TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional (Logística) Anhanguera

Ensaios: Desafio Profissional (Logística) Anhanguera. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  3.186 Palavras (13 Páginas)  •  3.104 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

O cenário mundial globalizado, marcado pela competição acirrada entre empresas, cria um ambiente de negócios onde as mudanças são rápidas e constantes. E atualmente o ramo lojista no Brasil é uma das atividades que mais crescem, lucram e empregam e neste ambiente, os hipermercados buscam no gerenciamento uma forma estratégica de oferecer produtos e serviços no tempo certo, na quantidade e com qualidade e custo adequado.

A “Condução eficaz do gerenciamento pode fornecer importante fonte de vantagem competitiva – em outras palavras, uma posição de duradora superioridade em relação ao concorrente”. Para poder atingir os objetivos, foi realizada uma entrevista com os funcionários e confirmou-se que o grau de instrução está dentro dos moldes para o setor na qual a empresa está inserida.

E a principal meta é investir na capacitação desses funcionários para atingir o nível de excelência e um feedback mais que positivo.

Como bons empreendedores, é preciso pensar nas vantagens competitivas que ela trará ter recursos e qualidade para alcançar um desempenho superior aos dos concorrentes, oferecendo algo a mais, como um atendimento personalizado, produtos de qualidade e estar sempre inovando, para isso é necessário que toda a equipe esteja atenta às mudanças, pois só assim será possível transformar as oportunidades em negócio, onde o empreendedor tem que estar totalmente comprometido com a empresa; pois vem dele: as metas, planejamentos e mudanças e visão futura da organização.

1. CAPACITAÇÃO DE PESSOAL

No Mundo atual tem-se exigido novas respostas das organizações (como a flexibilidade, inovação e agilidade) que podem ser obtidas através da valorização do capital humano e do patrimônio de conhecimento que ele representa. Sendo assim as pessoas passaram a ser consideradas parceiras no trabalho, nos quais a empresa deve investir para conseguir melhor resultado empresarial numa estratégia baseada no comprometimento.

Segundo CHIAVENATO (2008), as pessoas quando se tornam parceiros da organização, são capazes de conduzir as organizações com excelência, dedicação, responsabilidade e comprometimento.

E com a transformação gerada pela globalização na economia, observa-se a necessidade das empresas capacitarem seus funcionários, buscando melhor qualidade aos seus consumidores.

De Acordo com Pequeno (2011), desenvolver pessoas não é apenas desenvolver novas Habilidades e sim o desenvolvimento da capacidade e da vontade de se adaptar. Em razão disto, as organizações que ativamente procuram o desenvolvimento de seu pessoal sobrevivem e prosperam. As que não o fazem, normalmente são as primeiras a se darem mal.

A área de Desenvolvimento que se aproxima mais da educação é “o preparo da pessoa para a vida e pela vida” (Chiavenato, 2002).

Segundo Pontes (2000) o desenvolvimento do colaborador este atrelado à disposição deste para se qualificar e as oportunidades oferecidas pela organização.

O futuro é muito promissor para aquelas que se reciclam, pois a velocidade das informações nos dias atuais exige profissionais ágeis atentos às mudanças. (SEBRAE)

“O mais valioso ativo de uma empresa é construída pelas pessoas que nela trabalham, são elas que responderão pela imagem que a empresa passará ao mercado”.

2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A estrutura da empresa tem características funcionais, tendo por base a similaridade de tarefas, habilidades, recursos e conhecimentos necessários para o desempenho de cada função:

Presidência

Diretorias: Financeira (1), compras (1), Operações (1),

Gerências (8), Mercearia e secos e molhados (1), Hortifrutícola (1), Padaria (2), Linha branca a Marrom (1), Segurança (1), Armarinho e Têxtil (1), Açougue e Peixaria (1).

Total de colaboradores: 176 => Financeira (5), Compras (6) e Operações (165) Operações: Mercearia (15), Hortifrutícola (15), Padaria (20), Linha B/M (30), Secos e Molhados (20), Armarinho (5), Têxtil (5), Açougue (20) e Peixaria (15), Segurança (20).

A empresa precisa estar preparada para inovações e buscar sempre informações. Se relacionar bem com os empregados, clientes, fornecedores, procurar compreender as tendências de mercado como situações econômicas, política e sociais.

Figura 1 – Gráfico Estrutural Organizacional - Operacional

3. DIAGRAMA ORGANIZACIONAL

Figura 2 – Diagrama Organizacional

4. DIAGNOSTICO DA EMPRESA

Com o resultado da consultoria no Hoterdan Hipermercados, pudemos identificar os problemas gerados na parte de custos da empresa e percebemos que precisamos urgentemente de um gerente capacitado para criar soluções integradas, práticas e geradoras de valor, especialmente no que envolve o remanejamento de funcionários, cujos objetivos são proporcionar uma visão geral sobre as soluções que deverão ser aplicadas na elaboração do planejamento estratégico organizacional.

Contratamos um Diretor Administrativo onde será desenvolvido um Projeto de capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais (nível operacional, médio e estratégico).

Diante da situação identificada foi constatada a necessidade de instituir também um Setor de Gestão Financeira para melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido proveniente das atividades operacionais.

Uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa, registros adequados permitem analises e colaboram com o planejamento para aperfeiçoar resultados. Um Gestor em Recursos Humanos, visando remanejamento de funções e assim analisar os perfis dos funcionários, para identificar possíveis líderes internos e erros administrativos.

A empresa visionária promove cursos para capacitação de seus Diretores e Gerentes a fim de conseguir a excelência na administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com