TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Gestão Do Conhecimento

Monografias: Desafio Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  5.068 Palavras (21 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 21

1. INTRODUÇÃO

Rápidas e intensas mudanças ocorrem nas organizações atuais e para se manter um alto padrão de qualidade em seus serviços, as empresas têm buscado um maior desenvolvimento do seu profissional, visando uma maior competitividade de mercado. Vergara (2000, p. 43) comenta que, “[...] as empresas precisam de pessoas motivadas para que o tão propalado binômio produtividade-qualidade aconteça”.

Nota-se que não adianta apenas motivar o empregado deve-se também qualificá-lo para o seu melhor desenvolvimento dentro da organização. Formam-se assim duas ferramentas para o seu crescimento: a motivação e a qualificação. È de suma importância realizar uma análise da influência do treinamento no comportamento do indivíduo para a realização do seu trabalho na empresa. Nesse sentido, busca-se identificar as causas desses fatores, para que a organização possa alcançar resultados positivos na prestação do serviço.

Entende-se que a produtividade e o bom desempenho estão diretamente relaciona-dos à satisfação do profissional. Buscam-se dentro dos processos administrativos das em-presas, ferramentas para estas conquistas. As empresas investem em treinamento, benefícios e conhecimento, atuando com apoios de consultorias e empresas de treinamentos especializadas, porém esquecem da importância que do conhecimento aplicado a processos e não apenas as pessoas para que na saída de uma pessoa a empresa não fique debilitada pelo conhecimento que se foi deixando uma grande lacuna nas atividades e processos.

Partindo do princípio que para se diferenciar no mercado, devem-se criar novas estratégias para a melhor prestação do seu serviço, torna-se um grande diferencial, a preocupação com a qualificação do empregado, visto que, para uma organização ser bem sucedida é necessário contar com pessoas capacitadas.

Em seguida iremos mostrar o resumo e informações sobre o filme Amor sem escalas, comparando com algumas informações e também pontos de vista sobre o filme e temas pesquisados.

Visualizando todo o contexto do filme “Amor Sem Escalas”, percebe-se que o empregador sente – se confortável em contratar outra empresa, prestadora de serviços, com profissionais competentes e com o perfil para tomar decisões difíceis, mesmo sem conhecer, ou ter qualquer relacionamento afetivo com as pessoas. O produtor teve objetividade no desempenho de cada um dos atores.

2- ANÁLISE DO FILME AMOR SEM ESCALAS

Conforme apresentação do produtor a expressão e atitude de cada pessoa demitida, é completamente diferente da outra, devido ao impacto que as palavras ditas, venham causar na vida de cada uma delas, no momento da trágica notícia. Também ele mostra que uma boa liderança, é imprescindível na tomada de decisão, e que as emoções não devem fazer parte desse contexto. Para toda ação existe uma reação completamente diferente do esperado, porém, o profissional deve estar atento para todas as reações adversas. Em suas apresentações, ele mostra as expressões faciais de cada colaborador demitido, o desespero, o descontentamento e as argumentações de todos, com a insatisfação da dispensa sem justificativa.

Para muitos empregados, os colegas de trabalho fazem parte de uma família, por passarem muito tempo juntas se relacionando diariamente. De repente, chega uma pessoa desconhecida na empresa, e demite inúmeras pessoas, sem demonstrar nenhum sen-timento pelos funcionários que dedicou tantos anos de sua vida para desenvolver, com eficiência o seu trabalho, elevando o crescimento da empresa, e ao invés de ser elogiado é dispensado. A reação da produtora que se acha a número 1 da entidade é de tanta raiva que ela manda Ryan se ferrar.

O desemprego em um momento inesperado é extremamente trágico, porque todas as pessoas têm o seu projeto de vida, e seus compromissos a serem cumpridos. É notório no filme, que o patrão de Estivis, demonstra satisfação com as demissões coletivas. Na verdade, ele não tem noção do trauma emocional, que este impacto causa na mente das pessoas, que são demitidas, sem ter uma justificativa.

Durante a apresentação, o empregador Cleick é muito ambicioso, ele espera o melhor momento para dominar a situação no mercado, dentro da sua realidade busca métodos inovadores, para diminuir custos operacionais. Ele contrata empresas prestadoras de serviços, para demitirem pessoas em toda parte do mundo, com profissionais competentes que lideram com inflexibilidades. Toda mudança nas organizações, causa sofrimento neurológico nas pessoas, e elas ficam sem ter uma perspectiva de encontrar uma luz no fim do túnel, uns por estarem com a idade muito avançada, eles sabem que as empresas não querem admitir profissional idôneo, e outros por que sabem que o índice de desemprego é muito alto e a competição fica mais acirrada no mercado.

O produtor fez um excelente trabalho, pois, esse filme vivencia a realidade das pessoas no mundo inteiro. Com a globalização a competição profissional ficou mais intensa, e o indivíduo tem que estar cada vez, mas qualificado e com a saúde mental em equilíbrio, para encontrar saída para resolver seus conflitos internos e externos. O homem tem a necessidade de trabalhar para satisfazer o seu ego e cumprir com as suas obrigações no seio da família. Fora desse contexto, o homem sente-se como uns papéis sujos pronto a ser descartado no lixo, surgem às preocupações dos débitos existentes, a perda da assistência médica, a prestação da casa e do carro, em fim perde a auto-estima, e o interesse de viver, no momento em que passam a entender o que está acontecendo ao seu redor, elas não conseguem se ver fora deste contexto, pela sua desenvoltura no trabalho, elas não conseguem se imaginar dentro de casa, ou correndo em busca de um novo emprego. Neste momento as pessoas têm que ser forte, e pensar que o amanhã será dife-rente, e não desistir de seus sonhos.

Todo profissional competente, busca o crescimento com ideias inovadoras, mas primeiro tem que refletir, e se colocar no lugar do outro, fazendo uma pergunta bastante interessante a si mesmo, qual será a minha reação se eu estiver no lugar desse funcionário, e se eu for demitida agora por telefone, o que eu faria? Como diz Ryan, eles conduzem as almas desesperadas aos rios das dores, até um ponto onde a esperança seja visível, eles pegam as almas desesperadas, joga nas águas e as obriga a nadar, e se não souberem nadar, ou não tiverem uma auto-ajuda psicológica morrem. Para evitar custos operacionais Cleick resolve adotar o projeto de Metaly, em demitir os funcionários por telefone. Na verdade essa tarefa já é muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com