TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eu, Você, Nós: Comunicar é Preciso. Qual o desafio do professor em um mundo digital

Seminário: Eu, Você, Nós: Comunicar é Preciso. Qual o desafio do professor em um mundo digital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Seminário  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 5

Aula-Tema 05: Eu, Você, Nós: Comunicar é Preciso

Conhecer na prática alguns possíveis caminhos para enfrentar o mercado

Passo 1FACULDADE ANHANGUERA

NOME :GRASIELE MACIEL DA SILVEIRA

RA:8411155308

Professor:Diogo

Qual o desafio do professor em um mundo digital

RESUMO: Reconhecer que o avanço da tecnologia está cada vez mais presente na sociedade trazendo novos desafios para os professores verifica-se que nesse trabalho que a tecnologia pode contribuir muito com a educação ,mas para isso se faz nescessario a capacitação dos professores para que ele seja um facilitador .

Palavra -chave: Aluno,Capacitação, Desafio.

INTRODUÇÃO:

Faz-se nescessario ter á informática na escola como parte no projeto pedagogico.Para isso ser possivel o professor precisa de capacitação continua já que o a tecnologia está cada dia mais veloz,para isso ele precisa de incentivos como cursos gratuitos,e conseguir tempo para realizar,outro desafio do professor é conseguir ensinar aquele aluno que não tem nenhuma noção de informática ,e ainda conseguir com que esse aluno não desista de aprender mesmo que a internet não seja realidade do seu dia dia.

1 DESAFIOS DA ESCOLA

A reflexão em torno do que á sociedade moderna está passando atualmente leva a grande desafios para os educadores já que a tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia dia é quase uma regra inserir nessa nova realidade .Ao que se percebe quanto à proposta de informática na educação nos dias de hoje, esta não se limita à transferência de informações. O que se propõe é o enriquecimento do ambiente de aprendizagem e auxiliar o aprendiz no processo de construção do seu conhecimento, provocando um redimensionamento dos conceitos já conhecidos, possibilitando a busca e a compreensão de novas ideias e valores .

Uma escola não está formada apenas com pessoas querendo aprender e pessoas dispostas á ensinar,na escola tem grande desafios já que é conhecida pela sociedade por ser tradicional,e quando se depara com as mudanças nem sempre é fácil conseguir inovar se tratando da tecnologia isso ocorre porque não é apenas conseguir computador ,espaço para construir um laboratório de informatica é nescessario uma pessoa capacitada para montar o computador conforme dados da PROINFO apenas pessoa habiltada pode executar a montagem do sistema e por causa desta questão burocratica se passa muito tempo os computadores parados não podendo ser usados pelos alunos e professores,causando uma frustação por parte de todos,e quando esse problema é resolvido vem em seguida os gastos para manter esse laboratorio ,e por fim outro obstaculo é o acesso á internet já que se por algum motivo está indisponivel isso impede atividades que seria imprescindivel .

Apoiando-se nas ideias de Valente (1999), se faz necessário repensar e mudar

o currículo da escola. Como provocar mudanças na educação, se o currículo,

como eixo que norteia o trabalho do educador, não se modificar? Este mesmo

autor sugere que o currículo seja construído pelo professor em parceria com seus

alunos, e sirva como um norte para o desenvolvimento das atividades. Dessa

maneira, o currículo atenderá as necessidades do aluno, bem como respeitará

as características do contexto social de determinada comunidade(Revista Thema 2012,09).

2 DESAFIO DO PROFESSOR

Moran (2000) diz que “um dos grandes desafios para o educador é ajudar

a tornar a informação significativa [...],as informações que os alunos tem hoje é muita e de vários generos mas nem sempre de qualidade,o Moran afirma que o professor precisa ajudar seu aluno á interpretar e relacionar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com