TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCORRA SOBRE A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE ESTRATÉGIA

Exames: DISCORRA SOBRE A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE ESTRATÉGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  962 Visualizações

Página 1 de 2

A palavra estratégia origina-se do termo grego strategia, que significa plano, método, ações que são utilizadas para alcançar um objetivo ou meta. Inicialmente a estratégia estava ligada a guerra, ou como foi escrita por um General Chinês, Sun Tzu, “a arte da guerra”, que ensina as estratégias para vencer o inimigo.

O conceito de estratégia já existe há muito tempo, mas a evolução do conceito começa a ocorrer a partir da segunda metade do séc XX após o fim da segunda guerra, o planejamento estratégico chega as empresas, principalmente nos EUA, e as Universidades onde, se torna uma disciplina, surge também uma ferramenta chamada Análise SWOT, modelo que analisa as forças e fraquezas, ameaças e oportunidades.

Em 1965, surge a edição do primeiro livro sobre Estratégia, de Igor Ansoff. Nos anos 60 e 70 o planejamento estratégico torna-se uma ferramenta muito popular, e se espalha pelas empresas nos EUA. Em 1973, no Primeiro Seminário Internacional de Administração Estratégica na Universidade de Vanderbilt, surgem as primeiras críticas quanto ao planejamento estratégico. Michael Porter publica em 1980, seu primeiro livro com uma nova organização dos conceitos de estratégia. Na dec. de 80 o crescimento econômico é estabilizado, o interesse das empresas norte-americanas com a estratégia cai, e em contrapartida, as companhias japonesas continuam experimentando o crescimento econômico, com seus executivos que seguem os ensinamentos do General Chinês Sun Tzu.

Continuava surgindo cada vez mais, novos autores e teorias sobre o tema, em 1994 a Edição do Livro de Mintzberg ( The Rise and Fall of Strategic Planning), procura mostrar a precariedade dos conceitos de planejamento estratégico, que não estavam sendo eficazes no papel da gestão estratégica, marcando o início de uma nova fase dos conceitos de estratégia.

Dec. 90, esta década foi divida em duas fases bem distintas. Na primeira, há uma significativa retomada do pensamento estratégico, considerando todas as suas limitações. Na segunda, com a euforia da Internet, algumas empresas abandonaram completamente a estratégia, na opinião de Michael Porter, foi sinônimo de transformação do negócio. Kaplan & Norton criam o Balanced Scorecard. Surgem os conceitos de C. K.Prahalad e Gary Hamel sobre Competências Essenciais e Arquitetura Estratégica orientando as organizações a buscarem vantagem competitiva com base no uso de suas capacidades dinâmicas.

Século XXI - São propostos novos modelos com foco na capacidade de adaptações à mudança, a ter flexibilidade e aprendizado organizacional. Para alguns, ter agilidade estratégica, passa a ser mais importante que a estratégia em si. Recentes crises nas bolsas americanas e em outros países colocam em cheque as ferramentas de medição e critérios de transparência das organizações. Segundo pesquisas realizadas por diversos meios, o planejamento estratégico ainda é a ferramenta de gestão mais utilizada por empresas no mundo todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com