TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio DPp

Monografias: Desafio DPp. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  3.115 Palavras (13 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE ANÁPOLIS

CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

ROBEVALDO SANTOS SOUSA (A) E RA 9904008347

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

TUTORA EaD GISELE BAFUME QUIERELLI

ANÁPOLIS / GOIÁS

2014

1. MAPEAMENTO DO PERFIL DOS OPONENTES

A MUSICUNIVERSOBRA, através de pesquisa realizada referente a custo, logística e ambientação ideal, pretende se instalar em Anápolis, cidade no interior de Goiás, onde pretende trazer um progresso contínuo ao local escolhido como sede da empresa. Os moradores, através da associação de moradores do bairro, quando souberam de tal notícia, entraram com pedido/manifesto junto à prefeitura da cidade, cuja intenção é impedir as novas instalações da Gravadora, alegando que a empresa irá perturbar a tranquilidade dos moradores devido ao barulho, trânsito, e também que afetará a segurança dos moradores do bairro devido à quantidade de artistas a frequentar o local. A prefeitura por sua vez, após analisar o pedido dos moradores e verificar que o projeto já havia sido aprovado pela secretaria competente, entrou em contato com a empresa, informando sobre a reivindicação da associação de moradores, solicitando assim, uma porta voz para negociar com os moradores e apresentar uma proposta de negociação para chegar a um acordo no prazo de quarenta e cinco dias, com uma reunião prévia para as primeiras negociações em vinte dias. Desta forma, a prefeitura acompanhará as negociações, para prosseguir com a liberação das obras para instalação da empresa no bairro/cidade ou não. O Sr. João Andrade, gerente de negociações e porta voz do MUSICUNIVERSOBRA da Gravadora, foi designado para dar início às negociações. Da mesma forma, o Sr. Paulo Henrique, o líder da associação de moradores do bairro, também iniciou a coleta de informações com os moradores a fim de elaborarem uma proposta a ser apresentada na reunião prévia daqui a vinte dias. Ambas as partes defenderão seu ponto de vista, devendo partir de cada negociador apresentar uma contra proposta. O bairro é de classe média, tem apenas três anos de formação na cidade e ainda necessita de melhorias em algumas áreas tais como iluminação, sinalização e viabilização de retornos, uma vez que o mesmo fica as margens de uma grande rodovia estadual.

Em entrevista solicitada pela prefeitura, com o Sr. Romilson Cesar Lima, gerente de produção da Beneveromusic (empresa brasileira que atua há 15 anos no segmento musical), foi possível perceber que é possível transformar conflitos em grandes estratégias e fazer grandes negociações se preparando para conquistar resultados favoráveis para a empresa.

Assim, tendo conhecimento que os conflitos em uma organização são inevitável devido à convivência de pessoas de personalidades distintas questionou o Sr. Romilson em como lidar com essa diversidade na organização para que os objetivos da empresa fossem alcançados. O Sr. Romilson nos disse que é difícil lidar com isso, pois estamos mexendo com o ego das pessoas que moram ali. Por isso, ele defende um bom diálogo. Ele, por exemplo, é uma pessoa tranquila, que faz amizade com todo mundo, conversa e cumprimenta a todos e diz ainda que prefere não desenvolver projetos com pessoas de comportamento muito arcaico, que ferem as pessoas; assim, ele aconselha a aprendermos a conviver com pessoas de personalidades diferentes ou mudarmos de trabalho.

Uma vez que conflitos na organização são inevitáveis, questionou-se o entrevistado em quais momentos e em quais setores é possível verificar mais conflitos em sua empresa. Pedro nos disse que depende muito da cultura e formação de equipes na empresa. Sempre existe a necessidade de manter o equilíbrio entre as áreas, afinal, o mercado já é tão competitivo para brigarmos, logo se devem evitar conflitos interno-externos e desnecessários. Mas não é sempre que isso é possível. Ele citou algumas situações sobre a liberação de recurso para projetos ou mesmo discutir a necessidade de ampliar a empresa para atender as necessidades e expectativas, com planos de cargos e salários. Mas, o entrevistado salienta que não adianta produzir tanto para gerar estoque (dinheiro parado) e não conseguir vender e, não adianta vender muito se não tem capacidade produtiva (deixar de atender as necessidades e expectativas dos clientes gerando insatisfação).

Por causa de todos os acontecimentos que podem ocorrer devido a conflitos gerados na cidade de Anápolis, perguntou-se ao entrevistado qual o segredo para conseguir bons resultados na resolução de conflitos. O Sr. Romilson nos contou que para conseguir bons resultados devemos ser claros e relatar o que realmente esta acontecendo e por que, relatou-nos um caso em que ficou insatisfeito com a atitude do gerente, de nível hierárquico maior que o dele, e, assim, foi até o superior dele relatar a situação. Ele contou que neste caso uma das partes teria que ceder, mas como ele estava sendo transparente e agindo de forma ética, não tinha como ele ceder, logo, se a situação não pudesse ser resolvida ele colocou o cargo a disposição.

Um dos maiores conflitos enfrentados ocorreu numa empresa que veio para fazer estruturações numa nova cidade. A forma como ocorreu realizou as mudanças que causaram um desconforto na cidade. Tendo conhecimento da situação, o diretor realizou uma reunião com o Sr. Romilson e a Associação de Moradores, a fim de resolver o desconforto e buscar um equilíbrio entre as partes. Logo, neste curto prazo em que a associação esteve na empresa, o Sr. Romilson manteve uma postura ética e profissional. O entrevistado ainda nos disse que este acontecimento trouxe como lição aprender a lidar melhor com as pessoas. Segundo o Sr. Romilson, no caso relatado a associação acreditava que a empresa MUSICUNIVERSOBRA estava agindo de má fé, faltando com educação e com a ética profissional, assim sendo, ele disse que nunca iria agir da mesma forma como o dado em questão. O Sr. Romilson nos disse que não é necessário humilhar as pessoas para conquistar algo, é possível conduzir a equipe de outra forma.

Além de questionar o nosso entrevistado com relação ao maior conflito pelo qual este já passou, também perguntamos se ele já precisou gerar um conflito para obter resultados positivos. O Sr. Romilson nos disse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com