TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Defesa Casamento Homoafetivo

Monografias: Defesa Casamento Homoafetivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 2

O casamento homoafetivo pode ser realizado no Brasil, pois não existe lei que proíba a união homossexual e também não menciona o sexo dos nubentes. Para a celebração de o casamento existir juridicamente, é necessária a celebração perante autoridade legal, ou seja, uma autoridade competente e o consentimento manifestado pelos noivos.

De acordo com a Carta Magna “o matrimonio, não foi instituído apenas para o fim da procriação” a união consiste na expressão de um amor. A mesma apresenta que “para efeito de proteção do estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento”, no entanto não está expresso que o homem deve casar com a mulher e a mulher com o homem. Diz apenas que o homem e a mulher podem se casar. A lei é clara: “é dever de o Estado promover o bem de todos, vedada qualquer discriminação não importando de que ordem ou tipo” a orientação sexual das pessoas não desmerece seu valor ou caráter. Uma vez que a Carta Magna esta acima do código civil, e se a constituição por sua vez não menciona o sexo dos nubentes, então não pode se ater no diploma civil, uma vez que hierarquicamente é inferior a lei maior. No entanto, se não há o que distingue o sexo dos noivos quando a lei trata de casamento, então é permitido que ocorra o casamento entre homossexuais no Brasil.

É valido lembrar que, há princípios que visam à igualdade e dignidade, portanto os homossexuais podem ser incluídos no âmbito do casamento “Violar um principio é muito mais grave que transgredir uma norma.” Negar o casamento a homossexuais é ir contra o sistema jurídico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com