TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio De MEIO AMBIENTE

Artigo: Desafio De MEIO AMBIENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  2.130 Palavras (9 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 9

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

O termo Sustentabilidade surgiu após o acidente nuclear de Chernobyl, na Ucrânia. Esse desastre afetou milhões de pessoas. Em 1972, na Conferência de Estocolmo, foi dado um alerta de que a sobrevivência do Planeta corria riscos, pela irracional e contínua interferência do homem no meio ambiente.

Em 1987, a comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD) criticou o modelo adotado pelos países em desenvolvimento, e defendia um novo tipo de desenvolvimento capaz de assegurar o desenvolvimento da sociedade sem comprometer os recursos naturais para as gerações futuras. Nascia, assim o conceito de desenvolvimento sustentável ou sustentabilidade.

A idéia tomou força nas conferências do Rio de Janeiro, em 1992, a Rio 92 e de Johanesburgo, (Rio + 10), em 2002. À partir daí o desenvolvimento sustentável está presente na sociedade civil, governos, , organismos internacionais, ONGs, entre outros. Porém, não basta ter apenas o conceito em mente, pois a humanidade vive uma situação cada vez mais caótica, e isso se vê diariamente nas tragédias ambientais, no clima cada vez mais confuso, na poluição, no trânsito das grandes cidades, no desmatamento desregrado, nas espécies de animais que desaparecem, sendo que, todos somos responsáveis por esse caos. A sustentabilidade começa por cada um de nós, cidadãos, pois temos que ter consciência dos nossos direitos e deveres.

Portanto, a sustentabilidade não pode ser vista apenas como um conceito, mas sim, como uma nova forma de encarar a vida. O conceito de sustentabilidade, implica o reconhecimento da necessidade de o homem usar os recursos naturais que se encontram no planeta, tendo consciência de que são recursos que não durarão para sempre.

Para que o desenvolvimento seja sustentável, é imprescindível que exista um modelo econômico, político, social, cultural e ambiental equilibrado, que possa satisfazer as necessidades das gerações atuais, sem, no entanto, comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades. Qualquer empreendimento humano, deve ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.

Garantir a sustentabilidade do meio ambiente, é fundamental, pois muitas pessoas sofrem com a fome, a pobreza e a miséria, o que os força a praticar a exploração predatória dos recursos naturais de determinadas regiões. À medida que se melhora a vida dessas pessoas, torna-se mais fácil fazer com que se unam e entendam a necessidade de se preservar a natureza.

Com o crescimento industrial no início do século XX, as indústrias se preocuparam apenas em produzir muito e ter lucros absurdos, se esquecendo da devida proteção e preservação do meio ambiente, o que deu início a um desequilíbrio devastador na natureza, trazendo com tudo isso o sofrimento dos seres humanos e dos animais, e grandes gastos para restaurar os danos causados.

Em todo o mundo, as sociedades civis estão se organizando, tomando consciência e oferecendo resistência não apenas à poluição do meio ambiente, e à destruição dos recursos que a natureza oferece, mas também aos abusos de poder político e econômico. As idéias de democratização e tomada de decisão , que se relacionam com as condições de vida e de trabalho da população, estão fazendo com que exista uma integração das questões e problemas ambientais e sociais, numa luta comum pelos direitos humanos fundamentais.

Inclui-se aí a luta das pessoas nas áreas rurais e urbanas para se defender contra as práticas predatórias, como a emissão de detritos tóxicos pelas indústrias, ou a contaminação do solo e das águas do subsolo pelo processamento de minérios, pesticidas químicos ou fábricas de fertilizantes

A busca da sustentabilidade, portanto, leva a tensões e conflitos sociais. Para que haja um avanço nessa direção, é preciso refletir, e dar um novo foco para o significado de riqueza e progresso, tendo uma visão de vida e de sociedade mais integrada e sistêmica. As indústrias devem rever os seus processos de produção e descarte de resíduos. Novas indústrias estão crescendo e se desenvolvendo, respeitando os recursos hídricos, as florestas, restaurando prédios e distritos nas cidades. É um jeito sustentável de fazer as coisas, de assumir decisões, levando em conta as pessoas, o lucro e o planeta. É uma forma de gestão dos funcionários, do impacto ambiental, da relação com a comunidade de seu entorno, e com clientes e fornecedores.

Um planejamento ambiental sustentável nos centros urbanos deve contemplar a regulamentação da forma correta de uso e ocupação do solo, que possa trazer melhorias para as condições de vida das pessoas, com qualidade ambiental, promovendo o desenvolvimento institucional, e melhor capacidade de planejamento e gestão democrática do município, de forma a incluir no processo o meio ambiente urbano, fazendo também com que a população possa participar democraticamente, promover mudanças nos padrões de consumo do município., evitando desperdícios e reduzindo custos, incentivando o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, fazendo uso dos recursos naturais de forma sustentável

Devem fazer parte do processo de sustentabilidade:

- Reciclagem de papel, alumínio, vidro, plástico, ferro, borracha, etc..

- Geração de energia, através de fontes alternativas, como: a solar, eólica e geotérmica,

- Descarte de produtos eletrônicos, como: baterias de celulares, pilhas, etc.., em locais apropriados, jamais no lixo comum,

- Usar água de forma racional, evitando desperdícios,

- Coleta seletiva,

- Evitar o uso de sacolas plásticas em supermercados, feiras livres, procurando usar as de papel ou de uso permanente,

- Diminuir o uso de combustíveis fósseis como: a gasolina, diesel, substituindo por bicombustíveis,

- Usar transportes coletivos, evitando o individual, e o transporte solidário,.

- Utilização de técnicas agrícolas que não contaminem o solo,

- Criação de ciclovias que permitam o uso de bicicletas de forma segura.

- Criação de áreas verdes nos centros urbanos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com