TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dentes supranumerarios

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 4

DENTES SUPRANUMERÁRIOS  / HIPERDONTIA

(GUEDES – PINTO, 1197)

A manifestação denominada de dentes supranumerário ou extranumerário é caracterizada por um número de dentes acima da série normal.

A presença de dentes supranumerários é uma anomalia causada por uma superatividade da lâmina dentária.

(MAZON; RULE,  1995) (Yonezun et al, 1997)

Com base em uma pesquisa realizada em crianças japonesas, foi fundamentado que a hereditariedade tem papel importante, devido à alta incidência em certos grupos familiares.

Existe consenso entre os autores quanto ao fato de haver predileção pela dentição permanente, e a frequência de hiperdontia nos gêneros masculino e feminino está na razão de 9-2.

(picosse,1990 – Sicher,Tandler 1981)

O dente supranumerário de maior incidência é o Mesiodens, localizado na sutura palatina mediana próximo aos ICS. Geralmente apresentam-se em forma cônica podendo ser único ou em pares. Esse dente pode ter direção de erupção bastante variável, com alguns mesiodens irrompendo em direção ao assoalho das fossas nasais.

O Mesiodens ocasiona com bastante frequência o aparecimento de diastemas entre os incisivos e torna-se imprescindível sua remoção e posterior o fechamento mecânico.

(aguilo; gandia 1997) (SHAH, 1998)

Os dentes supranumerários são mais frequentes encontrados em pacientes com história familial e síndromes genéticas. Citam porém, um caso de hiperdontia não associado a síndromes em dois irmãos.

IDENTIFICAÇÃO:
(DESAI, SHAR, 1998)
A constatação da presença de supranumerários através de radiográficas, muitas vezes torna-se difícil, por iniciarem sua calcificação tardiamente. Ocorrem situações nas quais não podem ser visualizados em radiografias tomadas aos 11-12 anos de idade, no entanto aparecendo em radiografias tomadas posteriormente.

COMPLICAÇÕES:
dentre as complicações associadas aos dentes supranumerários relatados na literatura, estão as  mal oclusões, a formação de diastemas e a formação de cistos.

TRATAMENTO:

O tratamento indicado aos pacientes que apresentam dentes supranumerários deve ser baseado em exames seriados da dentição decídua, tendo em vista a dentição permanente.

Esse tratamento pode variar de acordo com o caso: os dentes supranumerários podem ser tracionados até sua posição no arco para substituir um dente natural ausente ou perdido, podem ser removidos cirurgicamente para permitir a erupção de um dente natural ou podem ser acompanhados até o final da cronologia de erupção, quando poderão ser removidos sem risco de lesões às raízes vizinhas.

A remoção de dentes supranumerários fica justificada em casos de: dentes supranumerários parcialmente erupcionados;  nesse caso a exodontia está indicada para eliminar fatores de renteção de placa, contribuindo para a saúde periodontal;

 em dentes supranumerários retidos; a exodontia está indicada  para prevenção de anquilose e reabsorções radiculares, devido a proximidade entre as raízes, além da possibilidade de transdormação cística ou neoplásica do folículo dentário remanescente no interior dos ossos.

Os  casos de hiperdontia devem ser estudados criteriosamente para se descartar a presença de síndromes associadas, devendo os pacientes serem encaminhados para um atendimento médico adequado para avaliação.

Alterações de desenvolvimento das dimensões dos dentes

O tamanho dos dentes varia conforme raças e gênero.

A presença de dentes extraordinariamente pequenos é denominada de MICRODONTIA. Já a presença de dentes com tamanhos maiores que o normal (em média) é denominado de MACRODONTIA.

PRINCIPAL FATOR:

Embora a hereditariedade seja o principal fator, as influencias genética e ambiental, afetam o tamanho dos dentes em desenvolvimento.

A dentição decídua parece ser a mais afetada por influências intra-uterinas maternas, já a dentição permanente parecem ser mais  afetadas por influencias do meio ambiente.

MICRODONTIA:
RELATIVA

O termo microdontia deveria ser usado apenas quando os dentes fossem fisicamente menores que o comum. Dentes com tamanho normal podem parecer menores quando amplamente  espaçados em gnáticos que são maiores que o normal. Essa aparência tem sido historicamente chamada de microdontia relativa , mas ela representa macrognatia = não microdontia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com