TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição De Grupo

Dissertações: Definição De Grupo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 2

Antes de mais nada precisamos entender o que é um grupo. Para ROBBINS (2005, pág. 186) “um grupo é definido como dois ou mais indivíduos, interdependentes e interativos, que se reúnem visando a atingir determinado objetivo.” Os grupos podem ser formais ou informais.

Grupos formais são definidos pela estrutura da organização, com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas. Nestes grupos, o comportamento das pessoas é estipulado e dirigido em função das metas organizacionais. Os grupos informais são alianças que não são estruturadas formalmente nem determinadas pela organização. Esses grupos são formações naturais dentro do ambiente de trabalho, que surgem em resposta à necessidade de contato social.

Os grupos possuem uma estrutura que modela o comportamento de seus membros e torna possível a explicação e a previsão de boa parte do comportamento dos indivíduos, bem como do desempenho do grupo em si. Podemos citar entre elas os papéis, as normas, o status e o seu grau de coesão. Os papéis são o conjunto de padrões comportamentais esperados, atribuídos a alguém que ocupa uma determinada posição em uma unidade social. As normas são padrões aceitáveis de comportamento que são compartilhados por todos os membros do grupo. O status é a posição social definida ou atribuída pelas pessoas a um grupo ou a membros de um grupo. E a coesão é o grau em que os membros são atraídos entre si e motivados a permanecer como grupo.

Grupos e equipes não são a mesma coisa. O grupo tende a trabalhar voltado para um mesmo objetivo, com papéis e funções definidos. Completamente diferente do grupo, na equipe os membros estão voltados para os mesmos objetivos com papéis e funções bem definidas e uma série de fatores positivos, como criatividade, sinergia, habilidades, troca de experiências, etc.

Assim, de acordo com MAXIMIANO (2000), “o desenvolvimento de equipes ocorre quando as competências dos integrantes de um grupo são aprimoradas, com o propósito de torná-lo um grupo de alto desempenho.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com