TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definir o conceito de organização

Tese: Definir o conceito de organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Tese  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 2

aluna adm: Mariana Luiza Ferreira de Araújo

exercicíos

1- Defina o conceito de organização. Qual é a importância da estrutura organizacional? O que mostra um organograma?

Podemos definir organização como um conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, seja em grupo, seja individualmente, mas de forma coordenada e controlada, atuando num determinado contexto ou ambiente, com vista a atingir um objetivo prédeterminado através da afetação eficaz de diversos meios e recursos disponíveis, liderados ou não por alguém com as funções de planear, organizar, liderar e controlar. A estrutura organizacional é de grande importância para empresas de pequeno, médio, e principalmente, grande porte, pois fazer uma distribuição de cargos para uma quantidade excessiva de funcionários é necessário ter critérios de avaliação para comandar certo departamento e certa função. Organograma é um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização.

2- Em que consiste o prcesso de organização?

Organizar é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de objetivos pretendidos. O processo administrativo da “organização” tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas, segundo algum critério ou princípio de classificação. Um conjunto organizado segundo algum tipo de critério é uma estrutura.

3- O que é a amplitude de controle e que fatores influenciam sua extenção?

Também denominada amplitude administrativa ou ainda amplitude de supervisão, referese ao número de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente, de maneira efetiva e adequada. Diversos fatores influenciam na amplitude administrativa de uma organização, os quais podem ser divididos em quatro grupos: características do chefe, características dos subordinados, características organizacionais e natureza das tarefas a serem realizadas.

4- Quais são as formas de departamentalização mais comuns nas organizações e quais suas vantagens e desvantagens?

5- Contrates centralização e formalização.Como esses elementos influenciam outros elementos estruturais ou são influenciados por eles?

6- Qual é a diferença entre autoridade e poder? Quais são os tipos de poder que você conhece? Quais são suas manifestações na estrutura organizacional?

7- Em que consiste uma estrutura funcional? E uma estrutura divisional? Quais sã as principais diferenças e semelhanças entre elas?

8- De que forma a estrutura matricial combina a estrutura funcional e divional? Alguns autores afirmam que esse tipo de estrutura causa mais problemas do que os soluciona.Você concorda com essa afirmação?

9- O que é uma organização em rede? Faz sentido esse tipo de estrutura? Como seria seu organograma?

10- Quais são as principais diferenças entre o modelo orgânico eo modelo mecanicista?

11- Por que a estrategia condiciona a estrutura?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com