TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional - Educação E Diversidade

Exames: Desafio Profissional - Educação E Diversidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  2.154 Palavras (9 Páginas)  •  4.226 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Anhanguera – Uniderp

Polo – Centro de Educação à Distância (CEAD) - Curso: Geografia – Licenciatura - Disciplinas norteadoras: Educação e Diversidade - e Estrutura e Organização da Educação Brasileira.

Desafio profissional

Profª. Ausdy Castro Santos e Maria Clotilde Bastos.

Introdução

A palavra educação significa exteriorizar as potencialidades que em nós existem. Podemos dizer então que educar engloba os processos de ensinar e aprender.

Enquanto processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade.

Diversidade e pesquisa, processo de construção social dos sujeitos e a compreensão da multiculturalidade na escola, tem por objetivo discutir as diferentes linguagens que marcam a formação do homem e do cidadão, considerando as manifestações culturais que repercutem na educação e as diferentes produções culturais existentes no espaço social, bem como uma forma especial do homem se apropriar da cultura, ao mesmo tempo em que a produz e a modifica.

Dessa forma, torna-se importante ao passo que vai capacitar profissionais, que repensem o processo de formação humana e educacional, no intuito de compreender a importância da trilogia cultura – educação - diversidade cultural, para a construção de um ensino inserido na realidade local, com perspectiva de valorização do sujeito no resgate da ética e da cidadania social.

Reconhecer que a sociedade brasileira é multicultural significa compreender a diversidade étnica e cultural dos diferentes grupos sociais que a compõem. Entretanto, significa também constatar as desigualdades no acesso a bens econômicos e culturais por parte dos diferentes grupos, em que determinantes de classe social, raça, gênero e diversidade cultural atuam de forma marcante.

Nesse sentido então, pode-se compreender o multiculturalismo como o conjunto de muitas culturas em um determinado país ou localidade, sem que uma delas prenomine sobre as outras.

Educação e Diversidade – Estrutura e Organização da Educação Brasileira.

Vivemos em um momento em que cada ser humano faz parte de diferentes grupos sociais.

Quando nascemos, nossos familiares nos instruem a como fazer parte de tal modo de vida. Crescemos dentro destes costumes que nos foi indicado, e isso se torna, talvez diferente do modo de vida de um familiar próximo do vizinho, do colega de trabalho.

Nosso país é composto por vários e diferentes grupos sociais, pessoas que agem e pensam conforme suas convicções, regras, costumes, religiões, e não deixando de lembrar dos imigrantes que vem de outros países em busca de melhora de vida, trabalho, e chegando aqui nos colocam em contato com diferenciados grupos deles próprios. O Brasil possui várias regiões caracterizadas com seus próprios costumes e sua própria cultura, e muitas vezes marcada pelo preconceito e descriminação.

O desafio e papel da escola é reconhecer que cada um tem uma riqueza cultural de costumes e modos diferenciados de vida, e cabe a ela fazer com que os demais possam aprender com igualdade, respeitando e aceitando com tolerância o espaço de cada um. E assim realizar atividades em que todos mostrassem um pouco do que sabem e estão acostumados a fazer, pois fazem parte da sua história e de seu dia-a-dia, assim tornaria mais fácil e mais agradável o convívio dos alunos e professores, todos aceitariam suas diferenças e talvez conseguiríamos acabar com a descriminação e preconceito em bem deles mesmos.

Documento: Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a chamada LDB, em sua alteração elevou a questão da “diversidade étnico-racial” à situação de um princípio do ensino.

Deve ser cumprida em todos os níveis destinados a formação de profissionais, quer sejam do ensino ou da estrutura da Educação.

Para os professores e educadores, já existia o ensino da cultura dos africanos e afro-brasileiros, agora, como princípio da Lei, todos os níveis de ensino devem inserir a diversidade étnico-racial, sem margens a novas interpretações.

Valorizar e proteger a cultura afro-brasileira como princípio geral do ensino revela a importância dada ao multiculturalismo que envolve não somente a cultura afro-brasileira, mas toda a diversidade existente.

Todas as pessoas, crianças, adolescentes ou adultos, deve se beneficiar de uma formação concebida para responder às suas necessidades educativas fundamentais.

Assim o professor deve trabalhar com a diversidade buscando atender a todas as crianças, desenvolvendo atividades que suprem a necessidades educativas dos alunos.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) A ideia desenvolvida no documento de que o reconhecimento da diversidade brasileira é um passo fundamental para o fortalecimento da democracia vai ao encontro, da doutrina do multiculturalismo.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem uma concepção que busca explicitar a diversidade étnica e cultural que compõe a sociedade brasileira, compreender suas relações, marcadas por desigualdade socioeconômicas e apontar transformações necessárias, oferecendo elementos para a compreensão de que valorizar as diferenças étnicas e culturais não significa aderir aos valores do outro, mas, respeitá-los como expressão da diversidade, respeito que é, em si, devido a todo ser humano, por sua dignidade intrínseca, sem qualquer discriminação.

O texto dos PCN sobre a pluralidade cultural representa um avanço considerável rumo ao tratamento eficaz da questão. Retoma a ideia de que uma das grandes questões de nossa época diz respeito ao reconhecimento da diversidade das culturas existentes como o caminho necessário para a superação das tensões e conflitos, ancorados na percepção das diferenças étnicas, raciais, de gênero, nacionais, etc., rumo à construção e consolidação de uma sociedade democrática.

Nessa perspectiva, o processo educacional, enquanto formação humana - que inclui mecanismos de socialização, como a educação escolar -, tem sido considerado como um campo estratégico no qual tais propostas devem ou deveriam ser estimuladas e desenvolvidas.

Dessa forma o professor pode trabalhar com as crianças com estratégias que levam as crianças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com