TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demonstração do funcionamento do processo logístico da MTR Transportes

Resenha: Demonstração do funcionamento do processo logístico da MTR Transportes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Resenha  •  2.237 Palavras (9 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 9

Este trabalho tem como principal objetivo demonstrar o funcionamento do processo de logístico da empresa MTR Transportes. Iremos destacar a importância do processo de logística da empresa e como aprimorar o processo de distribuição, com a finalidade de aperfeiçoar todo o processo e ainda obter uma redução custos. Explanaremos ainda sobre a importância de um setor de logística nas empresas e como a má administração da logística pode trazer prejuízos financeiros e causar uma péssima imagem aos clientes.

A metodologia utilizada foi de pesquisa bibliográfica e internet.

Nome da Empresa: MTR Transportes, Ltda.

Localização: BR 101 - Km 33, Joinville, SC - Brasil

Segmento: Transportes Rodoviários

Porte: Grande

Movidos pela qualidade e comprometidos com a excelência.

Mais de 30 anos de experiência e uma trajetória marcada por crescimento e conquistas, o Grupo MTR é referência em transporte e logística de carga fracionada no Brasil. Com uma equipe qualificada e as mais modernas tecnologias, desenvolve soluções inovadoras e inteligentes, garantindo segurança e agilidade para atender as necessidades do mercado de cargas fracionadas.

Com filiais distribuídas entre sul e sudeste brasileiro, a MTR possui frota equipada com sistema de rastreamento que monitora e acompanha os veículos em suas rotas. São mais de 1.000 colaboradores em constante treinamento, atualização e suporte que oferecem ao mercado agilidade e alta tecnologia nos segmentos de vestuário, cosmético, perfumaria e higiene, automotivo, tecnologia e farmacêutico.

Missão - A MTR tem como missão atender as necessidades de seus clientes através de serviços especializados de transporte e distribuição que excedam as expectativas.

Visão - Crescimento constante da empresa através de permanente desenvolvimento de seus colaboradores, progresso de seus clientes e da comunidade em que atua, alcançando assim o êxito almejado.

Valores e Princípios

1 – Gerenciamento e desenvolvimento constante dos recursos humanos.

2 – Gestão eficiente através de decisões de consenso.

3 – Comprometimento com a melhoria do desempenho e desenvolvimento.

4 – O produto do cliente é, para nós da MTR, valor que é tratado com zelo e carinho.

5 – A qualidade real e autêntica nas coletas, entregas e informações.

6 – Posturas éticas em todos os relacionamentos.

7 – Cumprimento das obrigações.

Produtos comercializados: Transporte de carga de terceiros

Público-Alvo: Empresas de médio e grande porte

Contato da Equipe na Empresa: Jeancarlo de Mira, Assistente Administrativo.

Rede Logística (Anexo1)

01 - Cliente faz contato com o setor comercial via email solicitando uma cotação com as informações disponíveis na nota fiscal, peso e dimensões aproximadas. 02/03 - Cliente agenda sua coleta. Assim que esta informação é registrada em nosso sistema, uma rota de coleta começa a ser estudada com a finalidade de atender a todos os clientes, no menor tempo possível, economizando combustível. 04/05 - Veículo a ser utilizado é abastecido deslocado até o local de coleta, onde terá a função de conferir a mercadoria e a nota fiscal. 06 - Uma vez que a mercadoria é descarregada no armazém, o CTO (conhecimento) é emitido. Então serão efetuados a etiquetagem, cubagem, triagem e agendamento. Assim que todos estes procedimentos estão prontos, a mercadoria é lida com o leitor de código de barras e embarcada. 07 - O veículo a ser utilizado na entrega é abastecido e deslocado até o cliente/destino. 08/09 - Ao entregar a mercadoria o cliente fará a inspeção, assinará o comprovante de entrega que irá retornar à filial para dar baixa ao conhecimento emitido. 10 - Para finalizar o procedimento, o comprovante de entrega é enviado ao remetente junto com o boleto bancário.

A principal matéria prima utilizada pela MTR é o combustível, que é recebido semanalmente e armazenado na filial. Também são utilizados palettes para facilitar o manuseio das mercadorias, esses em sua grande maioria são feitos de madeira. A MTR possui um contrato com fornecedores de materiais do expediente: tonner de impressora, papel - para os processos do princípio ao fim das entregas de mercadoria, etiquetas "ribbon" - para identificar toda a mercadoria transportada pela MTR e plástico filme - para envelopar as mercadorias. A MTR também possui um website onde o cliente pode rastrear sua mercadoria 24 horas por dia, desde a coleta até a entrega.

Fluxo De Caixa Relevante

Taxa de Mínima Atratividade (TMA) - Para escolher entre vários investimentos é necessário estipular uma TMA. Se só houvesse uma única área de investimento, ou seja, se o empresário só pudesse investir na poupança, não haveria variáveis para outros tipos de investimento, assim essa seria a taxa mais atrativa para ele. Se um investidor tiver várias possibilidades para aplicar seu capital, deverá estipular uma Taxa Mínima, sendo está o investimento mais seguro para sua aplicação.

Na escolha de um investimento, o investidor deve buscar um que tenha uma taxa superior à TMA, pois devido ao risco ser maior, o rendimento auferido também deve ser maior, um investimento só se tornará atrativo se o retorno obtido nesse seja maior que a TMA, pois se não for, não haverá lógica em investir-se dinheiro em um negócio mais ariscado e com taxa de retorno menor.

Taxa Interna de Retorno (TIR) - Quando há o desejo de realizar-se um investimento, deve-se ter em mente a taxa de retorno que deseja obter com o mesmo, ou seja, a TIR (taxa interna de retorno). “TIR é a taxa necessária para igualar o valor de um investimento com seus respectivos retornos futuros ou saldos de caixa.” A taxa interna de retorno pode ser calculada sobre uma estimativa de 10 anos, período que é considerado como vida útil de um investimento.

Esta taxa de retorno do investimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com