TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Para definir o conceito de gestão do conhecimento

Tese: Para definir o conceito de gestão do conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  Tese  •  1.506 Palavras (7 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 7

1. DEFINA O CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

A era do conhecimento se baseia no homem valorizando-o sem deixar de vislumbrar a qualidade e a otimização dos processos. Essa nova era objetiva transformar o conhecimento da organização e seus ativos intangíveis em valor, competitividade e fatia de mercado, acompanhar e analisar as rápidas mudanças de tecnologias, formular políticas de desenvolvimento que criem crescimento sustentável e gerem novas vantagens competitivas, inovação e empreendedorismo. Sendo esses conhecimentos inesgotáveis e de fontes renováveis, se constituem num subsidio importante para as empresas, auxiliando a tomada de decisões, estratégicas e criando condições para a viabilização de seus objetivos e o cumprimento de sua missão crítica corporativa.

Esses conhecimentos, competências, habilidades e rede social constituem o capital intelectual da empresa, o qual é um dos responsáveis pela alta diferenciação entre seu valor de mercado e o presente em seu balanço patrimonial contábil. As contradições, as inconsistências, as oposições não são alheios ao conhecimento, pois o mesmo é formado por dois componentes: Explícito (expresso em palavra, números ou sons, compartilhado na forma de dados, recursos visuais, especificações, produtos ou manuais). Tácito (não facilmente visível e explicável altamente pessoal e difícil de formalizar e está profundamente enraizado nas ações e na experiência do indivíduo). A implantação da gestão do conhecimento a estratégia organizacional deve ser garantida e implantada pela alta gerência a quem deve ser subordinado. Para manter uma empresa organizada e bem sucedida é importante que os funcionários trabalhem em equipe e entendam que um setor depende do outro. Um exemplo é que em uma empresa de engenharia os profissionais têm a oportunidade de participar de cursos, até fora do país, isso é muito importante para o crescimento da empresa e do empregado, pois são adquiridos novas experiências, técnicas e conhecimentos. Como as condições não eram suficientes para privilegiar a todos, somente participavam alguns do grupo. No retorno de cada curso era necessário repassar aos colegas o resumo destes novos

conhecimentos. O pensamento da empresa sempre foi de apresentar tudo isso de maneira fácil a todos. Depois de muita conversa chegaram à conclusão de montar uma rede privada para acesso interno, onde todos teriam acesso as informações postadas. Mas até tudo isso ser encaminhado foi preciso investir em programas e programadores. No início o acesso foi pouco, então foram fazendo algumas alterações nos programas e tornando mais interessantes e com muito mais informações. Todo este investimento com certeza é para ampliar novos conhecimentos aos empregados e para que cada um exponha também suas experiências. O objetivo deste sistema que foi implantado e aprimorado foi apresentar esta criação de conhecimento em uma organização.

Usar suas experiências também é importante para os outros, pois toda a informação absorvida serve de acréscimo em nossas vidas. Todo este desenvolvimento não seria possível sem a colaboração dos participantes destes grupos de trabalho, pois foram várias etapas até concretizar o objetivo da empresa de repassar os conhecimentos adquiridos nas viagens até os colegas para formar excelentes profissionais. Então podemos afirmar que a estrutura da organização junto com suas ações e todo o processo de conversão do conhecimento, que ocorre interna e externamente a ela, constituem os quatro elementos fundamentais do processo de gestão e são responsáveis pelo sucesso e implantação da empresa. Assim elementos fundamentais devem trabalhar integrados, sintonizados, sincronizados e conduzir todo o processo de gestão. A integração e o relacionamento entre esses quatro elementos que são inseparáveis e ilustram o processo de gestão de conhecimento numa organização e são elas: estrutura a base o alicerce da gestão do conhecimento, onde se fundamenta todo o processo e concentram todas as características estruturais e estratégicas da organização. Ações; as ações que devem ocorrer na empresa para garantir o sucesso da estrutura e propicia a conversão do conhecimento. Conversão do conhecimento: depende da ocorrência de ações na organização e é imprescindível para a criação e difusão do conhecimento, interna e externa a empresa e para

a criação desses ativos intangíveis que depende da ocorrência com sucesso de todos os demais. A interação entre elas se torna cada vez mais forte a medida que se encaminha para o ápice nos ativos intangíveis da empresa, onde envolvem uma intensa troca de conhecimento e uma forte interação entre as pessoas e estão diretamente relacionados aos sucessos da implantação dos outros elementos fundamentais da gestão do conhecimento.

Que são eles:

• Socialização: é a troca de conhecimento tácito, estimula, facilita e propicia o compartilhamento de suas experiências, sendo que um indivíduo pode adquirir conhecimento de outro, mesmo sem usar alguma linguagem. Um exemplo prático disto seria a relação entre um estagiário e seu orientador. Um outro a pesquisa de comportamento de clientes, pois quando se obtém informações deste tipo elas podem ser incorporadas aos produtos e serviços.

• Externalização: conversão do conhecimento tácito para o explicito, a qual transforma um conhecimento pessoal e subjetivo em outro transmissível e articulável, este conhecimento pode ser expresso através de gráficos, símbolos ou outros recursos. É um processo muito importante pois cria novos conceitos, um exemplo disto é a fabricação de cartuchos de impressora.

• Combinação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com