TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETAPAS DA PESQUISA

Tese: ETAPAS DA PESQUISA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/7/2013  •  Tese  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPAS DA PESQUISA

Toda pesquisa deverá ter executaras cada uma das etapas planejadas:

1 - Título

2 - Escolha do tema (O quê)

3 – Justificativa (Por quê)

4 - Delimitação do problema

5 - Determinação de objetivos (Para que)

6 - Hipóteses

7 - Fundamentação teórica

8 - Metodologia (como, com quem, onde, para que, etc)

9 - Cronograma de atividades

10 - Referências

1 Título

É o nome dado a pesquisa. Pode ter ainda um subtítulo que irá especificar a temática trabalhada, enquanto o título principal indica de forma mais geral o trabalho.

1.1 Escolha do Tema Delimitação do Problema (O quê)

Delimite o tema a ser trabalhado e divida-o em tema geral e tema específico, associando-os a fatos ou fenômenos.

2 Justificativa (Por quê)

Apresenta as razões para a realização da pesquisa. Deverá apontar:

a) O estágio em que se encontra o tema e seu desenvolvimento histórico;

b) O contexto onde o fenômeno/fato ocorre;

c) Que contribuições a pesquisa poderá trazer;

d) A relevância do tema proposto.

3 Delimitação do Problema

O problema de uma pesquisa é uma questão que não foi resolvida. Nesta etapa, deve-se refletir se é o que se quer trabalhar realmente é um problema e se vale a pena tentar encontrar uma solução para ele.

4 Determinação de Objetivos (Para que)

Determina qual a intenção do pesquisador ao propor a pesquisa. Sintetiza o que se pretende alcançar com a pesquisa. Os objetivos devem estar relacionados com a justificativa e o problema apontado.

O objetivo geral deve ser a síntese do que se pretende alcançar, enquanto que os objetivos específicos determinarão os detalhes, num desdobramento do objetivo geral.

Os objetivos informarão o que se propõe na pesquisa, ou seja, que resultados se pretende alcançar ou ainda qual a contribuição efetiva do trabalho proposto.

ATENÇÃO!

Os objetivos devem ser iniciados com um verbo no infinitivo e que possam indicar uma ação passível de mensuração. Exemplos:

determinar estágio de conhecimento: os verbos apontar, arrolar, definir, enunciar, inscrever, registrar, relatar, repetir, sublinhar e nomear;

determinar estágio de compreensão: os verbos descrever, discutir, esclarecer, examinar, explicar, expressar, identificar, localizar, traduzir e transcrever;

determinar estágio de aplicação: os verbos aplicar, demonstrar, empregar, ilustrar, interpretar, inventariar, manipular, praticar, traçar e usar;

determinar estágio de análise: os verbos analisar, classificar, comparar, constatar, criticar, debater, diferenciar, distinguir, examinar, provar, investigar e experimentar;

determinar estágio de síntese: os verbos articular, compor, constituir, coordenar, reunir, organizar e esquematizar;

determinar estágio de avaliação: os verbos apreciar, avaliar, eliminar, escolher, estimar, julgar, preferir, selecionar, validar e valorizar.

5. Hipóteses

As hipóteses são suposições a cerca do projeto proposto. É uma formulação possível de solução para um determinado problema. É uma “verdade provisória”, uma vez que consiste em uma afirmação que se faz sobre algo desconhecido e que surge a partir de um problema construído.

ATENÇÃO!

A hipótese é construída em uma sentença afirmativa.

6. Fundamentação Teórica

A Fundamentação Teórica deverá apontar a opção teórica que irá conduzir a investigação e informar os principais teóricos que serão consultados. Nesta etapa, deverão ser apresentados que estudos já foram realizados sobre o tema por teóricos. Deve-se, nesta etapa, revisar a literatura, para dar consistência à pesquisa. Assim, o pesquisador deverá levantar que outras publicações já foram feitas, registrar fontes, conteúdo das publicações e promover o diálogo com outros autores.

A Fundamentação Teórica permite que o pesquisador:

- Deixe o conhecimento empírico para encontrar pressupostos teóricos que sustentam sua ideia;

- Construa conceitos básicos que favoreçam a busca por resposta ao problema.

7. Metodologia

Neste momento, o pesquisador deverá especificar que método irá adotar para alcançar seus objetivos, optando por um tipo de pesquisa, definindo também o procedimento de coleta de dados. É na etapa da metodologia que se delimita a criatividade do pesquisador e se define como, com quem, onde, para que, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com