TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISFUNÇÕES TEMPOROMANDIBULARES

Casos: DISFUNÇÕES TEMPOROMANDIBULARES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  2.778 Palavras (12 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 12

DISFUNÇÕES TEMPOROMANDIBULARES

INTRODUÇÃO

ANATOMIA (ATM - Articulação temporomandibular)

A articulação temporomanbibular (ATM) localiza-se na frente do ouvido. É a articulação mais exigida pelo corpo humano. Ela trabalha durante a fala, deglutição, mastigação. Muitos músculos estão ligados a ela. Às vezes, esta articulação não funciona adequadamente.

A Disfunção da ATM é o funcionamento anormal da articulação temporo-mandibular, ligamentos, músculos da mastigação, ossos maxilar-mandíbula, dentes e estruturas de suporte dentário.

Quando existe a disfunção, o paciente apresenta sintomas, como dor de cabeça, dor de ouvido e/ou zumbidos, dor ou cansaço dos músculos da mastigação, ruídos articulares (estalos ou crepitação) e dificuldade para abrir a boca.

A disfunção da ATM está relacionada a hábitos comuns, como o apertamento dentário e o bruxismo (frender ou ranger), morder objetos estranhos, roer unhas, mastigar chicletes, postura da cabeça (para a frente), o de prender o telefone com o queixo ou ainda apresentar fatores relacionados com o estresse, depressão e ansiedade ou eventos traumáticos.

ASPECTOS DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (ATM)

A ATM é a articulação formada entre o osso temporal (parte da cabeça) e a mandíbula (maxilar inferior). Ela está localizada logo à frente do ouvido e é a articulação que permite os atos de abrir e fechar a boca. A porção mandibular que participa da articulação possui formato arredondado e é chamada de côndito mandibular; a depressão ou cavidade do osso temporal onde este côndilo se articula é chamada de fossa articular. Entre estas estruturas (côndilo e fossa) existe um disco articular formado por tecido cartilaginoso que é responsável pel a absorção de impactos e também funciona como uma plataforma estável para os movimentos do côndilo mandibular durante a abertura e fechamento bucais. Na sua região posterior o disco é unido a uma estrutura de vasos sanguíneos e inervação chamada de zona bilaminar ou retrodiscal.

Também fazem parte da ATM vários ligamentos que participam da estabilização da articulação e da mandíbula.

(*Vídeo)

Vemos uma simulação da ATM, seus componentes e seus movimentos de abertura e movimento. Como podem ver temos o músculo temporal e o masseter. A abertura se dá pra baixo e pra frente do côndilo e do disco. E do fechamento pra trás e pra cima. Vemos o movimento do côndilo e do disco em condição normal

O termo disfunção de ATM é utilizado de uma maneira genérica para definir alterações patológicas articulares e musculares da face e pescoço. No entanto, podemos dividi-la em dois grupos básicos de disfunções.

1. Síndrome de Dor e Disfunção Miofacial (relacionada à musculatura)

2. Patologias Internas da ATM (disfunção da ATM propriamente dita)

SÍNDROME DA DOR E DISFUNÇÃO MIOFACIAL

As desordens de disfunção e dor miofacial são as causas mais comuns de dores na cabeça e pescoço.

Geralmente o paciente relata dores de cabeça freqüentes e em algumas situações estas dores podem estar irradiadas para o pescoço e para as costas. Outros sintomas eventualmente encontrados são dor de ouvido, sensação de queimação na língua ou diminuição da audição.

A musculatura envolvida apresenta-se dolorida à palpação e às vezes até mesmo durante os movimentos mandibulares.

Estas desordens musculares são um grupo de alterações caracterizadas por dor de origem patológica ou de mudanças funcionais em um grupo de músculos, que no caso da região de cabeça e pescoço a causa pode ser por miosite, espasmos musculares, trofismo de origem psicogênica, fibromialgias, doenças do colágeno, uma alteração conhecida como síndrome de Sjogren e outras.

De uma maneira geral, a síndrome de dor e disfunção miofacial pode ser considerada como uma fibromialgia localizada.

O surgimento das dores musculares geralmente está relacionado com fatores que levam a uma sobrecarga da musculatura causando fadiga e espasmo e por conseguinte dor. Os fatores desencadeantes podem ser psicossociais (emocionais), hábitos parafuncionais, alterações de posicionamento dentário, falta de elementos dentário, restauração com excessos etc...

PATOLOGIAS INTERNAS DA ATM

Estas são as verdadeiras patologias da ATM e são a segunda causa mais comum de dores na região de cabeça e pescoço. Dentro destas alterações estão as desordens internas, as doenças degenerativas inflamatórias do espaço articular.

A patologia mais comum da ATM é a desordem interna, que é caracterizada pelo deslocamento progressivo e anterior do disco articular. Pode haver inflamação e dor devido ao estiramento e/ou compressão da região retrodiscal (zona bilaminar). As desordens internas estão geralmente a associadas a "saltos", crepitações e estalos na ATM, podendo estar presente ou não a dor. Com relação à posição do disco articular, podemos encontrar duas situações de alteração:

(*Vídeo)

Antes de tudo, veremos como se comporta o movimento normal da ATM. Aqui vemos o movimento de abertura e fechamento de uma boca sem alteração. Como vemos, o movimento de abertura do côndilo se dá pra baixo e pra frente e o disco acompanha o côndilo.

1. deslocamento anterior com redução.

No deslocamento anterior com redução o disco articular fica preso na frente do côndilo até um certo ponto da abertura bucal, sendo a partir daí liberado; é neste ponto que acontece o estalo da articulação.

(* Vídeo)

Como se pode ver, aqui há uma alteração na abertura e fechamento da boca. Pode-se ver que o disco não encontra-se na sua posição normal. Ele está um tanto deformado e a frente do côndilo. Durante a abertura o disco é empurrado pra frente e após sofre grande pressão do côndilo e retorna violentamente pra sua posição anatômica. Isso provoca o estalo (click articular que as vezes se ouve).

2. deslocamento anterior sem redução.

No deslocamento anterior sem redução o disco está localizado à frente do côndilo e fica preso nesta posição. Existe desvio da mandíbula durante a abertura bucal para o mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com