TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIVERSIDADE HISTÓRICA

Tese: DIVERSIDADE HISTÓRICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  Tese  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DIVERSIDADE HISTÓRICA 4

2.1 A IMPORTANCIA DE PRESERVAR O PATRIMÔNIO EDIFICADO 4

2.1.1 Exemplo de Imagem 4

3 DIVERSIDADE LINGUÍSTICA 5

3.1 ESTIMATIVA DE VARIAÇÃO LINGUISTICA NO BRASIL.....................................5

3.2 Exemplo de Imagem...............................................................................................6

4 DIVERSIDADE CULTURAL 7

4 .1 DIVERSIDADE CULTURAL NO BRASIL 7

4.2 Exemplo de Imagem...............................................................................................7

5 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

REFERENCIA..............................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa compreender a diversidade, com aprofundamento nos temas: Diversidade Histórica, Lingüística e cultural. Vamos fazer uma breve reflexão: se observar ao redor verá que em tudo existe diversidade, por exemplo: as flores. Quantas existem não é? Como são diversas! Já imaginou como seria se todas fossem iguais? È... Seria bem chato não é verdade?

Veremos a seguir que cada cidade, região ou país, tem sua história e costumes e porque isso se torna tão importante perante a sociedade. Da mesma forma que existem vários tipos de linguagem e cultura.

Desse modo inicio o trabalho, com a certeza que os meus conhecimentos foram aprimorados, podendo usa-ló, na pratica educativa.

2 DIVERSIDADE HISTÓRICA

Toda cidade, região ou país, guarda suas historias, sejam elas em livros, fotos, revistas ou em patrimônio edificado, sem essas histórias elas perdem sua memória.

2.1 A IMPORTANCIA DE PRESERVAR O PATRIMÔNIO EDIFICADO

Assim, é importante conscientizar a sociedade, que devemos preservar os patrimônios históricos, afinal por mais que estejam registrados a historia em livros, os prédios as construções históricas edificadas ainda são mais importantes, porque assim, e com a ascensão democrática a sociedade interage, obtendo mais conhecimento da historia da própria cidade. (DALTON ANDRADE, historiador, 2010)

2.1.1 Exemplo de Imagem

Como falamos acima, a preservação do patrimônio edificado é muito importante para a memória da sociedade. Vejamos a imagem abaixo e o que ela representa.

http://patrimoniodesalvador.word.press.com/category/monumentos-de-salvador/

Este é o Farol da Barra, de Salvador, 1º e único. Hoje como ponto turístico dispensa maiores apresentações, referência internacional da cidade, tanto por estar cercado por duas praias maravilhosas, quanto por estar no circuito do carnaval, há quem diga que ser um monumento histórico também tem relevância. (MONUMENTOS DE SALVADOR, Julho de 2009).

3 DIVERSIDADE LINGUISTICA

O próprio nome já diz diversidade lingüística, isto é, algo que está relacionado com a linguagem ou com a língua. Neste caso é a convivência de línguas diferentes. Promover o respeito e a preservação de todas as línguas é muito importante.

3.1 ESTIMATIVAS DE VARIAÇÃO LINGUISTICA NA BRASIL

Segundo o Instituto que pesquisa e planeja o futuro do país (IPEA), em 2011 “o Brasil estimava ter 210 idiomas: 180 indígenas; 30 falados por comunidades de imigrantes; duas línguas de sinais usadas por comunidades surdas, fora o próprio português, que possui variações regionais e de classe social”.

A conservação da diversidade lingüística falada no Brasil, de acordo com Márcia, do Iphan, é tão importante quanto a manutenção do português como língua que unifica o país: "a idéia desse longo projeto é que a segunda língua conviva com o português, para que a sociedade brasileira possa se compreender".

Atualmente, há uma grande discriminação em relação ao uso de determinadas variantes lingüísticas como a gíria e o dialeto caipira. As escolas tentam ensinar aos alunos somente aquilo que as gramáticas apresentam como certo e, por conta disso, as variantes lingüísticas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com