TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de transação Definir

Seminário: Conceito de transação Definir. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Seminário  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  874 Visualizações

Página 1 de 3

Conceito de Envolvente Transaccional

O meio envolvente transaccional refere-se a um conjunto de elementos externos à organização mas que têm influência sobre a sua actividade e o seu desempenho devendo, por isso, ser tidas em consideração aquando da fixação de objectivos organizacionais e aquando da adopção de estratégias e políticas de actuação. Os principais elementos que compõem o meio envolvente transaccional de qualquer organização são:

- Clientes: representam os consumidores actuais e potenciais dos bens e serviços oferecidos pelo sector; podem ser clientes particulares ou outras organizações; em conjunto constituem o mercado ou a procura.

- Concorrentes: correspondem aos competidores actuais ou potenciais, bem como produtores de produtos ou serviços substitutos (que satisfazem as mesmas necessidades do mercado); em conjunto, constituem a indústria ou a oferta.

- Fornecedores: representam os agentes económicos que prestam serviços ou vendem produtos ou serviços ao sector; incluem-se os fornecedores de matérias-primas, de energia, de máquinas e equipamentos, de serviços de outsourcing, entre outros.

- Comunidade: são organizações, indivíduos e factores que partilham recursos e têm interesses directa ou indirectamente relacionados com o mercado e a indústria, ou cuja actuação interfere com o desempenho da organização; incluem-se neste grupo os sindicatos, a comunicação social, as organizações financeiras, entre outras.

Envolvente transacional- é tomado pelas pessoas ou entidades, que se estabelecemrelaçoes directas com a empresas.

Exemplos: fornecedores, clientes, colaboradores, estado, bancos,…

Envolvente contextual – é o meio em que a empresa está inserida, a quem ela influencia e que influencia a empresa.

Exemplos: cultura, religião, ambiente, leis, saúde,…

Origens

As primeiras empresas transnacionais surgiram no final do século XIX. Elas atingiram o auge de atuação mundial após a Segunda Guerra Mundial.2

No Brasil, a entrada de empresas multinacionais começou a ganhar importância durante o governo de Juscelino Kubitschek, quando o país procurou atrair montadoras de veículos estrangeiras. Neste governo, instalaram-se no Brasil as empresas Toyota, Volkswagen, Willys e outras. As montadoras norte-americanas Ford e GM já possuiam linhas de montagem de veículos no Brasil desde 1919 e 1925, respetivamente.

Empresa transnacional

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa

Restaurante McDonald's em Guantánamo, Cuba

Exemplo de multinacional integrada horizontalmente.

Abaixo, expansão cronológica de McDonald's:

Anúncio da Coca-Cola com soldados americanos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com