TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Departamento Pessoal

Artigo: Departamento Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 2

A contratação de funcionários merece atenção especial. Afinal, a equipe também é responsável pelo sucesso ou fracasso do negócio. Por isso, antes de abrir as portas para um novo profissional, devemos definir primeiramente o perfil profissional desejado, com base nos valores, missão e visão do hospital. Além disso, deve-se traçar as competências para o cargo, de acordo com a função.

A busca por colaborador nada mais é que a escolha da pessoa certa para o cargo certo, ou, mais amplamente entre os candidatos recrutados para um processo seletivo àqueles que mais preenchem os requisitos aos cargos existentes da organização visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho no quadro de pessoal.

Após definido o Perfil e as competências, chegou a hora de recrutar.

CONCEITO DE RECRUTAMENTO

É um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar o cargo dentro da organização. É basicamente um sistema de informação, por meio do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos as oportunidades de emprego que pretende preencher.

O Recrutamento, segundo CHIAVENATO(1995), pode ser dividido em três formas: interno, externo ou misto.

• Recrutamento Interno:

É a divulgação de vagas em aberto dentro das empresas ou organizações, busca recrutar colaboradores com interesse em mudar de área buscando promoção, transferência, interesse profissional (CHIAVENATO, 2004, pág. 68).

• Recrutamento externo:

O recrutamento externo é a forma pela qual a organização capta indivíduos no mercado de trabalho ou em fontes específicas, ou seja, é feito fora da empresa.

• Recrutamento misto

É uma mistura dos recrutamentos internos e externos, ou seja, tanto os candidatos internos como os externos participam do processo em condições de igualdade.

O recrutamento, para que seja eficaz, deve atrair contingente de candidatos suficiente para abastecer adequadamente o seu processo de seleção. A forma de recrutamento mais utilizada no hospital Saúde Saudável e o recrutamento externo.

Uma boa estratégia é colocar anúncios em grupos da internet, jornais, universidades, banco de dados, indicação de funcionários com os pré-requisitos para a vaga.

Logo após o recrutamento, vem a seleção do pessoal. A seleção de pessoas funciona como uma espécie de filtro que permite que apenas algumas pessoas possam ingressar na organização: aquelas que apresentam uma características desejada pela organização.

Segundo Robbins (1996), “seleção é o processo de escolher o melhor candidato para o cargo.

O critério de seleção mais adotado pelo hospital Saúde Saudável é a seleção de currículos, a partir daí serão chamados os candidatos que apresentarem condições de disputar a vaga oferecida, tem a seleção de entrevista, geralmente é realizada pelo gestor de recursos humanos. Uma outra forma de seleção bastante utilizada é a prova e o teste de conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com