TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demonstrações Contabeis

Exames: Demonstrações Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  2.060 Palavras (9 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1OS PRINCIPAIS LIVROS UTILIZADOS NA CONTRABILIDADE 5

1.1O LIVRO RAZÃO 5

1.2O LIVRO CAIXA 5

1.3O LIVRO DIÁRIO 5

1.4LIVRO DE REGISTRO DE INVENTARIO 6

1.5LIVRO REGISTRO DE ENTRADAS DE MERCADORIAS 7

1.6LIVRO REGISTRO DE SAÍDAS DE MERCADORIAS 7

1.7LIVRO DE APURAÇÃO DO ICMS 7

1.8LIVRO DE APURAÇÃO DO IPI 7

1.9LIVRO DE APURAÇÃO DO LUCRO REAL 8

1.10LIVRO REGISTRO DE ENTRADAS DE IPI 8

1.11LIVRO DE REGISTRO DE SAÍDAS DE IPI 8

1.12LIVRO REGISTRO DE EMPREGADOS 8

1.13LIVRO DE REGISTRO E APURAÇÃO DO ISS 9

1.14LIVRO DE CONTROLE DE ESTOQUES 9

1.15O LIVRO CAIXA E O IMPOSTO DE RENDA 9

1.16LIVROS COMERCIAIS 9

1.17LIVROS FISCAIS: 9

2CLASSIFICAÇÃO DOS LIVROS 10

2.1SEGUNDO A NATUREZA 10

2.2SEGUNDO A SUA UTILIDADE 10

3CONSERVAÇÃO DE LIVROS E COMPROVANTES 11

CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

INTRODUÇÃO

As Demonstrações Contábeis são preparadas e apresentadas para usuários externos em geral, tendo em vista suas finalidades distintas e necessidades diversas.

As Demonstrações contábeis são parte integrante das informações financeiras divulgadas por uma entidade. O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui normalmente, o balanço patrimonial, a demonstrações do resultado do exercício, a demonstração das mutações na posição financeira (demonstrações dos fluxo de caixa, de resultado abrangente ou alternativa reconhecida e aceitável).

As Demonstrações Contábeis também englobam notas explicativas, quadros Suplementares e outras informações.

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

As demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data. O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. “As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados.”

COMPONENTES

Um conjunto completo de demonstrações contábeis inclui os seguintes componentes:

* Balanço Patrimonial

*Demonstração do Resultado

* Demonstrações do lucros e prejuízos acumulados,podendo ser substituído, pela demonstração das mutações do patrimônio Liquido.

* Demonstrações dos fluxos de Caixa

* Demonstração do valor Adicionado, se divulgada pela entidade

* Notas Explicativas, incluindo a descrição das práticas Contábeis.

BALANÇO PATRIMONIAL

o Balanço Patrimonial é constituído pelo Ativo, pelo Passivo e pelo Patrimônio Líquido.

O Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.

O Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.

O Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo. Quando o valor do Passivo for maior que o valor do Ativo, o resultado é denominado Passivo a Descoberto. Portanto, a expressão Patrimônio Líquido deve ser substituída por Passivo a Descoberto.

Objetivo das Demonstrações Contábeis

O objetivo das Demonstrações Contábeis é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanças na posição financeira da entidade, que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomadas de decisão econômica.

As Demonstrações Contábeis também objetivam apresentar os resultados da atuação da administração na gestão da entidade e sua capacitação na prestação de contas quanto aos recursos que lhe foram confiados. Aqueles usuários que desejam avaliar a atuação ou prestação de contas da administração fazem-no com a finalidade de estar em condições de tomar decisões econômicas que podem incluir, por exemplo, manter ou vender seus investimentos na entidade, reeleger ou substituir a administração.

Características Qualitativas das Demonstrações Contábeis

As informações geradas mediante a utilização de um sistema contábil organizado, em especial aquelas extraídas das demonstrações contábeis, para serem úteis à gestão empresarial requerem que sejam preparadas observando os Princípios e as Normas Brasileiras de Contabilidade.

As Normas Brasileiras de Contabilidade constituem as balizas que regram o ordenamento contábil hoje vigente, já os Princípios de Contabilidade, em especial, são as luzes que iluminam os procedimentos a serem usados quando dos registros dos fatos contábeis e elaboração das demonstrações contábeis. Por sua vez, essas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com