TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIVISÃO CELULAR EM PRODUTORES DE MADEIRA

Dissertações: DIVISÃO CELULAR EM PRODUTORES DE MADEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 4

DIVISÃO CELULAR EM PRODUTORES DE MADEIRA

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 1

Objetivo Geral 2

Objetivos Específicos 2

1 DIVISÃO CELULAR 3

1.1 DEFINIÇÃO DE DIVISÃO CELULAR 3

1.1.1 Diferenças Células ANIMAL e VEGETAL 3

1.2 DIVISÃO CELULAR 4

1.2.1 Definição Mitose 4

1.2.2 Definição Citocinese 5

CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS 7

ANEXOS 8

INTRODUÇÃO

A divisão celular é um processo pelo qual as célula (unidades básicas da vida) se reproduzem e não só, originando duas ou mais células filhas semelhantes à célula materna ou progenitora. A capacidade de divisão celular é variada em relação ao tipo de célula e a sua função.

Todos os organismos uni. ou pluricelular têm a capacidade de se reproduzirem para a manutenção da espécie, logo tudo isso tem um começo, que é a divisão celular que é a perpetuação da vida.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

- Aprender sobre a divisão celular em vegetais produtores de madeira

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender o conceito e as fases da divisão celular em vegetais produtores de madeira.

- Enfatizar cada uma dessas fases.

1 DIVISÃO CELULAR

1.1 Definição Divisão Celular

É o processo através do qual uma célula (chamada célula-mãe) se divide em duas células-filhas.

1.1.1 Diferenças Células ANIMAL E VEGETAL

As células vegetais se distinguem das animais devidas às seguintes características: parede celular, conecções celulares (plasmodesmos), vacúolos, plastos e reserva energética. O citoplasma das células vegetais contém, além dos plastos e vacúolos, as mesmas organelas da célula animal. Aparentemente tanto o retículo endoplasmático liso quanto o granular e os ribossomos exercem funções semelhantes nas células animais e vegetais.

Logo abaixo da membrana plasmática observam-se sistemas de microtúbulos que correm paralelos à membrana. Provavelmente estão relacionados à formação da parede ou à manutenção da forma das células.

O aparelho de Golgi aparece na célula vegetal sob a forma de corpos dispersos pelo citoplasma, que, de um modo geral, são de tamanho menor do que os da célula animal, embora apresentem morfologia semelhante.

A célula vegetal está circundada por uma estrutura semi-rígida denominada parede celular, a qual confere proteção e apoio mecânico à célula, que deforma-se a medida que a célula cresce e se diferencia.

Uma característica peculiar às células vegetais é a existência de conecções celulares (pontes citoplasmáticas) interligando células vizinhas. Tais conecções, chamadas de plasmodesmos, estão nos limites de resolução do microscópio óptico e ocorre em grande número (pelo menos de 1.000 a 10.000).Os vacúolos são importantes estruturas citoplasmáticas características da célula vegetal. Nas plantas, o crescimento celular dá-se em grande parte devido ao crescimento dos vacúolos. O sistema de vacúolos pode atingir até 90% do volume total da célula.

Os plastos são organelas ligadas aos processos de fotossíntese. Há diversos tipos de plastos e sua classificação se faz de acordo com o material encontrado no seu interior. Os cloroplastos são os mais comuns e são verdes devido aos pigmentos de clorofila.

1.2 DIVISÃO CELULAR

Há dois tipos de divisão celular nos vegetais:

• Mitose;

• Citocinese

1.2.1 Definição Mitose

É caracterizada por ter duas células filhas que são geneticamente iguais entre si e iguais a célula mãe.

Há quatro fases no processo de MITOSE:

• Prófase

• Metáfase

• Anáfase

• Telófase

• Prófase: Fase preparatória onde os centríolos da células tendem a separar para os pólos do núcleo e os cromossomos começam a organizar-se ou individualizarem-se e condensar-se no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com