TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINAS NORTEADORAS: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Por:   •  17/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.332 Palavras (10 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.

Aline Gomes Crespo da Silva

RA: 2834313186

 Rosa Maria de Souza Almeida

RA: 2800649160

Sandra de Jesus Dias da Silva

RA: 1711214482

Valdera Correia Gomez

RA: 2800803511

Postagem: 25 de Maio de 2015

MOGI DAS CRUZES-SP-POLO 2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP -

ALINE GOMES CRESPO DA SILVA

ROSA MARIA DE SOUZA ALMEIDA

SANDRA DE JESUS DIAS DA SILVA

VALDERA CORREIA GOMEZ

Tutora: Flávia Caldas de Mesquita

DESAFIO PROFISSIONAL

CURSO PEDAGOGIA E LICENCIATURA

2 BIMESTRE [pic 2]

[pic 3]

2 BIMESTR        


                                             

                                            Sumário

INTRODUÇÃO        

VISUALIZE UM AMBIENTE/SALA TEMATICA        

Desenvolvimento das razões do projeto esperança contribui para a formação de crianças e adolescentes        

CURSO: para inclusão digital para professores e alunos        

VIDEO: PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL        

TEXTO: A escola como espaço de inclusão digital        

SOFTWARE EDUCATIVO: Uma ferramenta de aprendizagem da matemática na educação infantil        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

BIBLIOGRAFIAS:        


INTRODUÇÃO

Neste desafio profissional serão apresentados os principais aspectos abordados nas matérias de Desafio Pessoal e Profissional, Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação e Tecnologias Aplicadas a Educação.

A inclusão digital nos dias atuais tem um papel muito importante para a mediação dos conhecimentos básicos, auxiliando o professor em sua didática e instituição.

Idealizamos a sala MOODLE - uma sala de aprendizagem virtual para alunos e professores onde o acesso aos recursos tecnológicos servirá também para a inclusão de tecnologia assistida.

O projeto contribui para atender as necessidades especificas do curso para o crescimento da educação em uma evolução diferenciada...

VISUALIZE UM AMBIENTE/ SALA TEMÁTICA (brinquedo teca, sala de artes, oficina de musica, etc.), relacionada à sua área de formação profissional, defina quem serão os usuários, quais tecnologias devem compor este ambiente/ sala temática. Justifique sua escolha, as estratégia de uso, os objetivos e especifique como as tecnologias assistidas devem ser utilizadas.

         AMBIENTE SALA DE AULA:

“MOODLE” – sala de aprendizagem virtual

         USUARIOS:

         Professores e Alunos

RECURSOS TECNOLÓGICOS:

Computadores, Internet, Livros, TV, DVD, Rádio.

JUSTIFICATIVA E ESTRATÉGIA DE USO:

Adaptarem-se as mudanças para os recursos de linguagem e multimídia                          

OBJETIVO:

 Melhoria e qualidade de ensino

APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIDA:

Para pessoas com necessidades especiais, livros de braile e gráficos com desenhos em relevo; para pessoas com necessidades visuais; fones de ouvido; para pessoas com necessidades auditivas; e aparelho de acionadores de teclado, para pessoas com deficiente físicas.

Desenvolvimento das razões do projeto esperança contribui para a formação de crianças e adolescentes

Considerando as especificações de uso deste espaço, desenvolva um texto explicando as razões pelas quais o projeto ESPERANÇA com tecnologias para a educação vai contribuir para a formação das crianças e adolescentes atendidos pela ONG Esperança.

A sala de aprendizagem virtual tem como objetivo atender alunos de 3 a 17 anos, pessoas com necessidades especiais e os professores, pois tem muitos recursos tecnológicos para um ensino mais dinâmico e aprofundado, assim a mediação na aprendizagem ganhará mais qualidade aliada a recursos de linguagem e multimídia.

A sala contará com tecnologia assistida para atender os alunos com necessidades especiais, como aparelhos de acionadores de teclado, fones e material em braile, assim como jogos para estratégia de interação pedagógica nos processos de desenvolvimento e aprendizagem de crianças com dificuldades de aprendizagem.

Este recurso contribui para proporcionar e ampliar habilidades funcionais de pessoas com alguma limitação e promover a autonomia para o estudo.

Os aparelhos escolhidos são de extrema importância, pois além de auxiliar na inclusão digital, são ferramentas para atividades mais dinâmicas influindo na participação doas alunos e mediação do conhecimento.

Essa sala beneficiará todos os níveis de ensino que a ONG Esperança atende, podendo servir desde sala de reforço até para pesquisa e planejamento de aulas dos professores, que com essas novas ferramentas deverão fazer cursos de capacitação digital para explorarem com sucesso todas as ferramentas oferecidas.

Com o desenvolvimento do projeto da sala Moodle os alunos aumentaram sua autoestima, ficando mais motivados a participar das atividades propostas, assim como na interação interpessoal.

Os alunos poderão utilizar os recursos para pesquisar, estudar e principalmente para rever conteúdos necessários para a preparação de trabalhos e as rotinas escolares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (171.2 Kb)   docx (33 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com