auxiliando-os nos ambientes escolar e familiar.

O Projeto “Terapia Assistida Por Animais” será desenvolvido para auxiliar professores e funcionários da Unidade de Ensino Escolar de Ensino Fundamental Ariano Suassuna e comunidade próxima a instituição escolar.

Por ser uma escola de comunidade carente, a escola tem entre sua clientela, crianças com diferentes problemas, entre eles: famílias desestruturadas, abandono, violência, prostituição e tráficos de drogas, que o transformam em indivíduos agressivos e ansiosos.

Os alunos experimentarão o ensino-aprendizagem de forma interdisciplinar com a participação de professores de diferentes disciplinas, trabalhando em conjunto para que juntos desenvolvam o potencial, conhecimento e sócio afetividade.

Em estudos e projetos já realizados nessa área, nota-se que o convívio com animais domésticos e o homem, contribuem positivamente, trazendo benefícios visíveis e melhorando a qualidade de vida, diminuindo a agressividade, ansiedade, solidão, evitando assim, uma possível depressão, amenizando as influências negativas por viverem em comunidade pobre e a mercê da marginalidade.  

PERFIL DA TURMA

Escola Municipal Ariano Suassuna

Série: 3º A   Turno: Matutino

Números de Alunos: 23 Alunos

Meninos: 14

Meninas: 09

Perfil da Turma: Alunos de faixa etária entre 08 e 10 anos de idade, que apresenta problemas comportamentais, de aprendizado e assiduidade de determinados estudantes, infrequência, indisciplina e pontualidade irregular que são de uma clientela residentes na comunidade e próximas a instituição de ensino.

Turma que conta com números expressivo de 45% vindo de família desestruturada, abandono afetivo, drogas, violência, prostituição que transforma-os em indivíduos agressivos e faltoso com a verdade.

A higiene pessoal é inadequada e as crianças sempre chegam à escola sujos e apresentando descaso com o futuro pela falta de interesse e de tempos dos pais.

DESENVOLVIMENTO

Os alunos que farão parte do projeto deste projeto de pesquisa são:

Pedro Henrique dos Santos Lima, de 10 anos, repetente no 3º ano, agressivo com os colegas, faltoso com a verdade, desinteressado, desatento, não participativo, o aluno é filho único, vem de família desestruturada, mãe desempregada, que faz tratamento contra o câncer e pai alcoólatra.

Pedro Henrique e desleixado com seu material escolar, não faz as tarefas e nem estuda em casa, desatento, sonolento, cansado e as vezes, não toma banho, usa uniformes e calçados sujos.

José Camilo Pereira Santos, de 09 anos, é ansioso, ás vezes agressivo com os colegas, baixo intelecto, deficiente físico, faz uso de medicamentos controlado diariamente, necessita de professores auxiliar para executar suas atividades, que são adaptadas para seu desenvolvimento. O aluno conta com a participação e acompanhamento dos pais e irmãos, equipe escolar e profissionais capacitados.

E temos também, a aluna Maria Gabriela Bueno, 08 anos, residente com a mães e dois irmão, e calma, organizada, caprichosa, não se manifesta em público é muito raro ouvi sua voz, dificultando as avaliações orais. Porém a aluna Maria Gabriela Bueno tem dificuldades para ler é de concentração. Sua mãe é participativa no seu desenvolvimento escolar.  

JUSTIFICATIVA DO PROJETO

     É importante a implantação de tal Projeto de Pesquisa de Aprendizagem para que estes alunos tenham acesso a uma forma diferente e atrativa de aprender, onde o professor é o mediador e os alunos constroem o conhecimento de forma colaborativa, buscando mais do que é de seu interesse. Como se trata de uma escola com poucos recursos e aluno com dificuldades diferentes é favorável que seja implantado, foi escolhido o Terapia Assistida Por Animais que é um processo terapêutico com o objetivo de motivar e desenvolver novos interesses, conhecimentos e reponsabilidade em alunos que demonstram agressividade, timidez ou dificuldade em aprender afetivamente.

OBJETIVOS DO PROJETO

OBJETIVO GERAL

    O presente Projeto tem como objetivo de promover a Terapia Assistida por Animais na Turma do 3º B da Escola Municipal Ariano Suassuna para que haja melhores resultados no comportamento, no relacionamento e de aprendizagem dos alunos alvo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar os possíveis causadores dos problemas de comportamento e aprendizado que os alunos apresentam;
  • Introduzir a Terapia Assistida por Animais de forma interdisciplinar através de atividade desenvolvida na escola e em casa;
  • Obter melhora no desempenho escolar e social nos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem e comportamentos na Unidade Escola.

IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO

DEFINIÇÃO DO ANIMAL

   No projeto em questão, o animal utilizado será o coelho, por ser um animal dócil e frágil, porém hábil e veloz, requer atenção do seu cuidador, devido ser alvo fácil para predadores naturais, alimentação deve ser de acordo com sua natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (132.8 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com