TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DESAFIO PROFISSIONAL EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Por:   •  24/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.703 Palavras (7 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO DE PARATI

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

DESAFIO PROFISSIONAL

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

 MULTICULTURALISMO

ANDERSON BARBOSA LEMOS RA: 2800646289

ARLAN HENRIQUE TOLEDO MUNIZ RA: 2867929525

DANIEL RIBEIRO DE CASTRO RA: 2800831381

LUIS FELIPE SOARES MARQUES FERREIRA RA: 2803771199

OTÁVIO BARBOSA RA: 2800747577

YAGO LOPES NUNES RA: 2800831209

Tutora eletrônica: LARISSA COSTA CORREIA

Tutor presencial: VINIVIUS MAGALHÃES DE JESUS SILVA

Parati, 17 de Abril de 2015.


SUMÁRIO

Introdução                                                                                          3

Desenvolvimento                                                                                .4

Recomendações Finais                                                                         .9

Referências                                                                                         10


INTRODUÇÃO

Esse desafio consiste em fazer uma análise às legislações que abordam a diversidade cultural e o multiculturalismo e apresentá-las em forma de desafio, mostrando como ambas são inseridas nas escolas por meio de projetos pedagógicos curriculares.

   O Multiculturalismo é várias culturas diferentes, que se interagem, que se acomodam numa única sociedade, sem preconceito ou discriminação, pois somos cidadãos carregados de tradições, crenças, costumes, culturas e por isso temos que nos voltar à interculturalidade reconhecendo que, existem várias culturas na sociedade e que cada uma tem sua identidade cultural, devendo então reconhecer e valorizar a cultura do outro e a nossa e estabelecer um contato entre ambos.

   Será tratado também a escola Vila Verde-Eco Escola e Centro de Estudos, mostrando como ela aborda os temas relacionados à diversidade e o multiculturalismo por meio de projetos pedagógicos inseridos no currículo escolar; e a inserção da família e comunidade por meio de um evento cultural onde são demonstrados os projetos e individuais e coletivos dos alunos.

   Enfim, o objetivo principal é promover o multiculturalismo aberto e interativo, onde todas as culturas têm voz e espaço no meio social, relacionando identidade e diferença, reconhecendo o outro e a nossa cultura e mostrar que tudo isso vai além de leis estabelecidas, mas sim, que está incluída nos mais diversos âmbitos escolares.


DESENVOLVIMENTO

Vive-se atualmente o contexto do mundo globalizado, a era da informação. Dentro desta realidade tem-se que o mundo é multicultural. O que, afinal, vem a ser multiculturalismo?

O multiculturalismo é o reconhecimento das diferenças, da individualidade de cada um. Daí então surge a confusão: se o discurso é pela igualdade de direitos, falar em diferenças parece uma contradição. Mas não é bem assim. A igualdade de que se fala é igualdade perante a lei, é igualdade relativa aos direitos e deveres. As diferenças às quais o multiculturalismo se refere são diferenças de valores, de costumes etc, posto que se trata de indivíduos de raças diferentes entre si.

Documento:

Principais aspectos abordados nos documentos

relacionados ao respeito às diversidades e ao

multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases

da Educação Nacional

(LDBEN 9.394/96)

“O ensino deve ser ministrado nos seguintes princípios: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte o saber; pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e consideração com a diversidade étnico -racial.”

Parâmetros Curriculares

Nacionais (PCN)

Os Parâmetros Curriculares Nacionais servem para direcionar a escola para que ela prepare um currículo escolar em que, os alunos sejam capazes de estabelecer capacidades relativas aos aspectos cognitivos, afetivo, físico, ético, estético, de atuação e inserção social, que devem ser adquirido ao termino da escolaridade obrigatória, para que os alunos possam também compreender a cidadania como participação social no exercício dos direitos e deveres políticos, civis e sociais repudiando as injustiças. Conhecendo as características do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais, e valorizando a pluralidade sociocultural brasileira e de outros países, sem discriminação e nem preconceito.

Diretrizes Curriculares

Nacionais para a Educação

das Relações Étnico-

Raciais e para o Ensino de

História e Cultura Afro-

Brasileira e Africana

Essas diretrizes trata de uma política curricular, fundada em dimensões históricas, sociais, antropológicas oriundas da realidade brasileira, e busca combater o racismo e as discriminações que atingem particularmente os negros. Nesta perspectiva, propõe à divulgação e produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial - descendentes de africanos, povos indígenas, descendente de europeus, de asiáticos – para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos, igualmente, tenham seus direitos garantidos e sua identidade valorizada.
Essas diretrizes também torna obrigatória a inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica. Com esta medida, reconhece-se que, além de garantir vagas para negros nos bancos escolares, é preciso valorizar devidamente a história e cultura de seu povo, buscando reparar danos, que se repetem há séculos, à sua identidade e a seus direitos. A relevância do estudo de temas decorrentes da história e cultura afro-brasileira e africana não se restringe à população negra, ao contrário, dizem respeito a todos os brasileiros, uma vez que devem se educar enquanto cidadãos atuantes no seio de uma sociedade multicultural e pluriétnica, capazes de construir uma nação democrática. 

Referencial Curricular

Nacional para Educação

Infantil, Volume 1.

O objetivo do Referencial Curricular Nacional é apontar metas de qualidade que contribuam para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades e sejam capazes de crescerem como cidadãos cujos direitos à infância são reconhecidos.

Visa também, contribuir para que possa se realizar nas instituições, o objetivo socializador dessa etapa educacional, em ambientes que propiciem o acesso e a ampliação, pelas crianças, dos conhecimentos da realidade social e cultural.
O Referencial Curricular Nacional  foi concebido de maneira a servir como um guia de reflexão de caráter educacional sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os profissionais que atuam diretamente com crianças de zero a seis anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira, para que as crianças nessa fase da vida se sinta confortável e em um ambiente seguro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (177.4 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com