TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS DA GESTÃO AMBIENTAL

Monografias: OS DESAFIOS DA GESTÃO AMBIENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  2.166 Palavras (9 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Desde o início da civilização o ser humano vem utilizando a natureza para a sua sobrevivência e atender suas necessidades atráves do uso dos recursos naturais disponíveis, seja na produção de alimentos, uso de utensílios domésticos e armas para a sua defesa e de seus grupos.

Com o surgimento da Revolução Industrial, ocorreu a expansão das industrias por todo o mundo, o que causou as maiores degradações no meio ambiente, junto com o aumento populacional, e a necessidade de quantidades maiores de matérias primas e energia para a produção, causou um uso excessivo dos recursos naturais. Intensificado pelo lucro que a industrialização trouxe, não se pensou nos danos que poderia causar a tamanha exploração das fontes naturais, tendo como conseguência um imenso desequilíbrio social e ambiental.

Os beneficios que a industrialização trouxe para o mundo foi imenso, foi atráves dela que hoje vivemos um mundo de comodidade e de crescentes avanços que proporciona uma melhor qualidade de vida de todos nós. O ponto em discursão e até quando os interesses econômicos vai estar acima da direito ao meio ambiente equilibrado, e que e garantido pela Constituição Federal.

Depois de tanto tempo de exploração, o homem já começou a sofrer as conseqüências desastrosas do mal uso da tecnologia.

Diante de tantos fatos desastrosos ao longo do tempo, ficou sendo necessaria a criação de leis e normas que regulamentasse a utilização dos recursos naturais diminuindo os impactos sobre eles.

Diante de tantos acontecimentos, pensemos em meios para garantir que o progresso venha acompanhado de uma concientização que garanta as gerações futuras de isufruir dos recursos naturais tendo como princípio o desenvolvimento sustentável.

Palavras chave: revolução industrial, produção, qualidade de vida, lucro.

DESENVOLVIMENTO

Quando se deu o inicio da evolução do homem, sua relação com o meio ambiente era totalmente harmônica, todos viviam em um meio ambiente perfeitamente equilibrado. Ele utilizava os recursos disponíveis no meio em que vivia apenas o essencial para sua sobrevivência e dos grupos. Estes grupos sobreviviam da pesca, caça e coleta de vegetais, utilizava, apenas algumas ferramentas rudimentares.

Foi a partir do século XIX, com o surgimento da Revolução Industrial, dando início a industrialização, ela foi a responsável pelas maiores mudanças no meio ambiente.

A introdução de máquinas multiplicou o rendimento do trabalho e aumentou a produção. As principais mudanças no processo produtivo ocorridos foram a utilização de novas formas de energia, que passou a ser elétrica e derivada de petróleo, o aparecimento de novos produtos químicos, a substituição do ferro pelo aço e os combustíveis derivados do petróleo. Outros pontos da industrialização é o desenvolvimento de infra-estrutura, transporte, comunicação, entre outros.

“No mesmo dia, nas primeiras horas da tarde, uma grande fábrica situada em Crosley foi atacada por eles [quebradores de máquinas]. O chefe da fábrica pôde, com a ajuda de alguns vizinhos, rechaçar o ataque e salvar a fábrica por esta vez. Dois dos assaltantes morreram no lugar. Aquela gente se exasperou-se e jurou vingar-se. Assim, pois, passaram o domingo e a manhã de segunda reunindo fuzis e munições. Mineiros se juntaram então a 8.000 homens, [que] marcharam [...] até a fábrica de onde haviam sido rechaçados no sábado. Acharam ali ser Richard Clyton à frente de uma guarda de 50 inválidos. Que podia fazer com um punhado de homens contra esses milhares de enraivecidos? Tiveram que retirar-se [...] enquanto a multidão destruía de cima abaixo máquinas avaliadas em mais de 10 mil libras. Na terça pela manhã, ouvimos seus tambores a uma distância de duas milhas, pouco antes de abandonar Bolton. Sua intenção declarada era apoderar-se da cidade, depois Manchester, Stockport, e daí marchar para Cromford para destruir as máquinas não só nestes lugares como em toda Inglaterra" (BENTLEY apud ALVES; OLIVEIRA, 2010 p. 149)

Conseqüências Ambientais da Industrialização

Cada vez mais fortalecida pelos avanços tecnológicos, o trabalho então manual dos campos foram substituídos por máquinas e passaram a utilizar produtos que aumentavam a qualidade de a produtividade. Assim, muitos camponeses que deixam de ter trabalho no campo indo para as cidades, o que mais tarde iria causar um das principais conseqüências da revolução industrial.

A industrialização e crescimento populacional os centros urbanos, modificaram de maneira drástica paisagem urbana, em decorrência dos processos produtivos mecanizados as cidades passaram a sofrer com a poluição. Não estando preparadas para esta aglomeração de pessoas, as cidades começaram a conviver com inúmeros problemas ambientais, entre eles o acumulo de lixo, o enorme volume de esgotos sem nenhum tipo de tratamento sendo lançado diretamente sobre o solo, os congestionamentos de veículos, o aumento no número de doenças.

O homem deixou de viver em harmonia com a natureza e passou a usá-la em seu favor, os rios foram canalizados, solos impermeabilizados, a vegetação foi devastada, dando lugar a agricultura e a pecuária, assim como a flora e a fauna foram dando espaço aos grandes centros urbanos, que contribuíram para degradar a qualidade de vida.

A partir da revolução industrial, a poluição passou a ser um problema para a humanidade com a industrialização e urbanização. Isso porque as indústrias são as principais responsáveis pelo lançamento de poluentes no meio.

A Organização Mundial de Saúde estima que ocorreram no mundo até 2000 cerca de quatro milhões de intoxicações agudas causadas por esses compostos, com cerca de 220 mil mortes por ano. Cerca de 70% dos casos registrados ocorreram em países em desenvolvimento (JEYARATNAM, 1990, p.207).

A tecnologia moderna no meio natural traz conseqüências negativas para a qualidade da vida humana em seu ambiente.

Sustâncias Químicas no Ambiente

Estima-se que pelo menos 75 mil produtos químicos diferentes sejam utilizados. Segundo Ferrari (1985, p.110) "ate os anos 50 as atividades da agricultura estavam direcionadas para geração de produtos (café e algodão, principalmente) para o auto-consumo da população residente no meio rural e alguns poucos núcleos urbanos".

Destacando as indústrias químicas pelo seu potencial de degradação e alto devido as emissões gasosas, resíduos líquidos e sólidos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com