TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Declaração de valor agregado ou saldo social por lei

Tese: Declaração de valor agregado ou saldo social por lei. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Tese  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 3

E as empresa são obrigadas também a realizar a Demonstração do Valor Adicionado ou balanço social a partir da lei n.11.638/07. Compreende o perfil social da empresa; relações de trabalho dentro da empresa (quantidade de empregados, sexo, escolaridade, encargos sociais, gastos com alimentação, educação, saúde do trabalhador, previdência privada); tributos pagos; investimentos para a comunidade (em cultura, esporte, habitação, saúde pública etc.); investimento no meio ambiente etc. se subtrairmos das vendas todas as compras de bens e serviços, teremos o montante de recursos que a empresa gera para remunerar salários, juros, impostos e reinvestir em seu negócio. Esses recursos financeiros gerados levam–nos a contemplar o montante de valor que a empresa está agregando, isto é, adicionando como conseqüência de sua atividade. Este é o PIB da empresa.

Podemos concluir que as demonstrações financeiras ou contábeis é que vão dar aos usuários as condições necessárias para saberem se a mesma é uma entidade que vai permanecer no mercado ou não e quanto será benéfico investir em todos os sentidos na mesma. Portanto as demonstrações contábeis devem ser feitos por profissionais muito bem habilitados, que conheçam claramente as normas contábeis para a formulação do mesmo.

Capítulo 2

Os princípios fundamentais da contabilidade são os conceitos básicos que constituem o núcleo essencial que deve guiar a profissão na consecução dos objetivos da contabilidade, que consistem em apresentar informação estruturada para os usuários.

Os princípios contábeis permitem aos usuários fixar padrões de comparação e de credibilidade em função do reconhecimento dos critérios adotados para a elaboração das demonstrações financeiras. Aumentam a utilidade dos dados fornecidos e facilitam a adequada interpretação entre empresas do mesmo setor. O Conselho Federal de Contabilidade determinou os seguintes princípios fundamentais de contabilidade.

1. Princípio da Entidade

A contabilidade é mantida para a empresa como uma entidade identificada, registrando os fatos que afetam o seu patrimônio e não o de seus titulares, sócios ou acionistas. Esse princípio afirma a autonomia patrimonial evidenciando que este não se confunde com aqueles de seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade e instituições.

2. Princípio da Continuidade

O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância. As demonstrações financeiras são estáticas e não podem e não devem ser desvinculadas de períodos anteriores e subseqüentes.

3. Princípios da oportunidade

O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

4. Princípios do Registro pelo valor original (Custo Histórico)

Os componentes do patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expressos a valor presente na moeda do país.

5. Princípio da atualização Monetária (Foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com