TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO INCLUSIVA Desafios No Ambiente Escolar

Trabalho Universitário: EDUCAÇÃO INCLUSIVA Desafios No Ambiente Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  747 Visualizações

Página 1 de 4

O trabalho apresentado tem como objetivo fazer uma analise reflexiva com relação a temática da inclusão no ensino. Partindo desse pressuposto pode-se dizer que trabalhar com a inclusão não é uma tarefa fácil, exige de quem a desenvolve uma atenção muito grande, e uma responsabilidade, e claro que nesse contexto o professor sofre dificuldades para desenvolver uma educação de qualidade, não somente por se trabalhar com crianças e adolescentes com alguma dificuldade inclusiva, mas também por muitas vezes, não saber lidar com esse tipo de situação.

Ao analisar o relato da professora Hellen Beatriz Figueiredo, Rede Publica de São Paulo, podemos perceber como que o professor da rede publica não está preparado pra receber alunos com necessidades educacionais especiais, ela conta que quando o aluno chegou em sala de aula era agitado, agressivo, com deficite atenção, e ela nem fazia idéia de ele era autista, isso prova o quanto os professores da rede pública estão despreparados para esse tipo de situação, no caso dessa o professora o resultado foi satisfatório, o aluno conseguiu ao longo da sua escolaridade desenvolver-se, lê, resolve expressões matemáticas, navega na internet e tudo mais, e podemos dizer que há muitos casos como esses de sucesso, mas mesmo assim ainda necessita de muita atenção dos governantes para que se possa chegar em um ensino inclusivo de qualidade e acessível para todos.

2 DESENVOLVIMENTO

As diferenças culturais - étnicas, de gênero, orientação sexual, religiosas, entre outras – se manifestam em todas as suas cores, sons, ritos, saberes, sabores, crenças e outros modos de expressão. As questões colocadas são múltiplas, visibilizadas principalmente pelos movimentos sociais, que denunciam injustiças, desigualdades e discriminações, reivindicando igualdade de acesso a bens e serviços e reconhecimento político e cultural.

A gente só vai viver melhor, quanto mais tolerante, plural e acessível à diferença e à diversidade a gente for. (Jurandir Freire Costa)

O tempero da Diversidade faz toda a diferença. (Viviane Duarte)

2.1 EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Segundo Bergman 2009, a educação inclusiva trata-se de um movimento que compreende a educação como direito humano fundamental e a base para uma sociedade justa, que se preocupa em atender todas as pessoas.

As escolas, e sendo assim os professores, deve acolher todos os alunos, independente de suas características e condições físicas, mentais, sociais, emocionais, culturais, étnicas, linguísticas ou outras. E é importante que o professor acredite na potencialidade e na capacidade do aluno com que trabalha que se proponham atividades em que o aluno seja respeitado em seus hábitos, no seu ritmo dentro de sua cultura e do seu “tempo”.

O professor, na educação inclusiva, precisa buscar aprimorar suas práticas em sala de aula, é necessário que este esteja sendo preparado para lidar com as diferenças, com a singularidade e com a diversidade de cada individuo. Sendo assim também a escola com uma proposta pedagógica de “Educação Inclusiva” passa claramente pela oferta de oportunidades de aprendizagem diversificadas para os alunos.

Portanto em uma escola inclusiva e diversidade é valorizada em prol da heterogeneidade, mas para oferecer uma educação de qualidade para todos os educandos, inclusive para os que apresentam necessidades educacionais especiais, é preciso que a escola capacite seus educadores, que se prepare, se organize, enfim que ocorra uma adaptação na mesma para que assim possa acolher de uma maneira mais “ampla” e mais adequada os seus alunos.

Quando busca-se uma educação inclusiva que seja realmente para todos, é necessário que a família e também a comunidade esteja envolvida, pois já que estamos tratando de inclusão então é necessário que realmente se "incluam" todos, ou seja, não pode-se delegar toda a responsabilidade somente para os professores, somente para a escola, principalmente a família deve estar ciente de que se faz necessário que esteja presente no processo inclusivo, já quanto a comunidade é necessário que haja uma conscientização para que está passe a preocupar-se mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com