TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

De Que Se Ocupa A Pedagogia

Dissertações: De Que Se Ocupa A Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2014  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 4

A IDENTIDADE DA PEDAGOGIA: UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO

Para muitas pessoas, inseridas no contexto educacional ou não, a ideia sobre o conceito, finalidades e atribuições da Pedagogia no universo escolar é a de que ao profissional habilitado nesta área compete essencialmente o ato de ensinar as crianças. Entende-se que a sua função não está diretamente relacionada à sala de aula, ao dia a dia em contato com o processo de aprendizagem do educando, mas independente do ambiente, cabe ao pedagogo desenvolver metodologias e práticas de ensino e aplicá-las. Ou se não, ensinar ao professor a forma de aplicar, o que significa que, ainda assim, não se desvencilha o fazer pedagógico do pressuposto que este ramo da educação consiste em especificamente ensinar.

Acompanhando sua evolução histórica, desde as primeiras obras que fundamentam a pedagogia, a base de formação dos profissionais para atuarem nesta área referem-se às práticas e metodologias de ensino. Não obstante, a própria gênese da palavra nos remete aos processos de ensino aprendizagem (“paidós” significa criança) voltados ao educando, uma vez que a educação do âmbito escolar existe em razão e em função destas.

O que se percebe atualmente no interior das escolas e nas atribuições destinadas ao pedagogo é que este profissional absorve inúmeras funções de cunho administrativo, de orientação de professores e alunos, de atendimento aos pais, acompanhamento de planos de trabalho docente, exercendo atividades relacionadas também a parte documental e organizacional das instituições de ensino. Parece que dentro de uma escola, todos os profissionais que nela atuam tem sua função pré-definida, sem conflitos entre uma e outra, enquanto ao pedagogo cabe responsabilidades sobre cada uma delas.

Desta forma, o impasse em relação ao conceito e finalidades da pedagogia reside na aplicabilidade da sua prática no contexto educacional, ou seja, tratando-se de uma ciência da educação ou ao ato puramente educativo.

A legislação em vigor nos dá indícios sobre a prática da pedagogia enquanto responsável pela competência do ensino. De acordo com as Diretrizes Curriculares (Resolução CNE/CP)

Art. 2º As Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia aplicam-se à formação inicial para o exercício da docência

na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

§ 1º Compreende-se a docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da Pedagogia, desenvolvendo-se na articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo (BRASIL, 2006, p. 11, grifo nosso).

Percebe-se, desta forma, que a base legal da pedagogia consiste na responsabilidade pela docência, que constitui-se, em tese, pelo ato de desenvolver e aplicar diferentes metodologias cujo objetivo final é o processo ensino aprendizagem.

Assim, a pedagogia enquanto ciência permanece historicamente sem identidade própria, fato este comprovado pelas inúmeras funções que seus profissionais desempenham nos estabelecimentos de ensino.

Sabe-se que atualmente os campos de atuação da pedagogia são vastos e muitos ainda em processo de descoberta. Além da escola, existe a pedagogia no espaço empresarial, hospitalar, nos recursos humanos, na assistência social dentre outros, o que sinaliza, ainda que timidamente, que sua finalidade não está centrada especificamente nos espaços escolares e na criança, mas trata-se de uma área fundamentada no ato reflexivo que sistematiza e norteia os processos sociais em que reside a educação. Isto significa que corresponde a uma ciência voltada à prática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com