TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas da pesquisa científica

Tese: Etapas da pesquisa científica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/12/2013  •  Tese  •  2.270 Palavras (10 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 10

1- Fases da pesquisa científica.

R:

Escolha do Tema

A primeira tarefa na elaboração de uma pesquisa é a escolha do tema. Apesar de não faltarem opções a escolha sempre é uma tarefa muito difícil e angustiante para o pesquisador.

É necessário que o pesquisador faça uma lista de critérios para facilitar a priorização e escolha de um tema. Precisão, necessidade de melhor esclarecimentos, relevância do assunto são alguns critérios que podem ser utilizados.

A escolha pode ser de natureza intelectual, quando existe necessidade de conhecer melhor um tema, ou prática, quando deseja-se resolver um problema de forma mais eficiente. Pode ainda ser de interesse individual ou profissional.

Deve-se evitar a escolha de assuntos fáceis e sem interesse, no entanto, devem estar adequados com à capacidade e formação do pesquisador. Deve-se levar em conta também a disponibilidade de referências bibliográficas. Evite também assuntos que já foram pesquisados exaustivamente.

Delimitação do Tema

Existe uma grande tendência e escolha de temas com profundidade e complexidade que dificultam a tarefa do pesquisador. Deve-se delimitar um tema e focar a pesquisa em uma determinada perspectiva específica.

Para delimitação podemos utilizar a decomposição do tema em parte ou a definição de termos e conceitos que o envolvem. Podemos ainda combinar as duas metodologias para melhor delimitar o escopo da pesquisa a ser realizada ou ainda outras técnica qualquer disponível que facilite a delimitação.

Determinação dos Objetivos

O objetivo normalmente define a estratégia de coleta de informações, analise e forma de tratamento do problema a ser estudado.

Existem objetivos intrínsecos ou extrínsecos, sendo um o problema que o pesquisador deseja resolver e o outro uma solicitação de terceiros, respectivamente. Podemos dividi-los também em objetivos gerais e específicos.

Os objetivos gerais procuram determinar com clareza e objetividade o propósito do pesquisador em relação ao tema.

Os objetivos específicos aprofundam os objetivos gerais detalhando a intenção do pesquisador com o resultado do trabalho.

Formulação do Problema

Depois da escolha do tema a próxima fase e transformá-lo em um problema a ser resolvido.

Uma técnica muito utilizada e a formulação de perguntas sobre o tema escolhido. Devemos sair do discurso para questionamento do tema para entrarmos na pesquisa propriamente dita.

Descobrir o problema de um tema envolve significativamente questionar e levantar hipóteses para que seja possível penetrar profundamente no assunto e desenvolver a pesquisa e o conhecimento científico.

A formulação de um problema envolve a relação de duas ou mais variáveis que deverão ser estudados durante a pesquisa.

A formulação clara e precisa de um problema é fruto de uma revisão da literatura existente e da reflexão do pesquisador.

Pode-se partir de um objeto, fato ou fenômeno ou ainda uma série deles, de forma individual ou em conjunto, em busca de padrões e ou explicação do processo em que estão inseridos.

Ao formular um problema para pesquisa obtemos:

• Delimitação clara do tema e o tipo de resposta esperada;

• Reflexão sobre o assunto;

• Estrutura o roteiro para execução da pesquisa;

• Auxilia na estruturação do sistema de apontamentos;

• Discrimina de forma clara que tipo de apontamentos devem ser tomados.

Conhecimento prévio sobre o tema e mente criativa são pré-requisitos necessário para um pesquisador. Além disso deve-se existir responsabilidade com o progresso da ciência. A formulação do problema vai definir que passos que devem ser seguidos até o fim da pesquisa.

Formulação da Hipótese

Em termos gerais, hipótese consiste em supor conhecer uma verdade ou explicação sobre uma fato, objeto ou acontecimento pesquisado. Na prática a hipótese direciona o pesquisador em seu trabalho de pesquisa.

Podemos obter hipóteses pela experiência do pesquisador ou por dedução baseada em fatos conhecidos.

Podem ser classificadas em indutivas, caso sejam supostas a partir de fatos conhecidos ou analógicas, caso inspiradas por semelhanças a outros fatos, objetos ou acontecimentos.

Como características gerais as hipóteses deve:

• Não contradizer nenhuma verdade já explicada anteriormente e aceita como tal;

• Deve ser simples;

• Deve ser sugerida e verificada pelos fatos.

A hipótese, como verdade provisória, relaciona duas ou mais variáveis do problema que está sendo pesquisado.

Em ciência e por consequência na pesquisa científica é essencial para explicação dos fenômenos o relacionamento de variáveis.

Podemos classificar as variáveis em relação a sua importância da seguinte forma:

• Variável independente – fator ou causa

• Variável dependente – consequência ou efeito

• Variável interveniente – altera a variável dependente sem que haja modificação na variável independente

A hipótese deve explicar como o máximo de precisão as relação entre as variáveis e o fenômeno, fato ou objeto estudado.

Estudos Exploratórios – Levantamento Bibliográfico

Praticamente todo conhecimento humano existente pode ser encontrado nos livros ou em outros meios de armazenamento de mídias magnéticas ou eletrônicas. A pesquisa bibliográfica tem como objetivo a busca das respostas existente sobre o problema estudado.

Por definição, os documentos são a base do conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com