TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Dos Professores Do Eja

Dissertações: Desafio Dos Professores Do Eja. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  794 Visualizações

Página 1 de 2

Desafio dos professores do EJA em buscarem na Didática elementos teórico-práticos necessários para a melhoria do seu trabalho docente.

A Educação de Jovens e Adultos - EJA é um campo de grande complexidade por atender estudantes com experiências de vida, muitas vezes, maior que a do professor. Tende sujeitos sociais pertencentes a diversos grupos, carregados de estigmas culturais, possuidores de processos próprios de produção de conhecimento característicos do grupo ao qual fazem parte. Além dessas marcas identitárias, esses estudantes são oriundos de camadas populares e espera fazer da escolarização um instrumento de mudança, seja no campo macro coletivo-sociedade ou no campo micro, individuo-sujeito.

É preciso que o professor experimente um novo olhar sobre seu aluno, que reconheça os conhecimentos construídos fora do ambiente escolar, que compreenda a complexidade que acompanha a diversidade cultural e que respeite esses alunos jovens e adultos.

A formação de professores deve estimula a assimilação de significados no ensino e na aprendizagem e dar um novo significado, deve se uma formação preocupada em explicar as intenções, marcas culturais ao conhecimento como produção humana e histórica.

Os programas e as ações direcionadas a EJA evidenciam a necessidade de um aprofundamento sobre vários aspectos, tornando fundamental destacar as considerações que os cursos de formação de professores destinam a esta modalidade de ensino e avaliar se esta formação está explicita as especificidades desse grupo de forma que seja possível ao professor reconhecer que a sociedade é multicultural, portanto necessitamos compreender a diversidade étnica e cultural dos diferentes grupos sociais que a compõem.

...

Baixar como  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »