TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafios diários, professores e alunos

Tese: Desafios diários, professores e alunos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  Tese  •  1.610 Palavras (7 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Devido ao aumento do consumo de bens a grande quantidade de lixo vem aumentando em nosso planeta, daí surge à necessidade de conscientizarmos as pessoas da necessidade de reaproveitar os materiais recicláveis, porém introduzir novos conceitos em mentes que estão se formando trás resultados mais amplos, pois os mesmos levam o conhecimento adquirido para dentro de suas casas e cobram uma mudança de postura de seus responsáveis Procuramos despertar a consciência ecológica e o interesse na necessidade do reaproveitamento de materiais que são descartados no meio ambiente de maneira errada, usando-os na confecção de instrumentos musicais.

Desafios cotidianos de professores e alunos

Na sala de aula o aluno tem a chance de conhecer e compartilhar idéias que poderão fazer a diferença na sua formação pessoal. No entanto, a educação formal tem sistematizado de tal maneira os conteúdos didáticos e culturais que eles têm sido passados num formato quase que padrão. Assim, um dos maiores desafios do professor, atualmente, é elaborar um planejamento de aula participativo, criativo e autêntico.

Algumas escolas possuem filosofias educacionais mais tradicionais, outras mais alternativas, mas em todos os casos elas compartilham os mesmos objetivos no que diz respeito ao papel complementar da escola de formar, educar e transformar. O desafio que iremos propor é o de extrapolar os muros da escola, já que grande parte dos conhecimentos também se dá fora da escola, na educação não formal.

No caso da grande maioria das crianças, os pais não participam da educação do dia-a-dia e não acompanham seus filhos nos conteúdos que a escola desenvolve ao longo do ano. Para reverter essa tendência, as escolas participativas planejam algumas atividades de interação do aluno com os pais não apenas visando aproximar os pais da escola, mas também estimulando que eles acompanhem em casa o desenvolvimento dos filhos, tornando a educação uma via de mão dupla.

Um exemplo de atividade que transforma o ambiente escolar e direciona o ensino para a construção do conhecimento também dentro de casa, é o da coleta de material reutilizado. A partir dessa atividade, o aluno passa a se preocupar em resgatar o material que não teria mais utilidade e transformar tal material em algo inusitado (brinquedo, jogo, instrumento musical etc.). Dessa maneira, parte da atividade é realizada na sua própria casa, o que permite que a discussão acerca do aproveitamento dos resíduos ocorra também fora da escola, com os demais indivíduos da casa.

Muitas pesquisas acerca dos desafios da educação formal têm sido realizadas e as possibilidades de soluções para os problemas atuais são constantemente apresentadas e testadas em favor de uma melhor maneira de ensinar a criança e o jovem de hoje e do amanhã. Com a evolução de equipamentos tecnológicos nas mais diversas áreas e de tantas teorias acerca da educação, há fatores positivos e negativos nesse grande desafio que se apresenta para o professor de estar atualizado com um mundo globalizado.

Entre os temas que mais são discutidos, principalmente entre os professores que buscam se atualizar constantemente, figura o tema da reciclagem, que não pode mais ser excluídos das principais discussões entre alunos e professores. Tal tema tem importância por envolver pessoas ligadas ao cenário educacional, ambiental e governamental, de forma que quem não fizer a sua parte agora, mais tarde será obrigado a fazer.

A escola pode contribuir ao criar o vínculo entre o ambiente familiar e o aprendizado escolar, de maneira que os professores e os alunos discutam o tema da coleta organizada de resíduos, a ser realizada em casa e, a partir da criatividade de todos os envolvidos, transforme esse material em um objeto a ser utilizado, tornando o aprendizado algo prazeroso, que gera uma expectativa positiva para o aluno e para o responsável dessa criança, já que viram esse material saindo da sua casa de uma forma e retornando de forma diferenciada.

Acreditamos que, quanto mais às discussões e aprendizados realizados na escola se estenderem para ambientes extra-escolares, maior será o retorno positivo na construção do conhecimento e na formação do aluno. A mão dupla no processo pedagógico e educacional de uma criança ocorrerá de forma rica com o suporte da escola e dos pais.

Aprender e Ensinar

Para o registro da rotina escolar infantil, escolhemos uma escola e por dois dias assistimos as atividades desenvolvidas no local, desde a chegada das crianças até a saída.

Por meio da observação de aspectos ligados ao relacionamento das crianças com todos os funcionários (equipe da limpeza, manutenção, direção e coordenação), notamos como todo o ambiente escolar pode fazer a diferença na formação de uma criança se a equipe estiver afinada com o sistema da escola.

O fato de o aluno chegar ao local de ensino e ser bem recebido pelo porteiro e pela ajudante, ou seja, com simpatia, nos pareceu ser um fator importante de fortalecimento para a aproximação do aluno com a equipe escolar, contribuindo para a socialização da criança no ambiente.

Dentro da sala de aula a recepção foi muito calorosa e observamos que todos os alunos compartilham de um ambiente para guardar as mochilas, as garrafas de água e a agenda escolar. Logo em seguida, as crianças foram conduzidas para a formação de uma roda formada por todos os alunos da sala e, então, a professora estimulou uma conversa que transcorreu a partir de temas definidos pela educadora, seguida de um breve debate da vida cotidiana, aberto para quem quisesse se manifestar.

As regras da escola foram estabelecidas nas primeiras semanas de aula. Os alunos foram os principais debatedores sobre os deveres e direitos a serem seguidos, e eles são bem fieis às regras estabelecidas por eles mesmos.

O planejamento das atividades diárias, estabelecido pela professora, é compartilhado com a estagiária e logo em seguida explicado para os alunos, e só então a seqüência das atividades é desenvolvida no decorrer do dia.

Após

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com