TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deficiência Intelectual

Casos: Deficiência Intelectual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  1.427 Palavras (6 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 6

DEFICIENCIA INTELECTUAL

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho realiza uma analise a respeito de literatura cientifica sobre afetividade e a dimensão afetiva em casos com deficiência intelectual. O lúdico ganha destaque no cenário educacional por ser uma atividade que agrada a maioria das crianças, além de poder contribuir para a promoção do desenvolvimento integral da mesma, proporcionando uma aprendizagem mais significativa. Já a dimensão afetiva vem colaborar e muito no trabalho pedagógico em função das relações interpessoais em que ocorre a aprendizagem, seja do professor com os alunos ou entre os próprios alunos. Valorizar as atividades lúdicas e a dimensão afetiva das crianças é de extrema relevância para o desenvolvimento e a aprendizagem das mesmas, justificando a importância de abordar esse tema.

A Educação Inclusiva não é uma moda passageira. Ela é o resultado de muitas discussões, estudos teóricos e práticas que tiveram a participação e o apoio de organizações de pessoas com deficiência e educadores, no Brasil e no mundo. Fruto também de um contexto histórico em que se resgata a Educação como lugar do exercício da cidadania e da garantia de direitos.

1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA E JUSTIFICATIVA

Este trabalho se justifica pela necessidade de entender as deficiências intelectuais no contexto escolar, explorando a afetividade como recurso pedagógico.

1.2 ABORDAGEM GERAL DO PROBLEMA

A Educação Inclusiva vem para substituir a escola tradicional, na qual todos os alunos precisavam se adaptar ao mesmo método pedagógico e eram avaliados da mesma forma. Quem não se enquadrasse, estava fora dos padrões considerados aceitáveis e era encaminhado para a classe especial, para a escola especial ou, simplesmente, acabava desistindo de estudar.

As crianças com qualquer deficiência, independentemente de suas condições físicas, sensoriais, cognitivas ou emocionais são crianças que têm necessidade e possibilidade de conviver, interagir, trocar, aprender, brincar e serem felizes, embora, algumas vezes, por caminhos ou formas diferente

Essa forma diferente de ser e agir é que as torna ser único, singular. Devem ser olhadas não como defeito, incompletude ou incapacidade, mas como pessoas com possibilidades e dificuldades que podem ser superadas ou minimizadas.

Incluir é muito mais que inserir um aluno com necessidades especiais no ensino regular, e sim é assumir um compromisso de prepará-lo para sua inserção na sociedade.

1.3 QUESTÃO DE PESQUISA

Compreender as deficiências intelectuais no contexto escolar.

1.4 OBJETIVOS

Este trabalho tem como objetivo geral realizar um levantamento sobre as deficiências intelectuais no contexto escolar, compreender a importância do aprendizado da criança com deficiência intelectual e como ocorre o processo de inclusão do mesmo no ensino regular.

E como objetivos específicos:

- Analisar um recorte da história da educação especial no Brasil;

- Compreender as Politicas Públicas para os deficientes intelectuais;

- Rever a importância da afetividade no desenvolvimento escolar dessas crianças.

1.5 PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

A inclusão da criança com necessidades especiais é uma realidade em nossas escolas, sabe-se também que os professores estão encontrando grandes dificuldades para desenvolver um trabalho de relevância junto a estes educandos. Para Silveira “A deficiência intelectual é um enorme desafio para a Educação na escola regular e para a definição do conceito de apoio educativo especializado, pela própria complexidade que a envolve e pela grande quantidade e variedade de abordagens que podem ser utilizados para entendê-la”.

O aluno com deficiência Intelectual tem sua própria maneira de sistematizar o conhecimento e o mundo a sua volta, muitas vezes não consegue acompanhar os alunos ditos “normais”, pelo ensino ofertado pelo sistema escolar vigente, estes na maioria das vezes são vistos como incapazes de “aprender”

Um dos objetivos dos educadores da educação especial é mudar esta mentalidade diante da sociedade e do próprio sistema escolar.

1.6 FATORES QUALITATIVOS DE ANÁLISE

Para esta pesquisa serão utilizadas as técnicas de analise de conteúdo, analise qualitativo, e interpretativo de textos e estudos comparativos de textos.

Para o tratamento dos dados será feito a analise a interpretação fundamentado nos pressupostos teóricos.

1.7 METODOLOGIA

Este trabalho será desenvolvido por pesquisa que segundo Lakatos e Marconi (1987, p. 66), a pesquisa bibliográfica: [...] trata-se do levantamento, seleção e documentação de toda bibliografia já publicada sobre o assunto que está sendo pesquisado, em livros, revistas, jornal, boletins, monografias, teses, dissertações, material cartográfico, com o objetivo de colocar o pesquisador em contato direto com todo o material já escrito sobre o mesmo.

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A integração é o princípio fundamental que rege os direitos da educação especial proposta nessa lei. De acordo com esse princípio, as escolas devem acolher a todas as crianças independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sensoriais, emocionais, linguísticas e outras.

Para que isto ocorra faz-se necessário uma adaptação da escola para atender esses educandos, como também o preparo técnico e psicológico do quadro funcional, pois esses profissionais sem o devido preparo não conseguirão desenvolver um bom trabalho. As escolas devem adequar-se a todos os alunos, adaptar-se aos diferentes estilos e ritmos de aprendizagem e assegurar um ensino de qualidade.

Durante muito tempo, as pessoas com limitações cognitivas foram denominadas excepcionais. O termo nasceu como tentativa de valorizá-las e protegê-las, mas as práticas que se seguiram, mesmo quando imbuídas das melhores intenções, contribuíram para excluir ainda mais este segmento da sociedade. De lá para cá,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com