TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Danilla-p@hotmail.com

Dissertações: Danilla-p@hotmail.com. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  1.182 Palavras (5 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 5

No sistema contábil, o “passivo” é um termo que designa a obrigação da empresa para com terceiros. Essas obrigações são adotadas mesmo sem a ocorrência de cobrança, seja ela formal ou legal. No caso do passivo ambiental, menciona (FARIA, 2008, p. 01):Passivo ambiental pode ser definido como qualquer obrigação da empresa relativos aos danos ambientais causados por ela, uma vez que a empresa é a responsável pelas consequências destes danos na sociedade e no meio ambiente. Na prática, o passivo ambiental corresponde ao valor referente aos custos com a manipulação e tratamento de áreas contaminadas, resíduos, multas e outros custos advindos da não observância da legislação ambiental e de cuidados com o meio ambiente, assim como os custos relacionados ao atendimento das normas e certificações, incluindo, segundo algumas definições, a responsabilidade pela preservação de unidades de conservação (embora possa parecer contraditório), e o próprio dano físico causado (como um rio poluído, uma erosão, etc.). Enfim, passivo ambiental é igual à obrigação e custos.

Portanto, o que é ética? São os princípios que você e eu usamos para responder ao "Quero? Devo? Posso?" É preciso remarcar: isso não significa que você e eu não vivamos dilemas. Eles existem, e serão mais tranquilamente ultrapassados quanto mais sólidos forem os princípios que tivermos e a preservação da integridade que desejarmos.

Qual é a relação da ética com: a moral, a transparência e a verdade? De acordo com Sellanes (2013, p. 1):Ética é princípio; a moral, a transparência e a verdade, são aspectos de condutas específicas; Ética é permanente; a moral, a transparência e a verdade, são temporais; Ética é universal; a moral, a transparência e a verdade, são culturais; Ética é regra; a moral, a transparência e a verdade, são condutas da regra; Ética é teoria; a moral, a transparência e a verdade, são a prática.

A moral, assim como a ética, também é proveniente do grego ¿θος – “ethos” que significa costumes. Para Vázquez (2001, p. 49), a moral é “um conjunto de normas, aceitas livres e conscientemente, que regulam o comportamento individual e social dos homens”.

AS DIMENSÕES DE SUSTENTABILIDADE

SUSTENTABILIDADE MORAL – Considere-se aqui a prática dos princípios éticos; a credibilidade na representação individual e grupal.

SUSTENTABILIDADE SOCIAL – Qualidade de vida, equidade na distribuição de renda, diminuição da desigualdade social, Democracia e cidadania.

SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA – Encontramos aqui o público e o privado. Equilíbrio entre a produção e consumo, estabilidade e segurança, crescimento econômico, logística reversa.

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL – Redução dos resíduos tóxicos e poluição, Logística Reversa, Proteção ambiental, tecnologias limpas e mais eficientes. Respeito aos espaços geográficos considerando a fauna e a flora; Preservação da biodiversidade; respeito aos direitos e a integridade humana. (Incluem-se aqui todas as demais dimensões).

SUSTENTABILIDADE CULTURAL – Respeito às diferenças, alteridade, respeito na relação entre mudanças, às novas tendências e comportamento social.

SUSTENTABILIDADE ESPACIAL – Visão de futuro, equilíbrio entre o espaço urbano e rural, tecnologia, respeito ao meio ambiente.

SUSTENTABILIDADE POLÍTICA – Democracia e cidadania, maior participação da sociedade, descentralização e autonomia da população e dos governos locais.

COMO PODEMOS CONSIDERAR UMA ORGANIZAÇÃO COMO SENDO SUSTENTÁVEL E RESPONSÁVEL SOCIALMENTE?

São três os requisitos básicos: A empresa precisa sobreviver, portanto, suas ações e projetos devem ser economicamente viáveis. Não apenas no ponto de vista do lucro, mas na sua própria sustentação. No entanto, a empresa existe porque as pessoas as fazem existir. As pessoas são as empresas, tanto as que convivem internamente quanto as externamente. Portanto há uma obrigação social. Neste sentido, ela deve ser socialmente justa. Por outro lado, o meio ambiente tem participação em sua existência, devendo a empresa ser ecologicamente correta. Pois os recursos para a produção são retirados da natureza e aqui gera um passivo ambiental que acaba influenciando e retornando de forma negativa aos requisitos anteriores na economia, no social e no meio ambiente. Portanto, deve haver um equilíbrio nesses fatores mencionados para que a empresa possa ser considerada sustentável e responsável socialmente.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SUSTENTABILIDADE?

Segundo Blay (2010, p. 1), o conceito de sustentabilidade pode ser definido como: “suprir as necessidades da geração presente, sem reduzir as oportunidades das gerações futuras”.

É importante entender que, no aspecto do desenvolvimento sustentável, deve conciliar crescimento econômico e desenvolvimento econômico além da preservação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com