TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Departamento Pessoal

Casos: Departamento Pessoal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  312 Visualizações

a) Adicional de insalubridade;

R: São consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição a seus efeitos. Há três graus de insalubridade: máximo, médio e mínimo; os empregados que trabalham em condições insalubres têm assegurada a percepção de adicional respectivamente de 40%, 20% e 10% do salário mínino profissional. Nesse caso, o adicional será calculado com base Np salário profissional. (Enunciado nº. 17 do TST, restaurado pela Resolução nº. 121, de 28-10-2003).

b) Adicional de periculosidade;

R: São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem o contato permanente com inflamáveis ou explosivos, em condições de risco acentuado. O empregado que trabalha em condições de periculosidade recebe um adicional de 30% sobre o salário efetivo, não incidindo esse percentual sobre gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.

c) Adicional noturno.

R: Tem direito ao adicional noturno o empregado que trabalha no período entre as 22 horas de um dia e às 5 horas do dia seguinte: O adicional noturno é de 20%, pelo menos, sobre a hora diurna.

1. De acordo com as definições do texto, cite 6 profissões (3 para cada uma) que são consideradas insalubre e ou periculosa.

R:

Exemplos de profissões de insalubridades:

a) Agricultor, petroleiro, e pedreiro.

Exemplos de profissões de periculosidade:

b) Bombeiro, pintor e eletricista.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com