TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISTRIBUIÇÃO DISTRIBUIÇÃO TRANSPORTE E SEGURO

Seminário: DISTRIBUIÇÃO DISTRIBUIÇÃO TRANSPORTE E SEGURO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Seminário  •  1.562 Palavras (7 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 7

DISCIPLINA TRANSPORTES DISTRIBUIÇÃO E SEGUROS

• Introdução

O conceito de logística reversa na ótica dos autores Kroon e Vrijens (1995)

“a operação que faz referencia aos talentos da gestão da logística e as atividades requeridas para reduzir, gerir e dispor os desperdícios perigosos e não perigosos que provem do material de embalagem e os produtos”.

Já os autores Rogers e Tibben-Lembke (1999), definem logística reversa como:

“o processo de planejamento, implementação e controle de eficiência, do custo efetivo do fluxo de matérias-primas, estoques de processo, os produtos acabados, e as respectivas informações do ponto de consumo ate o ponto de origem com o objetivo de recapturar valor ou adequar o seu destino”.

Ressalta ainda os autores Brito e Dekker (2002)

“é preocupada pelas atividades associadas à movimentação e a gestão de equipamentos, de produtos, de componentes, de materiais ou mesmo um sistema técnico inteiro a ser retomada”.

A logística é por assim definida:

Planejamento, implementação e controle, armazenagem, tendo que ser de baixo custo às matérias-primas, dês da origem ao consumo. A logística reversa é um processo de planejamento, para que futuramente seja um negocio rentável, esse é um termo generio, quer dizer que todas as operações com a reutilização dos produtos e matérias são reais. Só que atualmente não gera lucros, só gastos algumas empresas relutam para aceita-la, e não lhe dão atenção, mesmo a própria logística só agora começou a se preocupar com o tema.

As legislações cada vez mais rigorosas, tendo o fabricante responsabilidade sobre o produto até o final da sua vida útil. Os produtos são jogados fora ou queimados causando estragos no meio ambiente, isso demonstra a importância disso na logística.

Logística Reversa

A economia reversa e a alma da política nacional de resíduos sólidos que esta regulamentada e, em breve devera estruturar a cadeia produtiva nacional.

Há muito se fala em reciclagem e reaproveitamento dos materiais utilizados, esta questão se tornou um foco nos meio empresariais e vários fatores cada vez mais as destacam, estimulando a responsabilidade da empresa sobre o fim da vida de seu produto, ou seja, quem produz deve responsabilizar-se também pelo destino final dos produtos gerados, de forma a reduzir o impacto ambiental que eles causam.

Com a aplicação da logística reversa e possível melhorar o gerenciamento, planejamento e implementação do fluxo de retorno de mercadorias e obter vantagens competitivas através da utilização de produtos reciclados nos processos produtivos evitando uma nova busca por recursos na natureza. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental social e econômico.

O objetivo principal da logística reversa são reduzir a poluição do meio ambiente e os desperdícios de insumos, assim como a reutilização e reciclagem de produtos. Alguns empresários já tomaram providencia há algum tempo para melhorar o meio ambiente, a sustentabilidade visando não só seus lucros, mas com um comprometimento com a preservação ambiental. Sabemos que algumas empresas terão mais dificuldades em aderir à logística reversa por visarem apenas o lucro nesta sociedade de capitalismo selvagem onde pessoas passam a ser produtos descartados.

Como empresa com comprometimento ambiental pode citar a Philips que já vem desenvolvendo a logística reversa, mesmo informando o presidente da empresa que não se tem lucros devidos a quantidade de materiais coletados e o trabalho e maior que implantar um produto novo no mercado, mas enfatiza que mesmo assim este trabalho e realizado com pretensão de ampliação de outros produtos a serem reciclados, o comprometimento da empresa junto à sociedade vai alem do lucro, relaciona-se também com a preservação do meio ambiente.

Temos que reciclar os produtos que a natureza não absorve que causam impacto ambiental, o que reciclamos é muito menor com o que consumimos, mas tem ainda alguns problemas com os eletrodomésticos que devem ser doados a uma empresa especifica, e ainda têm que assinar um terno de doação, é ainda grande as burocracias. Esse assunto é abordado desde 1994, mas poucas empresas se deram ao trabalho de criar uma logística reversa, sendo que atualmente é um dos temas mais discutido no mundo. Citarei alguns danos que muitas vezes são irreversíveis como: poluição que ocorre de diversas formas, tais como o ar, atmosfera, águas, solos, alem da degradação envolvendo a vegetação, aquecimento global, efeito estufa, derretimento de geleiras, tempestades, mudanças climáticas entre outras. Temos que reciclar o Maximo que pudermos e deixar para a terra só que for para o devido fim, mas estamos distante da realidade, em 20 anos de discussão, somente agora é que começam a surgir os primeiros frutos dessa longa espera.

Logística reversa é o ato de assumir a responsabilidade, sendo que ela representa 80% é a parte maior desta Política. As empresas estão procurando, se adaptar mesmo em diferentes modelos se adequar, desde que é um caminho sem volta, pois esta é a única solução para amenizar o problema de tantos produtos que ficam no solo, ou ainda enferrujam no solo, prejudicando o meio ambiente.

O comitê fará fiscalizações, e terão um prazo, que não cumprindo no prazo gerara multas as empresas. O comercio atacado e varejo devem se unir e compartilhar as responsabilidades. O comercio na distribuição e o varejo, no descarte seguro para os produtos já utilizados, sendo que sua geladeira o “elefante Branco” tendo o destino certo, ou seja, reaproveitavel para que não agrida o meio ambiente.

Por exemplo, as garrafas pets que não se desintegram, os sacos plásticos, que estão sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com