TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS DE SER PROFESSOR.

Dissertações: OS DESAFIOS DE SER PROFESSOR.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  1.446 Palavras (6 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO---------------------------------------------------------------------------6

DESENVOLVIMENTO-----------------------------------------------------------------7

CONSIDERAÇÕES FINAIS----------------------------------------------------------9

REFERÊNCIAS--------------------------------------------------------------------------11

1-INTRODUÇÃO

Se as coisa são inatingíveis... ora!

Não é motivo para não querê-las...

Que tristes os caminhos, se não fora.

A magica presença das estrelas!

MARIO QUITANA

Estamos passando para, a posição de 7ª maior economia do mundo, o Brasil tem se destacado por sua diversidade, e grandes reservas naturais.

Temos os minerais mais valiosos atualmente, já na área agrícola, temos superadosos enormes entraves, de nossa infraestrutura precária, e batidos recordes de produção, a cada ano, mais o que tem faltado para a nossa nação se destacar, ainda mais na economia global de hoje ?

Desde a proclamação da República, que foi feita sem planejamento pelo Marechal Deodoro da Fonseca, nossos governantes, não enxergam a educação como prioridade da nação, até hoje não atentaram para a função social da escola, em sua comunidade e o desenvolvimento que ela poderia dar a cidade onde a mesma esta situada, e não valorizam o professor que está com as chaves do ensino e do futuro do aluno e cidadão nas mãos, sendo que os políticos de Brasília, alguns, já a gerações que se revezam no poder, acreditam que se os seus currais eleitoral, se alfabetizarem, e crescerem como pessoa e cidadão, os mesmos se revoltaram contra os seus donos, e retiraram as vendas e os cabrestos, que os prendem, a Cinco séculos de escravidão e humilhação.

2-DESENVOLVIMENTO

Segundo Rubens Alves, no seu livro Ao professor com o meu carinho, ele demostra sua preocupação sobre os perigos de uma estrutura na qual foi idealizada para a evolução escolar, não sendo pensada nas dificuldades do individuo, mais sim, foi elaborada para sanar números de um grande déficit, que este país tem com os seus habitantes não importando com qualidade de ensino, mais sim só com números. Achei brilhante o que ele escreveu sobre o PENSAR que diz assim:

-“Quando era menino, na escola, as professoras me ensinaram que o Brasil estava destinado a um futuro grandioso porque as sua terras estavam cheias de riquezas: ferro, ouro, diamantes, florestas e coisas semelhantes. Ensinaram errado. O que me disseram equivale a predizer que um homem será um grande pintor por ser dono de uma loja de tintas. Mas o se faz um quadro não é a tinta: são as ideias que moram na cabeça do pintor. São as ideias dançantes na cabeça que fazem as tintas dançar sobre a tela. Por isto, sendo um país tão rico, somos um povo tão pobre. Somos pobres em ideias. Não sabemos pensar. E com as ideias que o mundo é feito. Prova disto são os tigres asiáticos, Japão, Coreia, Formosa, que, pobre em recursos naturais, se enriqueceram por ter se especializado na arte de pensar.”

Mais afinal, o que então tem faltado, para atingir estas metas?

Nossas gerações mais velhas ensinam as mais novas, as receitas que funcionaram para elas, não se preocupando em evoluir no aprendizado e em novas maneiras de aprender. O que e curioso e que este método de ensino, é baseado em justamente para nos poupar de pensar o que é uma pena.

NIETZSCHE pensava o mesmo e chegou a afirmar que, nos seus dias, os eruditos só faziam uma coisa: passar as páginas dos livros. E com isto haviam perdido a capacidade de pensar em si mesmos.

Rubens Alves me chamou a atenção para um fato muito interessante. Ele diz:

-E, no entanto, eu me daria por feliz se as nossas escolas ensinassem uma única coisa: o prazer de ler!

“Começamos a se importar com a educação, depois que a mídia, tem dado mais viabilidade para este fato, como se tem noticiado, sobre projetos que a sociedade tem desenvolvido no contesto social, como podemos destacar o projeto “Amigos da Escola”,” Criança Esperança”, e muitos outros que não tem a mesma oportunidade de sair na mídia televisiva, mais são tocados por pessoas comprometidas pelo compromisso social, que a escola deveria ter, segundo nossa constituição federal no capitulo II Art. 6o São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição como podemos perceber não faltam leis no nosso país, sendo que possuímos a constituição mais moderna do mundo, nosso código de leis é novo e também temos o Estatuto da Criança e do Adolesceste, como então vamos por em pratica esta aparato legal e mudamos a nossa escola, nossas crianças e nossos jovens e retira-los, das drogas, violência, prostituição e do mundo do crime, que tanto os tem fascinado.

Pudemos observar que segundo a bíblia nos diz assim:

_” “Cabeça vazia, oficina de satanás”.

Vivemos numa sociedade em que os jovens, não estão sendo educados para viverem em sociedade, pois não estamos dando uma educação de qualidade, nossas infraestruturas escolares são péssimos, os materiais didáticos pedagógicos não tem sido suficiente para mostrarem para eles, que a escola é uma oportunidade de uma vida de sucesso e de conquistas, e que através dela, nós como pessoas individuais que somos, vamos construir uma sociedade bem equilibrada e estruturada.

A partir dos comentários de Gerard Vergnaud e de Sara Pain, a respeito da Teria dos Campos Conceituais e da Teria da Função da Ignorância para o processo de construção do conhecimento, penso que é preciso admitir que, atualmente no Brasil, para que a aprendizagens escolares realmente se efetivem nas nossas escolas públicas temos que reconhecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com