TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha bibliográfica sobre o artigo “Relação da incidência de sintomas de disfunção temporomandibular com a qualidade de vida em estudantes universitários”

Por:   •  6/7/2017  •  Resenha  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

Disciplina: Corporeidade e Motricidade Humana        Professor: Diego Carneiro

Componentes: Francilúcia Ferreira                             Turma: Manhã, 1º período

                   Karina Araújo

   

Resenha bibliográfica sobre o artigo “Relação da incidência de sintomas de disfunção temporomandibular com a qualidade de vida em estudantes universitários”

A articulação temporomandibular (ATM) liga a mandíbula ao crânio. A DTM (Disfunção Temporomandibular) são alterações funcionais nessa articulação, que é considerada a unidade funcional da cabeça e pescoço. É também considerada uma disfunção multifatorial, relacionada aqui com estudantes universitários por estarem em situação estressantes e assim sob maior risco de adquirir os sintomas desse agravo.

        O estudo realizado com 81 estudantes voluntários com faixa etária entre 17 e 33 anos, excluindo pessoas que tivessem algo que pudesse interferir no resultado. Foram feitos questionários, exames de abertura de boca e postura cervical. Os voluntários sem sintomas DTM possuíam equilíbrio emocional e percepção sobre sua própria saúde, além de desenvolver melhor atividades rotineiras como subir e descer escadas por exemplo. A incidência de sintomas DTM em estudantes universitários com sua qualidade de vida no decorrer da faculdade é justificada porque muitos estudantes sentem-se tensos, ansiosos e estressados pela competitividade e provas alterando seu estado emocional. Existe também uma maior prevalência em mulheres devido as alterações hormonais, por maior frouxidão ligamentar e pelo nível de estresse. Esse estudo mostrou que a dor influencia na qualidade de vida, interfere no trabalho, rotina diária e impacto nas atividades escolares. Porém a maior prevalência é de DTM leve tendo apenas diminuição de qualidade de vida e domínio de dor dentre os estudantes avaliados. A fisioterapia objetiva através do tratamento, melhorar a qualidade de vida, aliviar dores, relaxar musculatura, ativar mobilidade, fortalecer músculos e orientar quanto aos cuidados, desse modo melhorar a qualidade de vida do paciente, assim é fundamental para evitar problemas futuros através de cuidados diários e terapias convencionais com o objetivo de reabilitar, promover e prevenir esse agravo. O Artigo sugere estudos maiores para aumentar o conhecimento quanto a essa disfunção e suas consequências.

REFERÊNCIA

SCHEFFER, Cleusa Aparecida de Christo; FRIGO, Letícia Fernandez. Relação da incidência de sintomas de disfunção temporomandibular com a qualidade de vida em estudantes universitários: Relationship between the incidence of symptoms of temporamandibular dysfunction with quality of life of university students. Fisioterapia Brasil, [S.l.], v. 13, n. 6, p. 446-451, nov./dez. 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (122.9 Kb)   docx (371.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com