TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Hipermercado

Dissertações: Desafio Profissional Hipermercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  850 Visualizações

Página 1 de 6

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

POLO DE CAXIAS DO SUL / RS

Michele Noronha de Oliveira RA 9363302347

ATIVIDADE AVALIATIVA - DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA

E PROCESSOS GERENCIAIS

PROFESSOR-TUTOR EAD Profa. Esp. Mônica R. de Moraes

CAXIAS DO SUL / RS

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2

1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO HIPERMERCADO 3

2. PLANO DE AÇÃO PARA O NÍVEL ESTRATÉGICO E TÁTICO 4

3. PLANO DE AÇÃO PARA O NÍVEL OPERACIONAL 6

CONSIDERAÇÕES FINAIS 8

REFERÊNCIAS 9

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre um “Plano de Ação” para um hipermercado, mais concretamente desenvolvimento, melhorias, capacitação e motivação, para os níveis estratégicos, táticos e operacionais.

Este trabalho tem por objetivo, implantar um plano de ação para cada nível do novo organograma criado no mesmo, plicando estratégias, criando novas ideias, plano de carreira, mudanças positivas, significativas e bem planejadas para que a organização busque novamente a lucratividade.

Está organizado em três partes, na primeira está ilustrado o novo organograma, criado assim para facilitar as rotinas e desempenho de cada função, na segunda parte foi abordado o assunto “Plano de Ação para o nível Estratégico e Tático”, e a terceira parte se refere ao “Plano de Ação Para o Nível Operacional”.

A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica, internet e revista. Enriquecida com o conhecimento, slides e videoaulas das matérias norteadoras de Matemática e Processos Gerenciais.

Espero através deste trabalho, poder lhe apresentar um Plano de Ação claro, eficaz e objetivo.

1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO HIPERMERCADO

2. PLANO DE AÇÃO PARA O NÍVEL ESTRATÉGICO E TÁTICO

2.2 Melhorias na eficácia gerencial

Para melhoria no nível estratégico e tático, serão feitas mudanças na estrutura organizacional (organograma) de nossa empresa (hipermercado), uma delas será colocar um coordenador responsável para cada área em específico, para facilitar a comunicação interna, processos burocráticos e melhor desempenho e funcionalidade de cada um. Dando assim certo grau de conforto, pois tendo esse fluxograma de acordo com as exigências que compete a cada área, serão mais eficazes, sendo esses coordenadores separados de tal forma:

• Coordenador de Marketing e Vendas;

• Coordenador Administrativo e Financeiro;

• Coordenador de Expedição e Logística;

• Coordenador Técnico e Manutenção;

• Coordenador Nutricional.

Cabe a cada coordenador manter seu setor em máxima ordem e funcionalidade. Outra mudança organizacional será que alguns coordenadores, em áreas mais críticas, terão apoio de gerentes especializados e treinados.

Saliento que coordenadores e gerentes deverão ser eficazes e comprometidos, saber delegar, ter competência interpessoal e conceder liberdade de ação.

Serão realizadas reuniões semanais com os coordenadores, gerentes e diretor para colocar em prática nosso plano de ação, onde todos trarão para a reunião os dados de seu setor, problemas, melhorias e metas a serem atingidas podendo assim os problemas ser resolvidos com mais rapidez evitando assim maiores danos aos setores.

2.2.2 Desenvolver Líderes e Capacitar para a liderança situacional

Para desenvolver e capacitar nossos coordenadores e gerentes serão ministrados cursos e palestras de aperfeiçoamento, onde os mesmos também serão treinados para situações de difíceis resoluções, diferentes circunstâncias e de como se relacionar com seus subordinados.

Competirá também aos nossos gestores entender e aplicar políticas, normas e procedimentos corretos da organização, dar apoio e trinar sua equipe para uma melhor funcionalidade e produtividade de nosso hipermercado. Serão envolvidos de maneira concreta e direta como corresponsáveis pelo desenvolvimento humano de sua equipe.

Saliento que direção, coordenação e gerência deverão ter ligação com seus funcionários diretos e suas operações, para assim, diminuirmos os riscos e erros nos seus respectivos setores.

2.2.2.2 Construir e desenvolver equipes de alto desempenho

A construção e desenvolvimento de uma equipe de alto padrão e desempenho fará toda a diferença, a construção se iniciará a partir da maneira correta de liderar e seus modos de aperfeiçoar as competências e talentos de cada um.

A equipe deverá ser alinhada e mobilizada pelos coordenadores e gerentes de cada área, que garantirão resultados mais consistentes para a empresa, além de aumentar a satisfação, aprendizado e desenvolvimento contínuo.

Todos os gestores deverão sempre estar focados na direção apontada pela estratégia, transformando-a em tarefa para toda a sua equipe.

Toda a equipe de gestores terá a noção mais precisa do impacto de suas responsabilidades e deu trabalho em destaque estão:

• Equilíbrio entre resultados humanos e operacionais;

• Alinhamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com