TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas De Pesquisa

Ensaios: Etapas De Pesquisa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  3.787 Palavras (16 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 16

4. DESCRIÇÃO DA PESQUISA

4.1. INTRODUÇÃO

Após a análise do referencial teórico que embasa este estudo e da caracterização do Setor de Alimentação Coletiva, passa-se a expor, neste capítulo, a pesquisa através da qual busca-se alcançar os resultados esperados para esta tese. O presente capítulo está dividido em sete seções, incluída esta introdução. A segunda seção representa a caracterização do estudo. Na terceira seção está exposta a Definição do Modelo de Análise, contemplando a explicitação da estruturação da pesquisa em quatro etapas, assim como a sua interação com a metodologia antropotecnológica. Expõe-se, ainda, a definição e construção das variáveis e dos instrumentos de coleta e análise dos dados. Forma, portanto, o embasamento metodológico geral desta pesquisa, posto que as questões metodológicas específicas de cada etapa estão descritas quando da sua exposição.

As seções posteriores apresentam a elaboração das informações referentes a cada uma dessas etapas, de acordo com os passos metodológicos e o delineamento teórico anteriormente definidos. A quarta seção contempla o Estudo Preliminar - Análise da Situação Francesa, com as informações e discussão das variáveis referentes ao ambiente externo, a França; e ao ambiente interno, as duas UANs utilizadas como referência, bem como uma análise integrada dessas informações.

A quinta seção contém o Estudo de Caso - Análise da Situação Brasileira, compreendendo as informações e discussão das variáveis do ambiente externo, o estado de São Paulo; e ao ambiente interno, a UAN utilizada como referência, com as informações sendo sistematizadas na análise integrada. Na sexta seção está enfocada a Identificação dos fatores relevantes para a adaptação da tecnologia transferida à situação analisada e na sétima seção a Formulação das Recomendações para a implantação de inovação tecnológica em alimentação coletiva no Brasil, ambas desenvolvidas a partir do contraponto entre a realidade analisada e o referencial teórico selecionado. Já na oitava seção são tecidas algumas considerações conclusivas do capítulo.

4.2. CARACTERIZAÇÃO DO ESTUDO

Este estudo configura-se pela sua natureza não experimental que, segundo Kerlinger (1979, p. 130) é a designação de "qualquer pesquisa na qual não é possível manipular variáveis ou designar sujeitos ou condições aleatoriamente".

Neste sentido, pode ser caracterizado como um estudo descritivo, pois nele pretende-se "descrever com exatidão os fatos e fenômenos de uma determinada realidade"(Triviños, 1987, p. 110). Para Rudio (1986, p. 55-7) a questão fundamental na pesquisa descritiva é que nesta modalidade o pesquisador procura conhecer e interpretar a realidade, sem nela interferir para modificá-la. Busca, então, descobrir e observar fenômenos, procurando conhecer sua natureza, sua composição, processos que o constituem ou nele se realizam. Os dados obtidos para análise e interpretação podem ser quantitativos, quando expressos mediante símbolos numéricos, ou qualitativos, utilizando-se palavras para descrever o fenômeno.

Esta pesquisa enquadra-se no último caso citado, como uma pesquisa qualitativa que, para Yin (1984, p. 25) tem a sua essência constituída por duas condições, quais sejam, o uso da observação detalhada do mundo natural feita pelo pesquisador e o fato de que esta observação é pautada necessariamente em um modelo teórico.

Bogdan apud Triviños (1987, p. 127-31) indica algumas características a serem tomadas como básicas, para uma pesquisa qualitativa e consideradas como reais, para o presente estudo, a saber:

a pesquisa qualitativa tem o ambiente natural como fonte direta dos dados e o pesquisador como instrumento-chave;

a pesquisa qualitativa é descritiva;

os pesquisadores qualitativos estão preocupados com o processo e não simplesmente com os resultados e o produto;

o significado é a preocupação essencial da abordagem qualitativa.

O campo de análise deste estudo é o setor de Alimentação Coletiva, considerando duas realidades distintas, quais sejam, França e Brasil. Na interação do modelo teórico utilizado com as condições de realidade encontradas, questões que serão analisadas quando da explicitação das fases da pesquisa, impõem-se a necessidade de realizar as observações em dois momentos distintos, o Estudo Preliminar que culmina com a Análise da Situação Francesa; e o Estudo de Caso, que resulta na Análise da Situação Brasileira.

O Estudo Preliminar é caracterizado pela sua natureza exploratória que, segundo Triviños (1987, p. 109), permite ao pesquisador aprofundar suas análises nos limites de uma realidade específica, buscando antecedentes e maiores conhecimentos sobre a mesma, a fim de subsidiar uma análise mais específica. Assim, esta etapa pode ser caracterizada como descritiva-exploratória, pois buscou-se, além do levantamento de uma situação, descrevê-la, conhecê-la e interpretá-la, como indica Rudio (1986, p. 55).

A segunda etapa é caracterizada como um Estudo de Caso que Bruyne et all (1991, p. 225-6) definem como uma análise intensiva, empreendida em organizações reais, com o objetivo de apreender a totalidade de uma situação. Para Yin (1984, p. 23) o estudo de caso é uma pesquisa empírica que engloba três características, quais sejam:

investigar um fenômeno contemporâneo dentro do contexto do mundo real;

as fronteiras entre o fenômeno e o contexto não se apresentam claramente evidentes;

múltiplas fontes de evidência podem ser utilizadas.

Este autor (p. 25) destaca quatro aplicações que podem ser evidenciadas para pesquisas através de estudos de caso, a saber:

explicar a ligação causal em intervenções no mundo real, que se apresentam como mais complexas que as estratégias de pesquisa experimentais ou de levantamentos;

descrever o contexto do mundo real, no qual a intervenção ocorre;

propiciar a avaliação do caso analisado, podendo viabilizar uma intervenção posterior;

explorar algumas situações nas quais a intervenção a ser avaliada não se apresenta claramente definida.

A partir do embasamento destas características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com